Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-instituto-multiplicidades-firmam-parceria/>.
Acesso em 01/10/2025 às 17h04.

Crea-SP e Instituto MultipliCidades firmam parceria

Termo de cooperação foi formalizado em reunião do CDER-SP

26 de setembro de 2025, às 12h40 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Na última quarta-feira (24/09) ocorreu mais um encontro dos Colégios de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) e de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP), no auditório da Sede Angélica. No CDER-SP, o principal assunto do dia foi a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Crea-SP e o Instituto MultipliCidades – instituição científica sem fins lucrativos, que atua nacional e internacionalmente, com foco no avanço da promoção e inovação da economia digital e criativa – para impulsionar o desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e empreendedor do futuro dos municípios a partir das interfaces das duas instituições.  

Na ocasião, as entidades foram representadas por suas autoridades máximas: a engenheira Lígia Mackey, presidente do Conselho, e Cristiane Santos Pereira, diretora-executiva do Instituto, com o testemunho de Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos, fundação pública composta pela tríplice hélice (universidade, indústria e governo). O acordo visa prospectar e executar projetos; implantar uma incubadora de ideias, iniciativas e negócios, bem como captar recursos para a promoção de projetos destinados à inovação e à tecnologia.  

“No Instituto, atuamos, principalmente, no desenvolvimento de cidades inteligentes. Inclusive temos um contrato com o Parque Tecnológico de Santos, com várias áreas em que podemos contribuir com a inclusão de jovens em Engenharia. Temos alguns desafios que precisam da inteligência dos engenheiros. O Parque Tecnológico, por exemplo, está situado em uma área tombada e precisamos pensar juntos como revitalizar este ambiente para o desenvolvimento de uma cidade mais humana, resiliente e inteligente”, afirmou Cristiane, que também disse estar honrada por estar em uma casa de engenheiros presidida por uma mulher.  

A pauta do CDER-SP contou com a participação (por meio de videoconferência) do presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, que destacou a importância das parcerias das entidades junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua. “Os recursos precisam sair do nosso Sistema e chegar aos profissionais. E as entidades de classe têm a missão de garantir este fluxo e as boas práticas”, comentou Marchese.  

Os discursos dos demais participantes da mesa trouxeram a preocupação do setor na formação de novos engenheiros no Brasil. Um exemplo foi o do coordenador do CDER-SP, Eng. Luiz Augusto Moretti, que sinalizou um possível “apagão” na Engenharia, destacando a forte atuação do Confea em estudar este tema. “Não adianta formarmos quantidade de engenheiros, se não tivermos qualidade nos profissionais para que possam resolver os problemas do nosso país”, pontuou.  

Coordenador adjunto do CDER-SP, o Eng. Luiz Gustavo Martinelli Delgado falou sobre educação básica, a partir do ensino da matemática, completando o chamamento dos presentes sobre a formação de profissionais. A Mútua foi representada pelo engenheiro Ronaldo Santos. Na composição da mesa ainda estava o diretor de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Fernando Pedro Rosa, o qual afirmou que “este colégio se consolida, cada vez mais, com o foco na atuação prática dos profissionais e com o propósito de, juntos, acharmos soluções e resolvermos problemas”. 

O encontro ainda compartilhou alguns cases de entidades de classe, como um momento de debate Pré-COP30 na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP) e a exposição das principais entregas e agenda da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), além de outras iniciativas do próprio Conselho, como o programa Carbono Neutro do Crea-SP, que teve recente plantio de mudas em Piracicaba; lançamento do Fala Br, plataforma do governo federal, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que integra serviços de Ouvidoria e Acesso à Informação; atualizações do Crea-SP Capacita (Plano Diretor) e CreaLab, que anunciou novos espaços no Porto de Santos, Centro Universitário UNIFAAT (Atibaia) e UFScar (Universidade Federal de São Carlos), com lançamentos previstos ainda para 2025.  

A reunião teve ainda uma palestra ministrada pelo médico e doutor Fernando Augusto Alves da Costa, do Instituto Lado a Lado pela Vida, sobre o combate às doenças cardiovasculares.  

A finalização do CDER-SP contou com a explanação da Comgás, que trouxe o “Siga Comgás”, um documento de instalações prediais, bem como os riscos existentes inerentes ao gás durante a construção. A disponibilidade da Trilha Comgás, no Crea-SP Capacita, também foi lembrada.  

Já em discussão no Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo foi levantada novamente a pauta da formação profissional, sob a liderança do coordenador do CIES-SP, Eng. Roberto Racanicchi  e do coordenador adjunto, Eng. Paulo Cesar Segantine. 

“Esta integração de CDER-SP e CIES-SP deve ser mantida. Aqui, já foi citada a pesquisa do Confea sobre a remuneração da Engenharia. Sabemos que precisamos avançar nesses debates e colaborar para despertar, desde o ensino básico, o interesse pelas nossas profissões. Cabe a nós, com iniciativas como o Estágio Visita, mostrarmos o caminho junto às escolas para resgatar esse sentimento”, ressaltou a presidente Lígia. 

Os trabalhos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul (USCS), da Universidade Santa Cecília (Santos) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) foram abordados como cases na pauta do dia, que ainda contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial da especialista Mylena Marquezini e a apresentação dos resultados da Força-Tarefa Nacional junto aos condomínios de Campinas feita pelo Eng. Kleber Brunheira, gerente de Fiscalização da autarquia 

 

Produzido pela CDI Comunicação