Competição náutica reuniu estudantes de Engenharia da Unilins
6 de novembro de 2025, às 16h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na última quinta-feira, 30 de outubro, o Centro Universitário de Lins (Unilins), na Grande São Paulo, realizou sua tradicional Competição de Barcos, reunindo 112 estudantes, divididos em 16 equipes, dos cursos de Engenharia e Arquitetura. Na competição, que reuniu projeto prático e celebração acadêmica, foram avaliados com pontos o tempo de percurso, o design dos barcos e a entrega do projeto. A primeira colocação consagrou o bicampeonato da equipe Azimute 3.0, formada por estudantes do quarto ano de Engenharia Civil.
A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-SP, conselheira pela Unilins e coordenadora do curso de Engenharia Civil da instituição, organizadora da competição pelo terceiro ano, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Simone Cristina Caldato da Silva, explicou que o processo de seleção dos times começou há dois meses e falou dos avanços desta edição. “Aprimoramos os critérios da comissão avaliadora e este ano tivemos um engenheiro do Crea na bancada para avaliar os barcos. O resultado foi excelente, e apenas um time não concluiu o percurso”, explica. Ela enfatizou ainda o maior engajamento do meio acadêmico e da comunidade local com o evento, pelo aumento de público.

O engenheiro André Luiz Abbiati, gerente regional do Crea-SP, e o Eng. Régis Eugênio dos Santos, chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Marília, também estiveram presentes no evento, reforçando o apoio institucional à formação prática dos futuros profissionais da Engenharia.
Abbiati, que também compareceu ao evento em 2024, resumiu: “todos estão de parabéns. Parece simples montar o barco, mas exige bastante planejamento, trabalho em equipe e conhecimento técnico. Alguns priorizam a velocidade, outros a estabilidade”.
Por sua vez, Santos celebrou e completou: “A Unilins é uma grande parceira do Crea-SP, e sempre estamos prestigiando as iniciativas. É a minha primeira competição dos barcos aqui, porém gostei bastante e vi que as equipes se empenharam muito”.