Crea-SP e SIURB discutem planejamento urbano
29 de novembro de 2023, às 11h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na última segunda-feira (27/11), aconteceu, na Sede Angélica do Crea-SP, o 1º Workshop Planejamento, controle e processos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). O evento, que contou com apoio do Conselho, teve como tema a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a transformação positiva do ambiente urbano, apresentando o papel da pasta e da área tecnológica na construção de cidades mais eficientes, inclusivas e sustentáveis. A abrangência do assunto envolveu ainda autoridades e representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV), da Secretaria de Obras (SPObras), da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entre outras instituições.
Ao todo foram quatro painéis e cada entidade compartilhou propostas a serem desenvolvidas com a SIURB, a exemplo de projetos de construção civil. “O objetivo do Conselho é ser uma autarquia aberta às discussões sobre temas fundamentais para a Engenharia. Nos aproximarmos de órgãos como a Secretaria, nos ajuda a entender as maneiras que podemos contribuir para um trabalho mais eficiente na cidade de São Paulo naquilo que envolve a área tecnológica”, enfatizou o conselheiro do Crea-SP, Eng. Joni Matos Incheglu.
O secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Eng. Marcos Monteiro, reforçou a importância de projetos preventivos, ao invés de corretivos. “Quanto mais rápido intervirmos, teremos obras mais curtas, de menor custo e com mais segurança para a população, por isso é fundamental que continuemos agindo de maneira rotineira para termos cada vez menos a necessidade de correção”, explicou.
Um dos projetos apresentados foi o Plano Diretor de Drenagem (PDD), pela SPObras em parceria com a FDTE, sinalizando as principais obras de drenagem do município e ações que podem ser exercidas pelo poder público a respeito da situação atual das bacias hidrográficas paulistas. Outro destaque foi o estudo da FGV sobre a redução de duração e extensão de alagamentos e congestionamentos após obras de drenagem realizadas pela SIURB, e outros trabalhos em desenvolvimento no comando da parceria entre as duas instituições. Também foi abordado o Programa de Manutenção de Obras de Artes Especiais (OAE), composto por pontes, viadutos, túneis e passarelas, apresentado pela SPObras, e estratégias de transformação digital no meio da construção civil pelo SENAI.
“Os painéis de hoje evidenciaram a relevância de um bom planejamento, integração entre as áreas e a necessidade de uma tecnologia avançada para colocar em prática todos os projetos do presente e futuro desenvolvidos pela SIURB, e nada melhor do que apresentar este trabalho na casa da Engenharia, Agronomia e Geociências, que é o Crea-SP”, finalizou a secretária adjunta de Infraestrutura e Obras, Eng. Adriana Boggio.
O material completo exposto durante o workshop está disponível aqui.
Produzido pela CDI Comunicação