Área Tecnológica na Mídia – 29/08 a 02/09/2022
29 de agosto de 2022, às 11h13 - Tempo de leitura aproximado: 10 minutos
02/09/2022: Carregamento de Celulares / Arroz no Espaço / Fabricação de Autopeças / Hidrogênio de Etanol
Pesquisadores da Universidade de Sejong desenvolveram um novo sistema para transmitir energia a mais de 30 metros usando luz infravermelha sem fio. Apesar de a tecnologia ser capaz de transferir apenas 400 mW de potência de luz, o suficiente para carregar pequenos sensores, os últimos progressos da pesquisa indicaram a possibilidade de a ferramenta carregar celulares em locais públicos. Segundo o Yahoo!, a expectativa é que o sistema não só seja capaz de eliminar a necessidade de cabos, mas também alimente dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e sensores de fábricas.
Pela primeira vez, plantas de arroz foram cultivadas a partir de sementes no espaço. Astronautas chineses, conhecidos como taikonautas, realizaram o experimento a bordo do laboratório espacial Wentian, que foi lançado em órbita em 24 de julho e está acoplado ao módulo central da estação espacial chinesa Tiangong, relata o Yahoo!. O experimento marcou a primeira vez que os cientistas tentam reproduzir o ciclo da vida completa de uma planta de arroz em um ambiente de gravidade zero.
A Unesp e a Volkswagen do Brasil firmaram, em agosto, um acordo para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos para a inclusão de fibras naturais na confecção das peças que formam o acabamento interno dos veículos. Algumas partes dos carros que hoje são fabricadas com plásticos, como painel, forros ou acabamento interno das portas, vão incluir fibras naturais em sua composição. O objetivo é reduzir a pegada de carbono no processo produtivo da montadora, o peso do veículo e permitir a reciclagem integral dessas peças, informa o Jornal da Unesp.
Shell, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP) e Senai vão investir em plantas dedicadas à produção de hidrogênio a partir do etanol. O acordo, anunciado na quinta-feira (1), prevê a construção de duas plantas capazes de produzir 5 kg/h de hidrogênio e, posteriormente, a implementação de uma unidade 10 vezes maior, de 44,5 kg/h, relata a EPBR. A proposta é usar o combustível para substituir o diesel em um dos ônibus utilizados pelos estudantes no campus da USP. O veículo será equipado com a tecnologia de célula a combustível.
01/09/2022: Ponte Brasil – Paraguai / Operação em Alcântara / Cirurgia em Ortopedia / Museu Nacional / Oferta do 5G
A segunda ponte entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Integração, deve ser concluída até novembro deste ano, de acordo com a Agência Brasil. A obra, que teve início em 2019, é comandada por ambos os países e já arrecadou cerca de R$ 462 milhões em investimentos da Itaipu Binacional. Com 760 metros de comprimento, a estrutura, que ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, contará com um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Atualmente, a construção está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, vai inaugurar a operação para empresas privadas. Quem vai iniciar essa nova fase é uma fabricante de veículos lançadores de satélites da Coreia do Sul. A norte-americana Hyperion, que foi selecionada em 2021 para operar na base brasileira, retirou-se da negociação e abriu espaço para a Innospace, confirmada como a primeira companhia privada a operar em Alcântara, informa o Mundo Geo. A estreia está programada para ocorrer em dezembro, com o lançamento de um foguete híbrido de 15 toneladas.
A Johnson & Johnson MedTech trouxe para o Brasil uma solução digital para simplificar cirurgias de artroplastia de quadril – quando o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por próteses –, tornando-as menos invasivas, reduzindo em até 40 minutos o tempo do procedimento e em 38% a necessidade de exposição de médicos e pacientes à radiação, reporta o Setor Saúde. O sistema permite uma sobreposição de imagens de raio-x e informações do paciente para indicar qual prótese de quadril é a ideal.
Em 2 de setembro de 2018, um incêndio destruiu o prédio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A reconstrução do Palácio de São Cristóvão, que abriga o museu, na Quinta da Boa Vista, deve prolongar-se até 2026. Mas o cenário começa a mudar: a fachada amarela do principal bloco do complexo, com 31 esculturas no topo, será reinaugurada nesta sexta-feira (2), relata o Yahoo!. A conclusão da primeira etapa das obras, que inclui a recuperação do jardim em frente da construção, faz parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.
O Procon-SP notificou na terça-feira (30) as operadoras TIM, Claro, Vivo e Oi para que detalhem a oferta do 5G ao consumidor. As companhias têm até o dia 6 de setembro para responder, informa o G1. O órgão informa que as quatro empresas precisam deixar mais claro como será a implementação da tecnologia, bem como explicar se o cliente precisa realizar a troca de chip e do aparelho para ter acesso ao 5G.
31/08/2022: Headset do Metaverso / Velas Rotativas / Missão à Lua / Prêmio de Inovação / Etanol de Milho
O presidente da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa deve lançar um novo headset de realidade virtual para o metaverso em outubro, reporta o G1. Segundo Zuckerberg, o equipamento conseguirá reconhecer o movimento dos olhos e dos músculos do rosto. “A habilidade de ter um tipo de contato visual na realidade virtual […] se você sorrir ou se você fizer qualquer expressão, ter isso traduzido em tempo real para o seu avatar”, relatou no podcast Joe Rogan Experience, na quinta-feira (25).
A Escola Politécnica da USP está desenvolvendo um projeto em parceria com a Vale. A tecnologia baseia-se no uso de velas rotativas, desenvolvidas pela mineradora e aprimoradas a partir da análise de um Tanque de Provas Numérico. O sistema permite a redução do consumo de combustíveis e emissões de gases de efeito estufa, registra o Jornal da USP. Segundo Claudio Mueller Prado Sampaio, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, a tecnologia usa os chamados cilindros rotativos. Dependendo das condições de vento, é possível gerar uma força que demanda menor energia.
A Nasa anunciou na terça-feira (30) que uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis I, o primeiro passo em seu programa de retorno à Lua, será feita neste sábado (3), informa o Yahoo!. O lançamento programado para segunda-feira (29) foi cancelado por causa de um vazamento de hidrogênio no mecanismo de desconexão, um problema com a válvula de equalização de pressão e uma falha no resfriamento do motor nº 3 do estágio central, que não atingiu a temperatura necessária para o lançamento.
A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou na terça-feira (30) a 24ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. As inscrições estão abertas até 20 de outubro. A iniciativa conta com cinco categorias: Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos; Gestão da Produção e P&D; Pesquisa Acadêmica; Startups, informa o site da CBIC.
Após registrar um crescimento anual acima de 30%, a produção de etanol de milho no Brasil deve dobrar até 2030, segundo projeção da União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Para a safra 2022/23, são esperados mais de 4,5 bilhões de litros do biocombustível produzido a partir do cereal, volume superior aos 3,4 bilhões de litros contabilizados na última temporada, afirma o Canal Rural.
30/08/2022: Tecido Inteligente / Biocombustíveis / Lixeira Inteligente / Fake News
O desenvolvimento de um tecido inteligente capaz de controlar a temperatura do corpo rendeu à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o Prêmio Patente do Ano, concedido pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), registra o Estado de Minas. Polietileno glicol (PEG) e poli (ácido itacônico) [PIA] são as principais substâncias do tecido: “Caso esteja muito frio, o produto libera calor; se está muito quente, absorve calor, possibilitando ao corpo manter a mesma temperatura”, explicou professora Eliane Ayres.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um projeto que transforma rejeitos da indústria cervejeira em biocombustíveis e fertilizantes agrícolas. O estudo foi publicado no Journal Cleaner of Production. Os resíduos foram submetidos à digestão anaeróbia — processo no qual microrganismos decompõem a matéria orgânica e produzem biogás. No caso do bagaço, as bactérias produzem metano. Os cientistas desenvolveram um método que aumentou a concentração de metano de 29% para 56%, relata o Diário de Pernambuco.
A University of Technology Sydney (UTS), em parceria com a agência nacional de ciências da Austrália, está desenvolvendo uma tecnologia de lixeiras inteligentes capazes de classificar e separar os resíduos, reporta o Ciclo Vivo. A Smart Bin Tech usa tecnologias de Internet das Coisas (IoT), sensoriamento, robótica, Inteligência Artificial (IA) e espectroscopia de infravermelho para separar automaticamente plástico, metal e vidro, além de classificar tipos específicos de plástico.
No Brasil, quatro em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas todos os dias, de acordo com um levantamento feito pela Poynter Institute. Os dados mostram, ainda, que 65% dos brasileiros se preocupam em cair em fake news ou que seus parentes caiam. Além disso, 43% da população afirma já ter compartilhado um post, vídeo, imagem e notícia e só depois ter percebido que o conteúdo era falso. Segundo a CNN, nesse sentido, o principal método de checagem utilizado pelos brasileiros é a pesquisa em sites de busca como o Google.
29/08/2022: Capim Azevém / Clonagem de Árvores / Projetos de IA / História do Brasil / Hidrogênio Verde
Pesquisadores da Embrapa desenvolveram uma nova cultivar de capim azevém com produtividade de folhas até 20% maior em comparação às tradicionais. Segundo matéria do Canal Rural, o material recém-desenvolvido gerou 2% mais do que outros cultivares da mesma espécie. Cientistas afirmam que o capim permite prolongar o pastejo, contribuindo para o enfrentamento do vazio forrageiro de primavera no mercado do gado leiteiro, especialmente na região sul do país.
Cientistas estão clonando árvores ameaçadas de extinção e acelerando o florescimento da área atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho, que deixou um rastro de destruição ambiental, informa a Rádio CBN. Os pesquisadores pretendem recolher, nos próximos três anos, o material genético de 30 espécies e reintroduzir mais de cinco mil mudas nas áreas a serem regeneradas. A tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa poderá ser usada na recuperação de áreas desmatadas.
A Escola Nacional de Administração Pública, o Ministério da Economia e a Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lançaram chamamento público para projetos de inteligência artificial que possam ser aplicados a serviços públicos, reporta o Correio Braziliense. O projeto dispõe de R$ 36 milhões para apoiar 12 desafios tecnológicos de três entidades públicas: Agência Nacional de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura
No âmbito dos 200 anos da Independência do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurou sexta-feira (26) a exposição Histórias Brasileiras, que propõe uma abordagem mais inclusiva, diversa e plural sobre o que conhecemos oficialmente do país. A mostra fica em cartaz até 30 de outubro, relata a Agência Brasil. São 380 trabalhos de 250 artistas e coletivos. As obras foram organizadas em oito núcleos temáticos: Bandeiras e Mapas; Paisagens e trópicos; Terra e território; Retomadas; Retratos; Rebeliões e revoltas; Mitos e ritos; e Festas.
O Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, lançou chamamento público até 27 de setembro para empresas interessadas na instalação de uma planta de hidrogênio verde, após aprovar a manifestação de interesse para o projeto da produtora de energia Qair, reporta a IstoÉ. A empresa manifestou interesse de arrendar uma área no porto, prevendo movimentação de 40 mil toneladas de amônia líquida a cada cinco dias, após as quatro fases do projeto serem concluídas. Os investimentos são de R$ 20,3 bilhões e o início da operação é previsto para 2025.
Produção: CDI Comunicação Corporativa
Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP