Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-day-pelo-estado/>.
Acesso em 24/07/2025 às 22h16.

Crea Day pelo Estado

Edição descentralizada levou imersão e visita técnica a estudantes de Adamantina

29 de maio de 2025, às 12h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Pela primeira vez no interior do Estado, o Crea Day chegou ao município de Adamantina. Voltado a estudantes dos cursos de Engenharia e Agronomia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o evento promoveu, na última segunda-feira (26/05), um dia inteiro de atividades em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (AEAANAP).

Os participantes foram recebidos na AEAANAP e acompanharam uma apresentação institucional, com o objetivo de conhecer o funcionamento, as responsabilidades e os serviços oferecidos pelo Conselho. A imersão proporcionou um espaço de diálogo sobre a atuação profissional e a regulamentação do exercício das profissões da área tecnológica.

Para o presidente da AEAANAP, Eng. Agr. André Luiz Borrasca, foi uma experiência muito válida, principalmente pela visibilidade obtida pelo Conselho perante os alunos. “Vale ressaltar toda a experiência da equipe do Crea-SP, aliada ao trabalho dos nossos fiscais, dos gestores locais, dos funcionários da associação e do professor Osmar. A mídia local esteve presente divulgando e, após o evento, também tivemos um feedback muito positivo”, diz o engenheiro agrônomo.

Depois das apresentações e debates, vieram as visitas técnicas. “Os alunos do curso de Engenharia Civil foram acompanhar uma obra na cidade, enquanto os de Agronomia seguiram para uma fazenda do Grupo Branco Peres”, explica Borrasca.

Na Fazenda Santa Eliza, os alunos puderam vivenciar os conteúdos abordados em sala de aula, incluindo temas como manejo sustentável e inovação no campo. A ação teve como foco reforçar a importância da presença de responsáveis técnicos registrados e habilitados em todas as etapas do processo produtivo no meio rural.

“Muitas vezes, ao concluir a graduação, os universitários ainda não compreendem plenamente o que é e a função da autarquia. Iniciativas como essa, além de esclarecerem a relevância do profissional na sociedade, aproximam os estudantes das atividades do Conselho”, destacou o Eng. Edson Pirani, gerente regional do Crea-SP.

Para a estudante de Agronomia, Carol Silva, o evento foi transformador. “Na visita, pude ver a aplicação real de diferentes áreas da Engenharia atuando em um mesmo ambiente. Aprendi também qual é o papel do Conselho do qual faremos parte no futuro”, confirmou. “Nunca estive em uma plantação tão grande, foi uma experiência muito enriquecedora. É uma oportunidade única que espero que outros estudantes também possam ter”, complementou a também estudante de Agronomia, Lívia Santos.

“Entender que atividades como essa permitem que jovens profissionais participem de discussões, opinem e, principalmente, entendam a fundo como funciona o Sistema Confea/Crea e Mútua, nos trazendo frutos no presente e no futuro”, atestou o conselheiro federal por São Paulo, Eng. Daniel Robles, que na ocasião representou a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey.

“Ficamos bastante satisfeitos com a experiência, foi uma parceria muito rica para nossos estudantes, um complemento para tudo o que ensinamos nos cursos da FAI”, declarou o coordenador do curso de Agronomia, Eng. Agr. José Carlos Cavichioli. “Com o passar do tempo, observamos cada vez mais essa aproximação entre o Sistema com as instituições de ensino superior”, concluiu o coordenador do curso de Engenharia Civil, Eng. Osmar Pereira Junior.

 

Produzido pela CDI Comunicação