Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-14-a-18-03-2022/>.
Acesso em 19/07/2025 às 17h35.

Área Tecnológica na Mídia – 14 a 18/03/2022

Confira as notícias de hoje

18 de março de 2022, às 13h15 - Tempo de leitura aproximado: 15 minutos


18/03/2022: PIB do Agronegócio / Preço da internet / Terremoto no Haiti / Novas profissões / Defensivos agrícolas


De acordo com cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021, informa o Canal Rural. No último trimestre de 2021, o PIB do agronegócio brasileiro chegou a cair, 2,03%, influenciado sobretudo por uma piora nos preços reais do setor. Contudo, diante do bom desempenho agregado, o agronegócio alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro no ano passado, a maior desde 2004, quando foi de 27,53%.

 

Uma análise realizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Alliance for Affordable Internet (A4AI) revelou que pacotes de Internet fixa se tornaram menos acessíveis globalmente em 2021, inclusive no Brasil, na medida que a fatia de renda destinada ao pagamento dos serviços cresceu, informa reportagem do site Teletime. Segundo o levantamento, os preços relativos da banda larga fixa no ano passado representaram em média 3,5% da renda nacional bruta per capita (GNI) em 180 países, acima dos 2,9% registrados em 2020. No Brasil, os dados de 2021 indicam que a Internet fixa exigiu 3,49% da renda nacional bruta per capita. Em 2020, o indicador apontava para 2,51%, o que já representava um aumento em comparação com o ano anterior.

 

Uma série de estações voluntárias de sismologia ajudou a levantar informações técnicas sobre o terremoto no Haiti, que atingiu 7,2 pontos na Escala Richter, em 2021, relata o site Olhar Digital. O país não conta com muitas estações sismológicas próprias, o que dificultaria a análise caso os dados não fossem os voluntários. A iniciativa se valeu de tecnologias de baixo custo e fácil implementação. A base computacional foi obtida por meio de computadores Raspberry Pi, possíveis de serem comprados lojas online a preços reduzidos. A ideia partiu de Eric Calais, geólogo e pesquisador de terremotos da Universidade Côte d’Azur/CARIBACT, na França. Junto de alguns colegas, fez uso de sismômetros improvisados e instalados na casa de diversos cidadãos haitianos. A ideia foi originalmente executada em 2019, e se provou eficiente. Graças à rede cidadã levantada, autoridades conseguiram dados que lhes permitiram atribuir informações técnicas e preditivas sobre o evento.

 

O Ministério do Trabalho e Previdência (MPT) reconheceu 22 profissões que foram incluídas na Classificação Brasileira de Ocupações. O número de ocupações reconhecidas atualmente chega a 2.269, relata reportagem do G1. O reconhecimento da profissão não garante sua regulamentação. O MPT esclarece que, para que uma ocupação seja regulamentada, ela precisa de uma Lei feita pelo Congresso e sancionada pela Presidência. A lista deste ano reflete as mudanças principalmente tecnológicas do Brasil. Entre as ocupações reconhecidas estão Engenheiro de Energia, Engenheiro Têxtil, Engenheiro Biomédico e Tecnólogo em Agro.

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) lançou na quinta-feira (17), o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos. A iniciativa vai capacitar produtores de todo o Brasil com o intuito de dar mais segurança aos trabalhadores. O programa contará com um aplicativo para permitir o registro do aplicador, facilitando a vida do agricultor, que poderá ter no celular o comprovante da sua aplicação. Esse sistema poderá ser usado pelas agências de defesa agropecuária dos estados. No lançamento do programa, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu o processo de aprovação de novos defensivos agrícolas que é feito no Brasil e falou da importância desses insumos, destaca o Canal Rural.

 

 


17/03/2022: Centro de inovação / Inovação na América Latina / Aprovados em concursos / Painéis solares / Migração da banda C para banda Ku / Lixo espacial


A trading de commodities agrícolas Archer Daniels Midland (ADM), dos Estados Unidos, inaugurou na quarta-feira (16) um Centro de Inovação na cidade de Hortolândia, em São Paulo. Segundo nota da companhia, a construção da planta, numa área de 1.200 m2, recebeu investimentos de US$ 4,7 milhões, relata reportagem do Broadcast. O espaço denominado CCIC (Customer Creation & Innovation Center), é o quinto da empresa no mundo. A unidade de Hortolândia tem capacidades técnicas que tornam viáveis o atendimento de clientes globais e suportam os três pilares do negócio de nutrição humana: alimentos, bebidas e saúde & bem-estar.

 

Os resultados do estudo State of Innovation, da Visa, revela uma rápida aceleração no índice de adoção de tecnologia entre as empresas na América Latina, informa reportagem do site Ti Inside. A edição de 2022 mostra que o percentual de participantes que estão no estágio “avançado de inovação” teve a maior alta, subindo de 17% para 23% em relação a 2020, e ainda demonstra que as empresas mais inovadoras da região estão abrindo caminho para ecossistemas digitais mais confiáveis e fortes. Além disso, o número médio de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) das entidades pesquisadas aumentou 53% em relação a 2020. Segundo o estudo, a inovação é impulsionada pela mudança para uma estratégia descentralizada e aberta que está fazendo surgir novos modelos de inovação e um aumento do uso de tecnologias digitais.

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) ampliou para 213 o número de vagas que serão preenchidas por profissionais aprovados em concurso público, segundo informações da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer). No último dia 10, um despacho publicado no Diário Oficial do Estado anunciava a convocação de 118 concursados. Conforme comunicado, a nova publicação traz o nome dos convocados e as funções que serão desempenhadas, informa reportagem do Broadcast.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a demanda por instalação de painéis de energia solar em casas e estabelecimentos comerciais triplicou na capital paulista em 2021 em comparação a 2020, relata reportagem do G1. A economia na conta de energia elétrica é apontada por especialistas como o principal motivo para a alta. Com as placas instaladas nos telhados é possível economizar até 95% na conta de luz de casas e de 60% a 70% em empresas de média tensão. O número de novas conexões de energia solar passou de 756 em 2020 para 2.113 em 2021 na cidade de São Paulo. Em termos de megawatts de potência instalada no ano, foram 6,9 megawatts em 2020 e 16,2 megawatts em 2021.

 

Na quarta-feira (16) a Anatel publicou uma versão atualizada das emissoras que manifestaram interesse em migrar seu sinal de TV aberta por satélite da banda C para banda Ku, informa o site Teletime. A medida faz parte da limpeza da faixa de 3,5 GHz, que será liberada para o uso do serviço móvel 5G. As emissoras transmitem canais com sinal de TV aberta recepcionada por meio de antenas parabólicas na banda C satelital (TVRO). A Anatel também publicou uma lista complementar de emissoras de TV que não transmitem canais recebidos por meio de antenas parabólicas na banda C satelital, mas que manifestaram interesse na transmissão do sinal de televisão aberta e gratuita satelital por meio da banda Ku.

 

Um morador da cidade de São Mateus do Sul, no Paraná, encontrou na quarta-feira (16) um estranho objeto de metal retorcido em sua propriedade na zona rural do município, relata o Olhar Digital. Astrônomos avaliam que se trata de um pedaço do foguete Falcon 9 da SpaceX, cuja reentrada foi vista no céu do Estado no dia 8 de março. Ao analisar o caso, a equipe da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, percebeu que São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada observada na semana anterior. Numa análise das imagens, foram encontradas algumas semelhanças entre o objeto encontrado e a tubeira do motor Merlin 1D, utilizado no segundo estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX. O objeto não foi removido do local. Segundo acordos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, a propriedade e responsabilidade sobre o lixo espacial caído na Terra é sempre de seu proprietário original. Se confirmada a hipótese, a SpaceX deve se responsabilizar por recolher o objeto e cobrir os possíveis prejuízos.

 

 


16/03/2022: Terras indígenas / AgriFutura / Fertilizantes / Mobilidade aérea urbana


O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), organização que reúne empresas do setor, criticou o projeto de lei 191/2020, que prevê a exploração de terras indígenas por projetos minerais, além de sua abertura para empreendimentos de infraestrutura e agronegócio, relata reportagem do Broadcast. Por meio de nota, afirmou que o PL 191/2020, encaminhado pelo Executivo ao Congresso, não é adequado para os fins a que se destina, que seria regulamentar a implantação de atividades econômicas em terras indígenas, como geração de energia, produção de óleo, gás e mineração. Foi uma crítica à proposta apresentada e não contra a mineração nas áreas demarcadas. O Ibram alega que a mineração industrial pode ser viabilizada em qualquer parte do território brasileiro, desde que condicionada aos requisitos de pesquisa geológica, estudos de viabilidade econômica, licenças ambientais embasadas em estudos e autorizações previstas em lei.

 

As startups Grão Brasil, Brasil Agritest e Britichis Lichias Brasileiras foram as campeãs da competição AgriFutura, realizada no último final de semana pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, relata o site AG|Evolution. A disputa ocorreu no Instituto Biológico (IB), na capital paulista, e teve a participação de 101 startups divididas em três categorias: Ideação, MVP e Tração e Escala. Ao todo, 50 foram selecionadas para apresentarem suas ideias e inovações a uma banca julgadora, formada por diferentes representantes do agro, além de um investidor.

 

Os dados mais recentes da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) revelam que as entregas de fertilizantes ao consumidor final somaram 45,855 milhões de toneladas de janeiro a dezembro de 2021, alta de 13% ante o ano anterior (40,564 milhões de toneladas). Segundo reportagem do Broadcast, em dezembro, as entregas atingiram 3,314 milhões de toneladas, 0,1% acima de igual mês do ano anterior. A produção nacional de fertilizantes intermediários aumentou 7,3% em 2021, para 6,990 milhões de toneladas.

 

A Eve UAM, empresa da Embraer, informa que formou um consórcio de organizações e facilitadores de tecnologia para desenvolver um Conceito de Operações (CONOPS) de Mobilidade Aérea Urbana (UAM na sigla em inglês) entre o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) e o Centro de Convenções de Miami Beach, nos Estados Unidos. Este conceito deverá ser o primeiro dentre outros documentos para iniciar as operações de UAM em Miami. Em nota à imprensa, a empresa diz que o consórcio avaliou o ecossistema necessário para a experiência dos passageiros e dos veículos, recebeu informações e comentários dos públicos de interesse e acessou dados públicos locais, relata o Broadcast. Segundo a empresa, cada um dos parceiros do consórcio vem desempenhando um papel essencial dentro dessa colaboração.

 

 


15/03/2022: Exportações do agronegócio / Porto de Santos / 5G em empresas / Produção industrial / Redes LTE/5G


O agronegócio brasileiro exportou em fevereiro US$ 10,51 bilhões, 65,8% mais que em igual mês de 2021, informa reportagem do Broadcast. O valor é recorde e ultrapassa os US$ 6,84 bilhões de fevereiro de 2019, até então o melhor resultado para o mês. “O crescimento das exportações foi motivado pelo aumento dos preços médios dos produtos exportados (+24 %) e pela alta na quantidade exportada (+33,7%)”, disse o Ministério da Agricultura em nota. As importações do agronegócio alcançaram US$ 1,25 bilhão em fevereiro de 2022 (-2,1%). “O recorde das exportações de fevereiro de 2022 elevou a participação do agronegócio no total das vendas externas do país para 45,9% do valor total exportado. Em fevereiro de 2021, a participação foi de 38,7%.”

 

A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) pediu, na segunda-feira (14), que a consulta pública para contribuições do projeto de privatização do Porto de Santos seja estendida por mais 30 dias, destaca reportagem do Broadcast. O processo foi aberto no dia 31 de janeiro e encerra na quarta-feira (16). O pedido foi feito durante audiência pública sobre a modelagem de desestatização do porto, promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Em resposta ao pedido da ABTP, o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, afirmou que a Antaq analisará o pedido, mas já antecipou que, em sua visão, o período concedido é suficiente para o debate com o setor.

 

Um estudo realizado pela consultoria KPMG com 110 executivos do Brasil, sendo 32% CFOs e 18% CEOs, aponta que 91% das empresas do Brasil planejam usar ou já investem na tecnologia 5G. Segundo reportagem publicada no site Tele.Síntese, 71% afirmam que as empresas em que trabalham planejam utilizar tecnologia 5G em até cinco anos. Outros 20% disseram que já estão investindo, 8% não sabem qual será a direção das suas empresas sobre essa tecnologia e apenas 1% deles não pretendem atuar com a tecnologia.

 

Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a produção industrial recuou em 10 dos 15 locais pesquisados em janeiro de 2022 ante dezembro de 2021. Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve uma queda de 1,0%, informa o Broadcast. As demais perdas ocorreram no Amazonas (-13,0%), Minas Gerais (-10,7%), Pará (-9,8%), Paraná (-5,1%), Pernambuco (-5,0%), Ceará (-3,8%), Goiás (-1,7%), região Nordeste (-1,6%) e Rio de Janeiro (-1,4%). Os únicos avanços ocorreram no Mato Grosso (4,0%), Espírito Santo (2,6%), Bahia (1,2%), Santa Catarina (0,9%) e Rio Grande do Sul (0,8%). Na média, a indústria nacional recuou 2,4% em janeiro ante dezembro.

 

Uma nova pesquisa da International Data Corporation (IDC), chamada Worldwide Private LTE/5G Infrastructure Forecast, 2022-2026, prevê que as receitas de infraestrutura sem fio LTE/5G privada em todo o mundo atingirão US$ 8,3 bilhões até 2026, um aumento significativo em comparação a receita de US$ 1,7 bilhão de 2021, destaca reportagem do Inforchannel. É esperado que o mercado atinja uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 35,7% durante o período de previsão. A IDC define a infraestrutura sem fio LTE/5G privada como qualquer rede celular baseada em 3GPP implementada para um cliente vertical de empresa/setor específico que fornece acesso dedicado a recursos privados.

 

 


14/03/2022: Celulares no Brasil / Terras indígenas / Aceleração de startups / Fertilizantes / Frete marítimo


Em janeiro de 2022 o 5G DSS conquistou 300 mil novos usuários no país chegando a 1,5 milhão de acessos. O 4G segue dominante, com 77,5% da base e um universo de 255,67 milhões de assinantes de planos móveis, informa reportagem do site Tele.Síntese. Os números estão no novo relatório mensal da Anatel (Agência de Nacional de Telecomunicações), que além apontar a expansão dos acessos 5G DSS em janeiro, traz também detalhes de pós-pagos, pré-pagos e classificações por operadora. O pós-pago seguiu a tendência de crescimento e adicionou 1,07 milhão de clientes. Fechou janeiro com total de 136,5 milhões de clientes, alta de 0,8%. O pré-pago fechou o mês praticamente estável, com baixa de 0,1% nos acessos, o que representa 121,89 mil desligamento. A base pré de janeiro foi de 119,16 milhões.

 

Com votação na Câmara dos Deputados prevista para a primeira quinzena de abril, o projeto de lei que libera mineração em terras indígenas deve impactar diretamente quase 40% dessas reservas. É o que indicam dados oficiais da ANM (Agência Nacional de Mineração), extraídos pela plataforma Amazônia Minada, uma ferramenta de monitoramento mantida pelo site InfoAmazonia, relata o UOL. O levantamento aponta que a ANM recebeu, desde a década de 1970, 168 pedidos para pesquisa mineral ou lavra garimpeira em terras indígenas. Quatro em cada dez reservas no país já foram alvo de algum pedido de estudo ou de exploração do subsolo. Todos esses requerimentos estão situados na Amazônia Legal, que abrange Mato Grosso, Maranhão e todos os estados da região Norte.

 

A Amazon Web Services (AWS) lançou dois programas AWS Global Accelerator para ajudar as startups a enfrentar desafios mais urgentes de negócios baseados na nuvem, informa o site Inforchannel. A companhia recebe, até o dia 15 de abril, as inscrições de startups para os dois programas chamados AWS Space Accelerator e AWS Sustainable Cities Accelerator. Dez empresas serão selecionadas para participar de cada uma das plataformas.

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou no sábado (12), para o Canadá com o objetivo de buscar novos fornecedores de fertilizantes para o país, relata o Canal Rural. Na pauta, conversas com empresários e representantes do governo canadense sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil. Estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio, além de representantes do governo canadense.

 

Com a alta no preço dos combustíveis e as turbulências no setor de fertilizantes, ganhou força no governo e no Congresso o plano para baixar encargos no frete marítimo em até 30% por meio de um corte no Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). A medida deve reduzir custos de importação, com reflexos nos insumos usados pelo agronegócio brasileiro. O AFRMM é uma cobrança realizada sobre o transporte aquaviário de carga descarregada nos portos brasileiros, informa o Canal Rural.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE