Área Tecnológica na Mídia – 20 a 24/06/2022
24 de junho de 2022, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 12 minutos
24/06/2022: 5G / Aumento de Produtividade / Programa InovaNióbio / Usinas Solares e Eólicas
Sorocaba será a primeira cidade da região Sudeste a receber, gratuitamente e em caráter de projeto-piloto, um sistema de iluminação pública equipado com tecnologia 5G de conectividade móvel, internet sem fio e câmeras de videomonitoramento, destaca o site da prefeitura. A instalação do conjunto de luminárias inteligentes começará em agosto, na região central da cidade. A iniciativa faz parte do programa Conecta 5G, do Ministério das Comunicações.
A empresa que não investir em digitalização e na integração da cadeia de produção estará fadada a perder lucro, sair do mercado ou perder espaço para concorrentes mais modernos e tecnológicos. A conclusão é do diretor da Sienge Plataforma, Guilherme Quandt, que palestrou sobre ‘Transformação digital e integração na cadeia como alavanca de produtividade’, no 94º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, destaca a Agência CBIC.
O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (24), portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que institui o Programa InovaNióbio, que visa a fortalecer ações governamentais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mineral, por meio da promoção da inovação na indústria brasileira, informa a Agência Brasil. O programa vai priorizar o uso e aplicações de óxidos, metais, ligas em materiais e produtos de alta tecnologia.
Até 2026, o Brasil deve inaugurar 241 usinas solares e parques eólicos em operação comercial, segundo levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) com base em projetos já contratados em leilões, informa o Mix Vale. A maior parte dos empreendimentos ficará concentrada no Nordeste, em estados como Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, onde há maior incidência solar e melhor prevalência de ventos. Com as novas usinas, a CCEE projeta 6.000 megawatts de potência no sistema elétrico ― quase metade da capacidade de Itaipu. A capacidade brasileira instalada para energia eólica e solar passaria dos atuais 27 mil megawatts para 33 mil. O investimento é de R$ 34 bilhões.
23/06/2022: Elétricos e Híbridos / Internet Rápida / Smartwatch / Produção de Laranja / Agrotóxico Carbendazim
A chinesa GWM (Great Wall Motors) anunciou os sistemas híbridos que irá usar em sua primeira fase no Brasil, antes de iniciar a produção na fábrica de Iracemápolis, que comprou da Mercedes-Benz, relata o Jornal da Cana. Assim como a Caoa Chery, a GWM usará a nova DHT (Dedicated Hybrid Technology), que dá aos carros híbridos maior alcance. A GWM é a maior fabricante privada de automóveis da China e a terceira a investir no Brasil. Com investimentos previstos de R$ 10 bilhões e nacionalização de 60% de seus produtos a médio prazo, a GWM poderá se tornar um dos mais importantes ‘players’.
O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking dos países com a internet mais rápida da América Latina, segundo estudo divulgado pelo Cupom Válido, informa o Terra. Com uma velocidade média de 90,16 Mbps, o país só fica atrás do Chile, com 197,59 Mpbs, e do Uruguai, com 91 Mbps. Na média global, a internet brasileira supera Alemanha (71,58 Mbps), Reino Unido (62,55 Mbps), Itália (52,82 Mbps) e Austrália (51,42 Mbps). O ranking mundial é liderado por Chile, Cingapura (194 Mbps), Mônaco (188 Mbps), Tailândia (182 Mbps) e Dinamarca (164 Mbps). O custo coloca os brasileiros em desvantagem: entre os 110 países pesquisados, o Brasil ocupou a 78ª posição.
A Samsung firmou uma parceria com o InCor, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, para monitorar pacientes à distância com o Galaxy Watch 4. O estudo será realizado com cardiopatas, reporta o Tecnoblog. A parceria visa a desenvolver uma plataforma de telemonitoramento digital assistido com o auxílio dos relógios inteligentes da marca sul-coreana. Através dos relógios, os pesquisadores poderão aferir e coletar dados de pacientes cardiopatas nos períodos pré-operatório e pós-operatório de cirurgia cardiovascular.
