Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-amplia-registro-de-empresas-em-174/>.
Acesso em 02/09/2025 às 22h27.

Crea-SP amplia registro de empresas em 174%

Implementado em março, serviço automatizado já gerou 10 mil novos registros este ano e fortaleceu a contratação de responsáveis técnicos

2 de setembro de 2025, às 12h28 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP segue avançando na modernização de seus serviços. Desde março, o processo de registro de empresas passou a contar com um novo sistema, mais simples e ágil, que desburocratizou o processo e trouxe resultados expressivos. Até 31 de julho, já foram contabilizados mais de 10 mil novos registros no ano e um aumento de 174% em relação ao mês de lançamento. Um número histórico para o Conselho. 

Além da inovação tecnológica, esse crescimento também reflete o impacto das ações de fiscalização promovidas pelo Crea-SP, que têm garantido que empresas que desempenham atividades relacionadas ao Conselho atuem dentro da legalidade. O novo sistema, ao tornar o processo mais prático, contribuiu diretamente para a regularização do mercado, fortalecendo e valorizando os profissionais da área tecnológica. 

Outro reflexo importante foi observado no mercado de trabalho. Com a adesão simplificada ao registro de empresas, houve um aumento significativo na contratação de responsáveis técnicos. Só em 2025, mais de 11 mil profissionais já foram cadastrados como responsáveis técnicos. “Facilitar o registro de empresas é mais uma forma de valorizar o exercício legal das profissões. Com esse tipo de serviço, posicionamos o Conselho como uma estrutura de suporte para o desenvolvimento de carreira e a geração de emprego na área tecnológica”, declara a presidente da autarquia, engenheira Lígia Mackey.  

Os resultados são comemorados também pela Superintendência de Tecnologia e Inovação, responsável pelo desenvolvimento da funcionalidade. “Em parceria com a área jurídica, promovemos a modernização dos procedimentos operacionais, aliando desburocratização e inovação tecnológica, com o compromisso de valorizar e fortalecer as Engenharias, Agronomia e Geociências. Ver os reflexos deste esforço gerando efeitos práticos, que podem ser traduzidos na regularização de mais empresas, o que, consequentemente, representa um mercado de trabalho mais justo para os profissionais, é a consolidação do nosso objetivo”, afirma o superintendente Marcelo Pessoa.  

O procedimento reduziu as etapas burocráticas que as pessoas jurídicas precisavam cumprir para obter o registro no Conselho, diminuindo o prazo médio de 20 dias para a liberação no mesmo dia, desde que o pagamento seja identificado dentro do prazo. Basta que o interessado — seja o responsável técnico, sócio ou procurador devidamente autorizado — faça cadastro e login no CreaNet, acesse a opção Solicitações e clique em Solicitar Registro de Empresa. Em seguida, é preciso preencher o formulário, anexar a documentação necessária e enviar a solicitação. Por fim, o registro é concedido após a confirmação do pagamento da taxa de emissão, que é gerada e enviada imediatamente ao requerente.  

Vale lembrar que, embora automática, a solicitação de registro pode ser submetida a análise detalhada. Caso sejam identificadas pendências, a equipe do Conselho entra em contato para indicar as regularizações necessárias 

O próximo passo será a ampliação da automação para o registro de pessoas físicas. Acompanhe os canais oficiais do Crea-SP para mais informações sobre essa novidade. 

 

Produzido pela CDI Comunicação