Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/cies-sp-debate-inovacao-na-formacao-profissional/>.
Acesso em 23/08/2025 às 22h01.

CIES-SP debate inovação na formação profissional

Engajamento dos estudantes também esteve no centro das discussões do colegiado

22 de agosto de 2025, às 10h13 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A quarta reunião de 2025 do Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP) aconteceu no último dia 20 de agosto, reunindo representantes do Sistema Confea/Crea e docentes para debater temas ligados ao futuro dos cursos da área tecnológica. A programação contou com uma palestra que abordou a importância da gamificação na formação de novos profissionais.

Na abertura, o coordenador do CIES-SP, engenheiro Roberto Racanicchi, reforçou a relevância do colegiado na representação das instituições de ensino e na defesa da formação qualificada. “Um dos grandes desafios que enfrentamos é atrair estudantes. Como CIES-SP, temos um papel essencial nesse processo, pois é aqui que discutimos estratégias de formação, de aproximação com a sociedade e de modernização do ensino”, disse.

Vice-presidente da autarquia, a engenheira agrônoma Marilia Gregolin, também presente no encontro, ressaltou a relevância da junção de diferentes perspectivas. “Participo do CIES-SP não só como representante do Conselho, mas também como docente. Esse olhar conjunto nos ajuda a fortalecer a ponte com as instituições de ensino. É com diálogo que conseguimos pensar na valorização dos estudantes de hoje, que serão os profissionais do Sistema amanhã”, evidenciou.

Para o coordenador adjunto do CIES, Eng. Paulo Cesar Lima Segantine, o colegiado se consolida como um espaço de participação ativa em meio à educação. “Nossa representatividade é fundamental para levar adiante as demandas da academia e da sociedade”, afirmou.

Já a conselheira federal suplente de Instituições de Ensino Superior de Agronomia por São Paulo, Eng. Agr. Andrea Sanches, apresentou os informes do Confea para os professores presentes, destacando o 11º Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que reúne trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa de estudantes e profissionais de todo o país e que recebeu mais de 450 trabalhos. Todos os anos, o Contecc integra a programação oficial da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) que, neste ano, terá sua 80ª edição e  acontece de 6 a 9 de outubro, em Vitória (ES).

Na sequência, o chefe de equipe de Atendimento ao Profissional, Empresas e Instituições de Ensino do Crea-SP (EAPEIE), publicitário Leandro Cabral, apresentou atualizações sobre o CreaNet, que, em breve, deverá alcançar o objetivo de unificar as ferramentas do Crea-SP em uma só plataforma. O sistema já inclui, a partir de agora, o recurso de controle acadêmico utilizado pelas universidades, facilitando cadastros de cursos, instituições de ensino, docentes responsáveis e atualizações de dados.

O momento serviu também para o esclarecimento de dúvidas sobre os processos junto ao Crea-SP e para contribuições dos participantes, que trouxeram sugestões de melhorias para a plataforma. “Para sabermos exatamente o que precisa ser melhorado, é fundamental que estejamos próximos de quem utiliza o CreaNet. Só assim conseguimos entender de fato as necessidades e construir soluções que facilitem o trabalho das instituições e dos profissionais”, argumentou Cabral.

A palestra ‘Gamificação aplicada na Engenharia’, ministrada pela professora da Universidade Federal de São Carlos (UFsCar), Eng. Sheyla Mara Serra, tratou da aplicação da técnica na educação corporativa. A apresentação trouxe exemplos práticos de como jogos e atividades interativas podem aumentar o engajamento, melhorar o aprendizado e desenvolver habilidades essenciais, tanto técnicas quanto comportamentais.

Os participantes ainda vivenciaram uma atividade gamificada. “Precisamos preparar os novos profissionais para lidar com as adaptações da inteligência artificial e com a evolução constante do mercado. Os currículos também precisam avançar nesse sentido”, pontuou a palestrante.

“Faz parte da nossa competência aproximar desde cedo os futuros profissionais do Sistema, despertando interesse e mostrando a relevância do Conselho em sua trajetória”, concluiu o diretor de Educação do Crea-SP, Eng. Ricardo de Deus Carvalhal.

 

Produzido pela CDI Comunicação