A produção brasileira de laranja na safra 2022/23 deve somar 414,4 milhões de caixas de 40,8 kg, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em São Paulo. O volume representa aumento de 15,2% ante a temporada anterior, que tem produção estimada em 359,7 milhões de caixas, relata o Broadcast Agrícola.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na terça-feira (21) a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do carbendazim, um agrotóxico muito usado por agricultores no combate a fungos que atacam plantações de feijão, arroz, soja e de outras culturas agrícolas, destaca a Agência Brasil. A suspensão deve durar até a conclusão do processo de reavaliação toxicológica do produto. Técnicos apontaram potencial do agrotóxico de provocar câncer, prejudicar a capacidade reprodutiva humana e afetar o desenvolvimento.
22/06/2022: Sustentabilidade e Durabilidade / Açúcar Mascavo / Energia Eólica / Autenticação de Documentos / Infraestrutura
Substituir o aço por fibras ou outros materiais não convencionais foi um dos temas debatidos na terça-feira (21) no 94º Enic ― Engenharia & Negócios, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Segundo Marco Carnio, diretor da Evolução Engenharia, o uso de materiais não-convencionais, especialmente na fase de reforço da estrutura, pode oferecer outros caminhos na construção civil, destaca a Agência CBIC. A sustentabilidade é um aspecto importante do uso desses materiais, especialmente as barras de FRP, que são compostos de fibras contínuas embebidas em uma matriz polimérica (poliéster, viniléster ou epoxi). Roberto Christ, professor da Unisinos, destacou a produção sustentável do material: a energia consumida para produzir as barras é muito menor do que o aço.
O primeiro açúcar mascavo dotado de um sistema de rastreabilidade baseado em blockchain, tecnologia de ponta capaz de atestar a transparência e a integridade das informações do produto, reporta o Broadcast Agro. Por meio de um QR Code estampado na embalagem, qualquer pessoa poderá verificar as informações sobre a origem e o processo de fabricação do açúcar, informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agricultura Digital, cuja equipe de especialistas trabalhou três anos no desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar).
Entre as metas de sustentabilidade da Ambev, estão a aquisição de 100% da eletricidade de fontes renováveis até 2025 e zerar emissões próprias até 2030. A companhia fez três parcerias para, em até dois anos, ter toda a sua operação usando energia eólica proveniente de parques localizados na região Nordeste, relata o Ciclo Vivo. A estrutura industrial da Ambev inclui 28 cervejarias e refrigeranteiras, duas maltarias, além das fábricas de latas de alumínio, vidros e rolhas.
Quem precisar solicitar serviços ou prestar algum tipo de esclarecimento à Receita Federal não precisa mais autenticar os documentos de comprovação de informações. Bastarão cópias simples ou até mesmo digitais, informa a Agência Brasil. O contribuinte deve ter os documentos originais sob sua guarda, caso seja necessário atestar sua veracidade. A autenticidade poderá ser verificada por meio da comparação com as bases de dados da Receita Federal, contato telefônico ou eletrônico.
O Brasil precisa mais que dobrar os investimentos em infraestrutura para garantir a manutenção de tudo o que já foi feito em estradas, ferrovias, portos, aeroportos e outros projetos do setor, destaca o iG. Apesar do número recorde de leilões de concessões nos últimos anos, o investimento total em infraestrutura tem caído em proporção ao PIB. O Brasil investiu apenas 1,57% do PIB em infraestrutura no ano passado, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). É o menor patamar em dez anos e está abaixo da taxa de reposição — ou seja, o país nem sequer consegue fazer a manutenção do que já existe.
21/06/2022: Planos de Expansão / Produção de Etanol / Competição de Drones / COP 27 / PIB
Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) para conhecer os planos de expansão do Metrô, relata o Mobilidade Sampa. O banco é um parceiro no apoio e no financiamento de projetos do Metrô. A visita teve como objetivo conhecer os novos planos da companhia, que apresentou as ampliações das linhas 2-Verde e 15-Prata, além da implantação da Linha 17-Ouro e dos projetos das linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 16-Violeta.
Uma missão do setor privado da Índia, formada por representantes da Associação Indiana das Usinas de Açúcar e da Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos, está no Brasil para conhecer o processo de produção do etanol e tecnologias automotivas nacionais, como carros flex fuel e híbridos, reporta o Notícias Agrícolas. O giro inclui visita a usinas e fábricas automotivas, ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), à Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), em Piracicaba, e ao porto de Santos.
A 2ª Competição Aeroespacial, parceria entre Brasil e Suécia, vai premiar tecnologias de drones para detecção e combate a incêndios florestais. A iniciativa é promovida pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet), informa o site do Governo Federal. Os participantes deverão propor soluções que envolvam múltiplos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). A disputa é aberta ao público dos dois países. Os times de até dez integrantes trabalharão projeto e fabricação de drones, demonstração virtual e ao vivo. A entrega do prêmio será na 8ª reunião do Comitê de Alto Nível Brasil-Suécia em Aeronáutica, em 7 de novembro.
A Coalizão Global de Energia Eólica para a COP27 anunciou como o objetivo para a conferência maior volume disponibilizado para escalar até 390 GW de instalações anuais de energia eólica até 2030, em linha com uma trajetória net zero, relata o Canal Energia. O grupo se reuniu com líderes mundiais para mostrar a necessidade urgente de um aumento maciço na implantação da energia eólica para resolver as crises do clima e da energia.
A perda de importância da indústria de transformação na economia brasileira é generalizada. Praticamente todos os ramos industriais, 12 dos 14 investigados, reduziram sua participação na economia desde a década de 1990, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) obtido pelo Broadcast. A perda de relevância é anterior ao choque provocado pela pandemia de Covid-19. Considerando a média de participação nas três últimas décadas, a indústria de alimentos e bebidas reduziu sua fatia no Produto Interno Bruto (PIB) de uma média de 2,9% de 1990 a 1999 para 2,7% de 2000 a 2009, tombando a 2,2% de 2010 a 2019.
20/06/2022: Ferrugem da Soja / Melhoramento Genético / Exoesqueleto / Turbinas Eólicas / Petrobras / Energia Solar
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) anunciou avanços com o sequenciamento de três genomas do fungo causador da ferrugem asiática da soja. Esse estudo ajudará na compreensão da adaptabilidade da doença, relata a Forbes Brasil. E também pode auxiliar empresas e agricultores a desenvolverem formas mais eficazes de manejo da oleaginosa, evitando a disseminação da doença.
O melhoramento genético é responsável por grande parte do crescimento da soja no Brasil, e também faz a diferença em outros cultivos, dos anuais aos perenes, destaca o Canal Rural. De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do Departamento de Genética da Esalq-USP, José Baldin Pinheiro, com a seleção genética altera-se a frequência dos genes que conferem as características de interesse, seja para aumento de óleo, de vida útil ou incorporação de resistência a determinada doença.
Pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia, em parceria com representantes da Autoridade Italiana de Compensação ao Trabalhador, desenvolveram três protótipos de exoesqueletos vestíveis que prometem facilitar o dia a dia de operários e trabalhadores braçais, reporta o Canal Tech. Com motores elétricos e algoritmos de inteligência artificial (IA), os dispositivos são capazes de reduzir até 40% o esforço necessário para realizar tarefas mais pesadas.
A Stora Enso, uma das mais antigas madeireiras do mundo, está trabalhando com a construtora sueca Modvion na construção de torres de turbinas eólicas com madeira laminada (LVL), reporta o Click Petróleo e Gás. A Modvion afirma que o material tem resistência mais alta do que o aço, permitindo uma construção mais leve. As torres de madeira modulares são unidas com cola, enquanto as de aço usam grande número de parafusos, que precisam de inspeções regulares.
O governo federal trabalha uma minuta de projeto de lei para tentar avançar na privatização da Petrobras. A avaliação é que os aumentos anunciados pela empresa estão criando um ambiente político favorável no Legislativo, informa o Yahoo!. Um dos modelos analisados para a operação é a conversão de ações preferenciais (priorizadas na distribuição de dividendos, mas sem direito a voto) em ações ordinárias (com direito a voto na assembleia de acionistas). Apenas essa transação já seria suficiente para diluir a participação da União na empresa. O controle passaria à iniciativa privada.
O Brasil ultrapassou uma marca histórica: 16 GW de potência instalada de fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, informa O Sul. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos, R$ 22,8 bilhões em arrecadação e gerou mais de 479,8 mil empregos desde 2012. E evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO² na geração de eletricidade.
Produção: CDI Comunicação Corporativa
Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP