Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/colegio-de-inspetores-e-12o-cep-unem-agendas-em-evento-conjunto/>.
Acesso em 04/08/2025 às 17h13.

Colégio de Inspetores e 12º CEP unem agendas em evento conjunto

Crea-SP realiza os eventos nos dias 08 e 09 de agosto, em São Paulo

31 de julho de 2025, às 9h49 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nos dias 08 e 09 de agosto, o Crea-SP realiza, no Mercado Livre Arena Pacaembu, o Colégio de Inspetores 2025 e o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), dois encontros voltados ao fortalecimento e à valorização da área tecnológica. Com a presença de lideranças regionais e profissionais de diversas modalidades, a programação contempla debates e painéis voltados à construção de cidades mais resilientes e sustentáveis, além da oferta de conteúdos sobre políticas públicas e o papel estratégico dessas profissões como agentes de transformação. O tema central desta edição é “Políticas Públicas e Estratégias para o Futuro das Cidades”.

Organizado anualmente, o Colégio de Inspetores abre as atividades na sexta-feira (08/08), com a expectativa de reunir cerca de dois mil profissionais. “A presença de todos os profissionais, inspetores e delegados é fundamental para mantermos uma atuação alinhada às demandas das cidades. Temos investido em tecnologia, capacitação e estrutura, mas o grande diferencial da nossa instituição está nas pessoas que compõem a nossa rede em todo o Estado”, destaca a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey.

Já no sábado (09/08) ocorre o 12º CEP, com condução da Comissão Organizadora Regional (COR). A cada três anos, o Congresso integra o processo nacional promovido pelo Confea, que unifica o diálogo entre os 27 Conselhos Regionais que compõem o Sistema. As ações do dia começam com a apresentação das propostas desenvolvidas ao longo das etapas regionais realizadas desde abril, nos municípios de São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, Barretos e Botucatu.

Os 44 delegados eleitos nas rodadas anteriores passam por uma nova votação para definir quais deles devem representar São Paulo no Congresso Nacional de Profissionais (CNP). A esses profissionais cabe a responsabilidade de apresentar as contribuições paulistas, discutidas nos cinco eixos temáticos (acessibilidade e mobilidade urbana, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável energético para municípios) e consolidar o conjunto final de proposições.

Na sequência, as atividades do CEP se integram à agenda do Colégio de Inspetores, promovendo uma programação conectada que amplia os espaços de debate técnico e troca de experiências. Estão previstos um painel especial e quatro palcos simultâneos com temas voltados à inovação, sustentabilidade, educação, mobilidade, segurança hídrica e soluções tecnológicas.

Entre os destaques, haverá uma palestra magna sobre os planos de drenagem de Lisboa e do Rio Grande do Sul. Além disso, para tratar sobre a questão da água e o combate à poluição, a Eng. Monica Porto, docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com vasta experiência na gestão de recursos hídricos, estará presente. Soma-se ao painel, a geógrafa Gabriela Otero, gerente do Programa Blue Keepers, que integra a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil.

“Essa é uma oportunidade importante de construirmos, de maneira coletiva, caminhos para que a área tecnológica esteja cada vez mais presente nas decisões que impactam diretamente a sociedade. A escuta ativa e o protagonismo dos profissionais são os pilares desse processo democrático”, conclui o coordenador da COR, Eng. Alexander Ramos.

As apresentações ocorrem no formato de palestras silenciosas, com o público utilizando fones de ouvido para acompanhar os conteúdos de forma imersiva. A programação completa será disponibilizada em breve.

Produzido pela CDI Comunicação