Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/camaras-especializadas-definiram-suas-coordenadorias-nacionais/>.
Acesso em 18/07/2025 às 12h31.

Câmaras Especializadas definiram suas coordenadorias nacionais

SP ocupa coordenação adjunta na Engenharia Química

25 de fevereiro de 2021, às 11h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Durante a realização do 10º Encontro de Líderes Representantes em Brasília/DF no início de fevereiro, as coordenadorias de Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea reuniram-se para definir suas novas coordenações e planos de trabalho para o ano.

Realizado de forma híbrida, o que permitiu também a participação on-line dos profissionais, o encontro foi acompanhado pelo presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, que se reuniu com os representantes das Câmaras dos Creas para compartilhar as ações institucionais mais recentes.

Para o ano, as coordenadorias terão a missão de discutir temas de relevância nacional, como procedimentos adotados pelos Creas durante a pandemia de Covid-19, o que vai incluir o levantamento de hospitais públicos e privados que demandam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Posicionamentos sobre resoluções e cenários que afetam o dia a dia dos profissionais também são prioridade da gestão. “Precisamos do apoio das Câmaras em debates sobre temas relacionados a educação, infraestrutura, atividades econômicas, normas técnicas e atribuições profissionais”, disse Krüger, destacando que “as coordenadorias têm o conhecimento técnico para subsidiar os posicionamentos do Conselho Federal”.

Para conhecer a composição das coordenações, acesse: https://confea.org.br/10o-encontro-de-lideres-chega-ao-ultimo-ciclo-de-reunioes

Representação paulista

O estado de São Paulo está representado nas coordenadorias pelo Engenheiro Químico Ricardo de Gouveia, adjunto do coordenador da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ), Eng. Quim. Marino José Greco (Crea-RS).

Recém-eleito coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química do Crea-SP, da qual já havia sido coordenador adjunto, Gouveia representa as Faculdades Oswaldo Cruz no Plenário do Conselho.

Conselheiro em terceiro mandato (2014-2016 – suplente, 2017-2019 e 2020-2022), integra também, como suplente, a Comissão Permanente de Ética Profissional do Crea-SP, já tendo feito parte das Comissões Permanentes de Educação e Atribuição Profissional, Renovação do Terço e Legislação e Normas, além do GTT Recursos Hídricos.

Sobre o desafio de coordenar o colegiado da modalidade em São Paulo e integrar a coordenadoria nacional, o engenheiro químico comenta: “Participar da coordenaria nacional proporciona a possibilidade de aprender como os outros Creas atuam e como podemos melhorar o Sistema como um todo; tendo como desafio ajustar as demandas diferenciadas de um sistema que está presente em todos os estados do Brasil”.

Produzido pela Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégia do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo

Fotos: Confea