Área Tecnológica na Mídia – 15 a 19/08/2022
15 de agosto de 2022, às 11h15 - Tempo de leitura aproximado: 13 minutos
19/08/2022: Bicicleta Elétrica Dobrável / Scooter a Hidrogênio / Vendas Colaborativas / Investimento em IA / Qualidade do 5G
A novidade no mercado de bicicletas elétricas é a Hummingbird Flax. Com apenas 10 quilos, a e-bike usa fibra vegetal. A estrutura da bicicleta dispensou materiais mais sofisticados como a fibra de carbono para usar fibra de linho, que é leve e robusta, destaca o Olhar Digital. O modelo tem um motor elétrico de 250 W com baterias embutidas. O motor fica no cubo traseiro junto com um controlador e as baterias. Não há acelerador na e-bike. O valor do alcance depende do ritmo das pedaladas do ciclista.
A indiana TVS, parceira da fabricante brasileira Dafra Motos, solicitou patente para um scooter à base de hidrogênio. As baterias do iQube, nome do modelo, usam células de combustão de hidrogênio. Uma das maiores vantagens desse tipo de bateria é o tempo de recarga. A de lítio precisa até 5 horas para uma recarga completa; a de combustão de hidrogênio leva apenas alguns segundos, reporta o Motociclismo Online. A blindagem frontal abrigará o tanque duplo de hidrogênio e o sistema operacional será posicionado sob o banco.
A agtech catarinense Produce, que captou R$ 100 milhões no começo deste mês por meio de um fundo, desenvolveu um modelo de vendas colaborativas. A ideia é que seus produtos, basicamente insumos agrícolas, sejam vendidos por profissionais liberais e produtores rurais aos vizinhos e conhecidos. O recurso em caixa vai servir para expandir o negócio para Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, relata a Forbes Agro. A startup comercializa sementes de soja, milho, feijão, além de fertilizantes, adjuvantes e biológicos. Outra frente nos planos da agtech é buscar parcerias com a indústria de insumos para ofertas exclusivas ao agricultor.
As empresas brasileiras devem investir U$ 504 milhões em inteligência artificial em 2022, aumento de 28% em relação ao ano interior, estima a consultoria de tecnologia IDC. A inteligência artificial está cada vez mais presente nos negócios, especialmente por meio de algoritmos, relata a CNN Brasil. As indústrias utilizam inteligência artificial para reduzir custos. No varejo, o uso de assistentes virtuais aumentou 47% durante a pandemia. Fabio Mucci, líder de vendas de inteligência artificial da IBM, cita o uso de IA em uma concessionária de veículos. “No atendimento, quando o cliente fala ‘financiamento’, ‘60 meses’ ou ‘48 meses’, automaticamente gera uma demanda de análise de crédito para o banco daquele cliente. No final da conversa, a empresa já tem as possibilidades de crédito na mão, com diversas análises.”
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) abriu procedimentos internos para verificar se Vivo, Claro e TIM estão cumprindo suas obrigações na instalação das redes 5G. A informação foi dada na quinta-feira pelo conselheiro Moisés Moreira, que preside o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência, o comitê do 5G), informa o Yahoo!. A agência mudou o prazo máximo para que o serviço seja implementado nas 27 capitais. A nova data agora é 28 de outubro. Até lá, Moreira afirmou que a agência nada pode fazer para punir as empresas pela qualidade do novo serviço, que vem se mostrando instável nas 12 capitais onde já existe operação comercial. A Anatel passará a exigir metas de qualidade no 5G a partir de 1º de outubro.
18/08/2022: Moto Elétrica / Diesel de Etanol / Braço Cirúrgico / Startups
A americana Lightning Motorcycles associou-se à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na tecnologia do nióbio, para tentar recuperar o recorde mundial de velocidade terrestre de motocicletas elétricas. Segundo a empresa, o metal é capaz de trazer uma revolução na mobilidade, já que pode proporcionar melhorias no sistema de frenagem. A utilização nas baterias permite carregamento rápido e maior densidade energética comparado às baterias de íons de lítio, relata o Autopapo. A CBMM, localizada em Araxá (MG), é a maior fornecedora mundial do nióbio. A moto elétrica, chamada Tachyon Nb, vai receber o metal no chassi, módulo de carregamento e nos discos de freio. Para se tornar a moto elétrica mais rápida do mundo, o modelo da Lightning terá de ultrapassar os 456 km/h registrados pela Voxan Wattman em novembro do ano passado.
O óleo diesel de etanol é uma das apostas do setor sucroenergético brasileiro. Ao contrário do convencional, que tem origem fóssil, o novo combustível, produzido com tecnologia nacional, é visto como opção para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. O diesel da cana tem sido usado de forma experimental por empresas e em ônibus do transporte coletivo de São Paulo. O combustível foi um dos principais temas abordados na abertura da 28ª edição da Fenasucro & Agrocana, terça-feira (16), em Sertãozinho, destaca o Nova Cana.
Um hospital de Porto Alegre realizou no dia 10 uma cirurgia neurológica com auxílio de um robô que simula um braço humano. Segundo a Brainlab, fabricante do equipamento, foi a primeira neurocirurgia robótica executada na América Latina, reporta o Yahoo!. O robô auxiliou a fixação de parafusos para estabilizar a coluna de um paciente. O emprego de robôs em procedimentos cirúrgicos não é novidade. Em muitos casos, o cirurgião manipula a máquina por meio de um controle fora do campo cirúrgico. Mas, no caso do braço robótico, ele funciona como um braço adicional, explica Vinícius Dessoy Maciel, presidente para a América Latina da Brainlab.
O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmaram Acordo de Cooperação Técnica visando ao aumento da competitividade dos pequenos negócios industriais, com foco nos pilares de produtividade e inovação, encadeamento produtivo, internacionalização, economia de baixo carbono e ESG. O documento foi assinado quarta-feira (17), durante o Fórum Encadear, reporta O Dia. Entre as ações previstas estão a capacitação para 900 participantes e a residência para um grupo de 21 empresas até 2025. As metas incluem ainda a criação de um mapa das tecnologias das startups e dos Institutos de Científicos e Tecnológicos (ICTs) e o cadastramento das tecnologias mapeadas em uma plataforma internacional de inovação.
17/08/2022: Startups Verdes / Criptomoeda do Nubank / Android 13 / USB-C Padrão Global
O programa Green Sampa, da prefeitura de São Paulo, selecionou 30 startups para aceleração e residência gratuitas. Durante dez meses, os negócios focados em soluções de economia sustentável vão desenvolver suas atividades no Hub Green Sampa, um espaço para desenvolvimento de startups que atuam no setor de tecnologias sustentáveis, por meio de residência, mentorias e acelerações. O programa é voltado para negócios que atuam com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência, informa o site da prefeitura.
O Nubank quer desbravar o universo dos criptoativos. Depois de abrir plataforma para compra e venda de bitcoins e ethereum, o Nubank Cripto, o banco digital se prepara para lançar a própria moeda digital. De acordo com fontes da área de tecnologia, o Nubank vem trabalhando para lançar uma criptomoeda proprietária até 2023, reporta o Broadcast. Para viabilizar o projeto, o Nubank destacou uma equipe de tecnologia para desenvolver a moeda digital. Em maio, a companhia havia anunciado uma parceria com a startup Paxos Trust, de blockchain, para viabilizar o serviço de compra e venda de criptomoedas no seu aplicativo de celular.
O novo sistema operacional do Google, o Android 13, lançado ontem (15), traz atualizações relevantes no visual e nas ferramentas de privacidade. A versão, que já está disponível para os smartphones da linha Pixel, traz, entre as mudanças de mais destaque, os novos controles de mídia, agora mais intuitivos e ocupando mais espaço na bandeja de notificações. Segundo reportagem do Canaltech, outra adição valiosa é o suporte para o Bluetooth Low Energy (LE), ferramenta que melhora a qualidade de áudio e capacita o dispositivo para transmissões em múltiplos aparelhos simultaneamente. O Android 13 também oferece 16 opções diferentes de tema para personalização das telas, ícones e papel de parede.
Alinhada aos movimentos dos mercados europeu, norte-americano e até brasileiro, a Índia estuda adotar medida que exija a adoção de porta USB tipo-C como padrão para dispositivos móveis a partir de 2024. Com isso, o país, que hoje representa uma fatia de US$ 38 bilhões no mercado de smartphones, pode acabar pressionando fabricantes como Apple a abandonarem suas portas proprietárias tipo Lightning. De acordo com matéria do TecMundo, se concretizada, a mudança deve gerar grande impacto na receita das empresas de tecnologia.
16/08/2022: Hidrogênio Sustentável / Ciclone Extratropical / Produtividade dos Pomares / Imagem com IA / Feira de Bioenergia
Dos 990 projetos de hidrogênio sustentável mapeados no mundo desde 2000, apenas quatro estão no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que lançará nesta semana o estudo ‘Hidrogênio Sustentável: Perspectivas e Potencial para a Indústria Brasileira’, relata o Terra. A entidade destaca as oportunidades para consolidar duas tecnologias de produção de hidrogênio no setor industrial: o ‘hidrogênio verde’, a partir de fontes de energia renováveis sem emissão de gases, como a geração eólica e solar; e ‘hidrogênio azul’, a partir da exploração do gás natural com captura e armazenamento de carbono. Os setores industriais de refino e fertilizantes têm potencial de uso imediato do hidrogênio para descarbonização. No curto e médio prazo, a CNI destaca siderurgia, metalurgia, cerâmica, vidro e cimento
A passagem de um ciclone extratropical, com ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora no litoral de São Paulo, provocou um fenômeno conhecido como ‘maré meteorológica negativa’ na orla da cidade de São Vicente. Ele consiste no deslocamento de grandes porções de água do mar da costa para o oceano, deixando a faixa da orla praticamente seca. Um vídeo feito por um fotógrafo mostra uma grande faixa da orla, perto da Ponte Pênsil, praticamente seca, destaca o UOL. Segundo a Capitania dos Portos, a maré registrada por volta das 10 horas de sexta-feira foi de – 0,38 metro. Em dias normais, a variação da maré vai de zero a 1,50 metro.
Os agricultores brasileiros de citros já podem contar com uma nova ferramenta para aumentar a assertividade da colheita. Trata-se do mapa de produtividade, solução desenvolvida pela agtech Adroit Robotics a partir da tecnologia LeafSense, que une dados obtidos por sensores de alta resolução e inteligência artificial. De acordo com matéria da Revista Capital Econômico, a plataforma é capaz de reunir informações detalhadas – e individuais – sobre plantas e frutos, incluindo o peso e tamanho de cada um. Inéditos na citricultura nacional, os mapas devem ser capazes de gerar economia e potencializar os ganhos no setor.
Os desenvolvedores do TikTok usaram um filtro para integrar a inteligência artificial ao aplicativo. Intitulada AI Greenscreen, a ferramenta permite que os usuários escrevam textos que se transformam em imagens. A conversão de palavras para figuras, feita de modo automatizado, promete ser o novo conteúdo viral da plataforma, conforme texto do portal Olhar Digital. Por enquanto, diferentemente de ferramentas semelhantes, como OpenAI DALL-E 2, do Google, a tecnologia da rede social só é capaz de reproduzir mídias abstratas – semelhantes a quadros surrealistas.
A Fenasucro & Agrocana volta a receber público a partir desta terça-feira, com expectativa de movimentar R$ 5 bilhões em negócios, depois de três anos de adiamentos por causa da pandemia. Realizada em Sertãozinho até sexta-feira (19), a feira espera de receber mais de 40 mil visitantes do Brasil e de mais 23 países com exposição de equipamentos, rodadas de negócios e palestras, destaca o G1. Mais de três mil produtos de mil marcas poderão ser vistos em exposição no evento, dividido em quatro macrossetores: bioenergia, agrícola (agrocana), indústria e transporte e logística.
15/08/2022: Tomate Orgânico / Carros a Hidrogênio / Metaverso e Engenharia / Monitoramento de Doações / Centro de Inovação
Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram uma inteligência artificial capaz de identificar se um tomate é orgânico, produzido sem adubo químico e sem agrotóxicos, informa A Cidade ON. O estudo foi publicado na revista científica Food Chemistry, uma das mais importantes do mundo na área de alimentos. O próximo passo da pesquisa é tornar a tecnologia acessível à população. A ideia é criar um equipamento portátil, que possa ser usado em mercados. “Seriam kits com chips desenvolvidos com os marcadores aqui obtidos, fazendo com que essa tecnologia seja cada vez mais barata e acessível à população”, disse Rodrigo Catharino, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
Oito equipes de universitários de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia apresentam projetos e carros do tipo Baja e Fórmula movidos a hidrogênio no SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge. A competição de carros projetados e construídos por universitários termina neste domingo (14), em Piracicaba. A competição recebeu a doação da célula a combustível que alimenta o motor elétrico da canadense Ballard. A competição incluiu cursos para 170 estudantes sobre veículos elétricos a hidrogênio, tecnologia de célula a combustível, tendências internacionais da mobilidade a hidrogênio, design, transformação energética, destaca o Repórter Diário.
O metaverso está sendo utilizado em setores da engenharia. A ferramenta permite ao engenheiro automotivo mergulhar no projeto como estivesse checando cada componente. A Mercedes-Benz permitiu essa imersão na Lat.Bus 2022, terminada no dia 11. Os visitantes puderam entrar virtualmente no interior de três chassis produzidos pela fabricante de ônibus. A reportagem do Diário do Transporte utilizou óculos 3D e joysticks que orientavam a ação. Segundo a Mercedes, a ferramenta digital está sendo desenvolvida para uso do setor de engenharia, permitindo que peças e componentes possam ser ‘testados’ virtualmente antes mesmo de qualquer ação física, como a fabricação de protótipos.
O blockchain tem sido usado para monitorar doações. O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, na sigla em inglês) utiliza a tecnologia para rastrear onde determinadas doações foram feitas, para que não exista duplicidade no fornecimento de produtos, desperdiçando recursos ou excluindo famílias que precisam de assistência, explicou Vincent Matak, gerente de comunicação na divisão de tecnologia do WFP. A Ribon usa o blockchain para rastrear as transações financeiras, para que as pessoas consigam saber se sua doação foi realmente destinada ao lugar escolhido, relata a CNN Brasil. Michael Jordan, pesquisador de blockchain, diz que “a tecnologia serve para dar mais confiabilidade e organização no processo de doação”.
Um novo centro de inovação em saúde deve entrar em funcionamento até 2026 em Ribeirão Preto, com investimento inicial de R$ 19 milhões. O ‘Health to Business Center’ receberá empresas de tecnologia voltadas à produção de medicamentos e outras soluções na área, reporta o G1. A cidade é considerada um polo de inovação por causa da atividade de complexos como o Supera, que reúne empresas de base tecnológica em diferentes áreas. Estão previstos um laboratório de biotecnologia, com cabine de biossegurança, além de computadores de alto desempenho, capazes de serem usados nas descobertas de novos fármacos por meio de machine learning.
Produção: CDI Comunicação Corporativa
Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP