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Acesso em 24/07/2025 às 22h08.

CIES-SP discute Educação a Distância

Portaria do MEC ganhou a pauta em reunião do colegiado

22 de maio de 2025, às 16h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A reunião do Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP) deste mês de maio não poderia ser sobre um assunto diferente do que a Educação a Distância (EAD). A publicação do Decreto nº 12.456, no dia 19/05, que dispõe sobre a oferta do EAD por instituições de ensino superior na graduação, resultou na portaria nº 378 do Ministério da Educação (MEC), com novas regras para os cursos de Engenharia, movimentando a agenda do colegiado.

A graduação remota já vinha sendo debatida no CIES-SP há algum tempo, com articulação dos docentes representantes das universidades paulistas para que houvesse um critério de avaliação dos cursos e métodos aplicados. “Este Colégio pensa no ensino de todas as modalidades que fazem parte do Sistema Confea/Crea e Mútua e discute a formação superior no Brasil. São amplas discussões relacionadas às metodologias, inclusive essa que é tão recente. Daqui saem ideias e propostas que levamos adiante para órgãos superiores. Temos um papel muito importante nisso”, destacou o coordenador Eng. Roberto Racanicchi.

Conselheira federal suplente de Instituições de Ensino Superior de Agronomia por São Paulo e ex-coordenadora do CIES-SP, a Eng. Agr. Andrea Sanches relembrou o movimento capitaneado pelo Confea, em abril, via Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), para a necessidade de as faculdades de Engenharia ofertarem cursos 100% presenciais. “Foi muito rápido, porque estivemos no MEC há pouco tempo. É algo que falamos há anos [enquanto instituições de ensino] e que teve o posicionamento do Sistema para caminhar”, mencionou.

De acordo com a nova regulamentação, as graduações de Engenharia devem ter, pelo menos, 40% das atividades em formato presencial e 20% de atividades presenciais ou síncronas – mediadas por tecnologia. “Tem muito a se fazer e que precisa ser orquestrado no plenário, no CIES-SP, mas conseguimos avançar um pouco na nossa batalha como defensores da formação profissional”, completou a engenheira agrônoma.

O encontro do CIES-SP contou ainda com apresentações das equipes do Crea-SP sobre o cadastro de instituições de ensino no Sistema, facilitando o registro de profissionais depois de formados, e a importância do exercício regular das profissões, com a emissão das devidas documentações obrigatórias, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

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