Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-22-a-26-08-2022/>.
Acesso em 17/07/2025 às 04h11.

Área Tecnológica na Mídia – 22 a 26/08/2022

Confira as notícias da semana

22 de agosto de 2022, às 10h14 - Tempo de leitura aproximado: 13 minutos

 


26/08/2022: Tecnologia 5G / Compras no Metaverso / Tecnologias de Estruturas / Iluminação Sustentável / Solução para Descarbonização


O avanço da tecnologia 5G deve refletir no mercado de transporte de cargas, principalmente no que diz respeito ao aumento da segurança. Com a possibilidade da transmissão de dados em alta velocidade, espera-se que ferramentas, como o acompanhamento em tempo real dos motoristas, sejam postas em prática, evitando acidentes por sonolência ou distração. Em matéria do portal Mobilidade, a economia com manutenções é outro benefício destacado por representantes do setor.

 

Quase metade dos consumidores brasileiros (49%) está disposta a fazer compras no metaverso, como mostra um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest. Além disso, 51% afirmam que consumiriam mais online com o uso de plataformas imersivas, como mostra a reportagem do Mercado e Consumo. Ainda de acordo com a pesquisa, embora 95% das pessoas ouvidas nunca tenham usado o metaverso, cerca de 70% delas estão dispostas a usar a ferramenta.

 

O Comitê de Tecnologia e Qualidade e o Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP realizarão o 23º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações dia 31 de agosto, informa o Pini Web. Há mais de duas décadas, o seminário aborda as necessidades das incorporadoras e construtoras em relação aos projetos e execuções de contenções, fundações e estruturas. Entre os convidados, Mauricio Bianchini, gerente técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, abordará a inovação em estruturas de concreto para aumentar a produtividade com sustentabilidade.

 

A Ledstar ganhou o edital para substituir 2.114 luminárias de vapor metálico por luminárias com a tecnologia LED nas praças de pedágio da Via Dutra, além dos pontos operacionais de fiscalização e da Polícia Rodoviária. A substituição das luminárias começou a ser feita no início deste mês. O projeto prevê a modernização da iluminação dos 528 quilômetros da estrada, relata o Guarulhos Hoje. As praças e demais áreas iluminadas pela empresa terão maior eficiência energética, reduzindo o consumo de energia em mais de 50%.

 

O Grupo Comerc Energia lançou uma ferramenta para direcionar empresas à descarbonização. Disponibilizou na sua plataforma a análise do inventário de gases do efeito estufa (GEE) de clientes, além de um plano de ações para atingir metas ou o chamado Net Zero, informa o Canal Energia. Um cliente pode ter potencial para consumir energia renovável, ter a possibilidade de substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis nas operações industriais. Para mensurar as emissões dos clientes, a Comerc fez investimentos na Deep ESG, startup especializada no cálculo e automação de inventário de carbono.

 


25/08/2022: Setor de Carvão / Trens a Hidrogênio / Tecnologias Sustentáveis / Concurso de Startups


 

Apesar do movimento global em prol da transição energética para fontes renováveis, especialistas do setor alertam que o carvão ainda pode ser utilizado. A prática se dá, principalmente, devido ao surgimento de tecnologias capazes de reduzir a poluição gerada por ele, como é o caso das ações inseridas no Plano de Carvão Sustentável. Em reportagem da CNN, Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), destaca a importância de uma transição gradual na matriz de energia, uma vez que a commodity é responsável por movimentar cerca de R$ 9 bilhões no Brasil, além de alimentar 53 mil empregos diretos e indiretos.

 

Autoridades alemãs lançaram na quarta-feira (24) a primeira frota mundial de trens de passageiros movidos a hidrogênio, substituindo trens a diesel que operavam em trilhos não eletrificados no Estado da Baixa Saxônia, reporta a IstoÉ Dinheiro. Os 14 trens usam células de combustível de hidrogênio para gerar a eletricidade que alimenta os motores. O governo alemão apoiou a expansão do uso do hidrogênio como alternativa limpa aos combustíveis fósseis. Os trens são fabricados pela francesa Alstom.

 

O cantor Carlinhos Brown levará às ruas de Londres um bloco com tecnologias sustentáveis, destaca o Terra. O caminhão que puxará o trio elétrico possui a tecnologia Euro 6, que delimita a emissão de gases poluentes. Esse sistema utilizado em carros híbridos é considerado a tecnologia mais avançada em automóveis que utilizam combustíveis fósseis, emitindo no máximo 80 mg de monóxido de carbono na atmosfera. Serão usados geradores de energia abastecidos com HVO Biodiesel, conhecido como ‘diesel verde’.

 

O concurso Acelera Startup, com cerca de 130 inscritas, acontece nesta quinta (25) e sexta-feira (26), pela primeira vez, em São José dos Campos. As startups estão distribuídas em três segmentos: Indústria 4.0, Smart Cities e geral. Para as avaliações e mentorias estão confirmados 45 mentores, dos quais três internacionais, e 28 avaliadores, informa o Portal R3. Um dos principais objetivos do concurso apoiado pela Fiesp/Ciesp, que chega à 25ª edição, é aumentar os investimentos, promovendo a inovação, a produtividade e a competitividade de empresas brasileiras.

 


24/08/2022: “Carros Voadores” / Vetor AG / Tecnologia Elétrica / Transações Financeiras


 

A Eve, empresa da Embraer voltada ao desenvolvimento de “carros voadores”, anunciou sua primeira simulação de mobilidade aérea urbana. O teste, que ocorrerá em setembro, em Chicago, nos Estados Unidos, será feito com helicópteros da companhia Blade Air Mobility e com o VTOL, veículo elétrico de pouso e decolagem vertical popularmente conhecido como “carro voador”. De acordo com reportagem do G1, a simulação terá três semanas de duração e tem como objetivo o estudo de operações, serviços e outras necessidades que a aeronave apresente.

 

A Construtora Andrade Gutierrez abriu na terça-feira (23) inscrições para seu desafio de inovação, o ‘Vetor AG’. O programa abre espaço para startups criarem inovações nos setores relacionados à atividade da construtora e juntas desenvolverem soluções, reporta o Click Petróleo & Gás. Será a quinta edição do programa. Parcerias da empresa com mais de 1.500 startups viabilizaram 29 projetos em obras. As startups selecionadas poderão testar seus projetos durante seis meses em canteiros da empreiteira. As inscrições para a primeira fase de seleção vão até 25 de setembro, no site da AG.

 

Veículos comercializados pela Nissan na América do Sul, em 2023, terão a tecnologia e-Power, anunciou a fábrica, relata o AutoData. Com o sistema, um veículo com tração 100% elétrica tem a bateria recarregada por um motor a combustão, que funciona como uma espécie de gerador de energia. Esse motor não traciona as rodas como um híbrido convencional, apenas fornece energia à bateria, dispensando o uso da tomada e da rede elétrica. Uma solução que, aliada ao etanol, proporciona emissão zero. O CO² liberado do escapamento é compensado na plantação da cana.

 

Dados da 25ª edição do Data Stories, levantamento feito pela Kantar Ibope Media, mostrou que 87% dos brasileiros com acesso à internet fazem todas as suas transações financeiras pelo celular. A pesquisa também evidenciou que 89% da população conectada utiliza o Pix, enquanto 80% possuem conta em um banco digital. Destes, 52% estão ansiosos para um futuro sem dinheiro em espécie e 54% defendem o fim das filiais locais para instituições financeiras,  mostra reportagem do Monitor Mercantil.

 


23/08/2022: Poços de Petróleo / Mercado Imobiliário / Energia Limpa / Etanol Hidratado / Sistema de Monitoramento


 

A empresa de comunicações Viasat Inc., por meio de uma joint venture entre Transocean Ltd. e Intelilift AS, desenvolveu uma solução capaz de automatizar a perfuração de poços de petróleo a partir do uso da inteligência artificial (IA). Além de aperfeiçoar as operações, a ferramenta é capaz de aumentar a segurança do processo ao reduzir a exposição de profissionais, enquanto diminui também o tempo de planejamento e construção do poço. O software Inteliwell JV, conforme descrito em matéria da IP News, ainda permite a redução de custos para o mercado petroleiro.

 

A expectativa do sindicato do mercado imobiliário de São Paulo (Secovi-SP) é que, até o fim de 2022, o setor totalize crescimento de 5% na comparação com 2021. Em matéria da Jovem Pan, o presidente da instituição, Ely Wertheim, disse ainda que os preços dos imóveis devem se estabilizar nos próximos meses, podendo, inclusive, começar a cair no mesmo período. A projeção está ligada à expectativa de um segundo semestre turbulento, associado tanto à crise econômica, quanto ao processo eleitoral e à Copa do Mundo, afirma ele. “Entendemos que, até o final do ano, o mercado não vai ter grandes crescimentos. Ele está numa fase de estabilidade; um pouquinho para baixo, um pouquinho para cima”, conclui.

 

Brasil e EUA reforçaram o compromisso de cooperação em energia, lançando mais uma frente nesse sentido, durante reunião ministerial do Fórum de Energia EUA-Brasil (USBEF, em inglês), em Washington, informou na segunda-feira (22) o departamento de energia norte-americano, registra a IstoÉ Dinheiro. A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciaram a cooperação bilateral em três áreas: gestão de carbono e metano, além de sequestro e armazenamento de carbono; continuidade e expansão da cooperação em energia nuclear civil; e aumento da cooperação em energia renovável e eficiência energética, principalmente em setores estratégicos como hidrogênio limpo e energia eólica offshore. A secretária e o ministro inauguraram o Diálogo da Indústria de Energia Limpa EUA-Brasil (CEID, em inglês), um fórum bilateral para promover a cooperação em energia limpa e liderado pelo setor privado.

 

A substituição do diesel convencional pelo etanol hidratado foi uma das apostas da Fenasucro & Agrocana, feira voltada ao setor de bioenergia finalizada na sexta-feira (19). O projeto de tecnologia do novo diesel foi abordado no ‘Visão Agro Talk: O Futuro da Energia Verde’, que apresentou as tendências para o setor na geração da energia limpa e renovável, destaca o Petrosolgas. O engenheiro de automação Marcos Daniel de Lima, diretor de P&D e Inovação Tecnológica da DUO Automation, disse que o etanol hidratado pode substituir o diesel sem precisar de mudanças nos motores, além de reduzir a emissão de poluentes de particulados. Lima frisou que essa solução produzida com tecnologia nacional já tem dez anos de pesquisa: “Em 2024 já teremos o diesel verde como realidade”. Além do uso em frotas e máquinas de usinas, Lima ressaltou que o etanol hidratado como substituto do diesel é uma solução para mitigar impactos ambientais no transporte público.

 

Engenheiros e técnicos do Metrô desenvolveram uma tecnologia para monitorar em tempo real escadas rolantes, elevadores, trens, ventilação de túneis, alimentação elétrica, entre outros, antes de uma eventual falha acontecer. O Sistema de Monitoramento de Ativos (SMA) mostra como está a integração do funcionamento desses equipamentos e gera alarmes e relatórios, que podem resultar em intervenção emergencial ou criar novas condutas de manutenção preditiva. Os alertas e os relatórios vão para o Centro de Controle da Manutenção (CCM), informa o Diário do Transporte. Segundo o Metrô, são monitorados cerca de quatro mil equipamentos e a meta é acompanhar dez mil no prazo de dois anos.

 


22/08/2022: Realidade Virtual / Aeronave Overture / “Olhos” em Veículos / Brasil na OCDE


 

A transmissão ocorrerá simultaneamente ao lançamento, no dia 29 de agosto, e poderá ser acessada por plataformas como o Horizon Worlds e o Facebook 360, através da página ‘Space Explorers’. A Felix & Paul Studios, que fará as filmagens em realidade virtual, prometeu uma experiência acessível graças a parcerias com provedores de telecomunicações e um conjunto de planetários e cúpulas ao redor do mundo, indica o Olhar Digital.

 

O avião supersônico Concorde, que fez voos comerciais durante 27 anos, deve ter um sucessor nos próximos anos. A startup americana Boom Supersonic trabalha no projeto do Overture, uma aeronave que poderá ter o dobro da velocidade dos modelos comerciais em operação. A expectativa é de que o Boom Supersonic faça seu primeiro voo apenas em 2026 e transporte os primeiros passageiros em 2029. Mas a aeronave já atrai o interesse de companhias aéreas. Entre compras confirmadas e opções de compras adicionais, já encomendaram 130 unidades, relata o G1. Caso os planos da fabricante se concretizem, o Overture terá mais unidades em operação do que o seu antecessor. Porém, a nova aeronave não deverá ultrapassar o limite de velocidade que poderia ser alcançado com o Concorde, que realizou seu primeiro voo em 1969. O objetivo da Boom Supersonic é reduzir pela metade a duração de voos em mais de 600 rotas na comparação com o mais rápido avião subsônico em operação. O tempo da viagem de Miami para Londres, por exemplo, cairia de 10 para 5 horas. A empresa vende cada unidade por US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), segundo a Bloomberg.

 

Em parceria com a montadora Ford, pesquisadores australianos da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT) projetaram um modelo de inteligência artificial que permite ‘dizer’ a um veículo autônomo quais câmeras utilizar em situações específicas, copiando as informações de trajetos anteriores. Os detalhes do trabalho foram publicados na revista IEEE Robotics and Automation Letters, reporta o Correio Braziliense. A equipe analisou maneiras de aperfeiçoar a interpretação, em tempo real, dos veículos autônomos, a partir do aprimoramento de câmeras e sensores Light Detection And Ranging (Lidar) — os quais medem as propriedades da luz refletida, de modo a obterem a distância ou outras informações a respeito de um objeto distante. Esses dispositivos possibilitam que o carro opere com pouca ou nenhuma interferência humana. Os pesquisadores estudaram a visão computacional — área de inteligência artificial destinada a analisar e a reconhecer os padrões em imagens e vídeos. Joceli Mayer, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que alguns veículos possuem visão computacional empregada em seus sistemas, como os chamados assistentes de direção.

 

O governo federal pretende enviar em setembro o memorando inicial de entrada na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O Brasil será avaliado por 26 comitês em diversas áreas, como meio ambiente, saúde e gestão fiscal. O país já aderiu a 112 de 258 instrumentos da OCDE. Terá de preencher 229 para entrar na organização, destaca o Poder 360. Os grupos temáticos vão avaliar efetivamente as políticas e legislações implementadas. Não é exatamente um checklist. É um processo político e diplomático. Ajustes podem ser negociados. O Banco Central afirmou que a entrada do Brasil no grupo não implica obrigação de promover a plena adoção de todas as recomendações e parâmetros que constam nos códigos de liberalização de capital. “Nenhum país-membro da OCDE aderiu a 100% das recomendações dos códigos. Há possibilidade de aceitar, de aceitar com reservas, de aceitar com cronograma de liberalização e de rejeitar com justificativa”, informou.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP