Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/concluido-mais-um-estagio-visita/>.
Acesso em 01/07/2025 às 02h56.

Concluído mais um Estágio Visita

Sessão plenária também é palco do lançamento da 13ª edição da Revista Crea São Paulo

20 de setembro de 2024, às 13h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Após quatro dias de imersão no Conselho, os 90 participantes da 8ª edição do estágio visita, e 4ª do ano, puderam acompanhar a Sessão Plenária nº 2.114, nesta quinta-feira (19/09), na Sede Angélica do Crea-SP. Os conselheiros da autarquia prosseguiram com os itens da pauta que começaram a ser discutidos em agosto, enquanto os estudantes viram na prática como é realizada a tramitação de processos e produção de relatórios, assim como eles haviam simulado no dia anterior com os coordenadores e membros das Câmaras Especializadas. 

“Tive a oportunidade de estar com os estudantes e recém-formados durante a simulação da plenária, e nesta quinta-feira, eles puderam observar o que treinaram, como são feitas as votações, e a importância de um consenso dentro do Sistema”, declarou o conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Valdemir dos Reis. 

Representando os colegas, a estudante de engenharia mecânica na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Fabiane Jesus, compôs a mesa durante a sessão ao lado da presidência e diretoria, e compartilhou sua experiência ao participar da iniciativa. “Conheci o Crea-SP em um estande durante uma feira tecnológica, onde me apresentaram o estágio visita e decidi participar. Esse foi um momento para conhecermos o Conselho a fundo e as especificidades de cada profissão da área tecnológica. Agora temos muito mais ciência do que acontece dentro da autarquia, e curiosidade para aprender mais sobre nossa atuação no mercado de trabalho”, comentou. Fabiane ainda destacou a importância do programa para a formação dos participantes e a possibilidade de conhecer colegas de diferentes cidades e universidades. 

A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, complementou explicando o objetivo da autarquia com o estágio visita. “É fundamental que os jovens conheçam o Conselho, suas funções e a importância para a valorização profissional, por isso parabenizo a todos pela proatividade e interesse de participar, os conselheiros e entidades envolvidas que permitem esse projeto acontecer”, afirmou. 

Ao fim da sessão plenária, os participantes puderam relatar toda a experiência vivida durante os quatro dias do programa ‘Por dentro do Crea-SP’. “Foi a primeira vez que tive contato com o Conselho e foi extraordinário. Aprendi a realizar as declarações formais, preencher as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), e ver de perto como as engenharias podem trabalhar em conjunto”, disse Fernando Figueiredo, recém-formado em engenharia de computação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). 

Lançamento de uma nova edição da revista 

Além dos momentos emocionantes do encerramento do estágio visita, a plenária também foi marcada pelo lançamento da 13ª edição da Revista Crea São Paulo. A publicação deste trimestre destaca o potencial da produção energética do país a partir de fontes renováveis, a mobilização da área tecnológica em eventos climáticos extremos, o monitoramento para a prevenção de queimadas, entre outros temas. Confira a edição completa aqui. 

 

 Produzido pela CDI Comunicação