Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/ccm-renova-composicao-para-intensificar-trabalhos/>.
Acesso em 19/10/2025 às 02h19.

CCM renova composição para intensificar trabalhos

Ações de comunicação e marketing reforçam imagem institucional do Conselho

14 de outubro de 2025, às 11h53 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Debater, definir e colocar em práticas as ações institucionais que visam à divulgação e ao fortalecimento da imagem do Conselho. Este é o papel do Comitê de Comunicação e Marketing – CCM do Crea-SP, grupo multidisciplinar que une, em um mesmo fórum, olhares diversos para a construção de uma política de comunicação mais abrangente.

Além dos especialistas em Comunicação do corpo funcional do Conselho, o Comitê reúne gestores da área de fiscalização, conselheiros, representantes de entidades de classe, componentes do Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP e das Comissões Auxiliares de Fiscalização – CAFs, e, a cada ano, busca renovar esse quadro para ampliar o diálogo e contemplar as diferentes visões e demandas de todo o Estado.

O grupo é coordenado hoje pelo engenheiro civil Rafael Luiz Salerno Pinto, ex-inspetor e atualmente conselheiro suplente do Crea-SP pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga – Searvo, entidade da qual foi presidente nos anos de 2023 e 2024.

“Um dos grandes desafios da nossa comissão é justamente colaborar para ‘furar a bolha’ e chegar aos profissionais formados, mas que não se relacionam diretamente com o Conselho. Pessoas que talvez estejam perdidas na sua colocação profissional e que podem utilizar o Crea-SP a seu favor, participando mais ativamente das associações parceiras, usando a rede CreaLab Coworking para fazer network e participando dos cursos de aprimoramento oferecidos no Crea Capacita”, reflete Salerno.

O diretor de Valorização Profissional do Conselho, engenheiro geólogo Fernando Augusto Saraiva, e o chefe de equipe da UGI Osasco, engenheiro civil Heber Pegas da Silva Junior, uniram-se recentemente ao grupo como representantes da Diretoria e da Superintendência de Fiscalização, respectivamente.

Além do coordenador e dos dois novos integrantes, formam o grupo a conselheira engenheira agrônoma Patrícia Reiners Carvalho (representante do Plenário), a engenheira civil Francine Rodrigues dos Santos Marques (representante das Comissões Auxiliares da Fiscalização – CAFs), a engenheira bioenergética Larissa Javarotti de Oliveira (representante das entidades de classe), o engenheiro civil Henrique de Sordi Bosco (representante da classe profissional) e, pela área de Comunicação do Conselho, a chefe da Equipe de Comunicação Institucional Paula Assis Barbosa, a assessora da Presidência Luana Marcela Schimidt e o jornalista Perácio de Melo.

Profissionais das agências CDI, Escala e Área, que atendem o Conselho nas áreas de comunicação corporativa, publicidade e comunicação digital, também participam das reuniões apresentando as iniciativas desenvolvidas ao longo dos meses, como as campanhas de valorização profissional, as ações de assessoria de imprensa e a atuação nas redes sociais.

Boas práticas

Os membros do CCM também compartilham experiências e iniciativas desenvolvidas em suas regiões e campos de atuação, e, muitas vezes, esses exemplos podem ser aplicados em projetos de comunicação de maior alcance.

Caso do “Guia das Engenharias”, desenvolvido pela Searvo a partir de um chamamento público do Confea para estimular as entidades de classe no desenvolvimento de projetos próprios. “O Crea-SP e o Confea são grandes parceiros das associações nesse trabalho de disseminação de conhecimento, também por meio da publicação de editais que viabilizam essas iniciativas e colaboram para tornar o nosso sistema profissional mais conhecido junto à sociedade”, ressalta Salerno.

Em formato de bolso, o guia é voltado para apresentar o sistema profissional e estimular as carreiras da área tecnológica entre estudantes de nível médio. Na apresentação desse material às escolas, os alunos também passam por uma espécie de teste vocacional que, dependendo de seu perfil, o direciona para uma modalidade específica de Engenharia.

“Esse guia pode nos inspirar a desenvolver projetos que alcancem ainda mais pessoas e reúnam informações detalhadas sobre as muitas iniciativas que o Conselho vem colocando em prática para melhorar o relacionamento com o nosso público”, analisa a assessora Luana.

Com função consultiva e deliberativa, o CCM reúne-se regularmente para, entre outros pontos, aumentar a transparência nas ações de relacionamento do Crea-SP com o seu público. Suas atividades são norteadas pelo plano de comunicação e marketing do Conselho e, no processo de definição das prioridades de divulgação, o colegiado leva em consideração a alocação dos recursos e investimentos disponíveis.

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM

Fotos: Leandro Evangelista Santos – SUPRICOM