Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-e-destaque-em-catanduva/>.
Acesso em 08/07/2025 às 03h54.

Área tecnológica é destaque em Catanduva

Profissionais do sistema apresentaram propostas durante o Congresso Regional

5 de julho de 2022, às 13h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Aconteceu no último sábado (02/07) a terceira etapa do Congresso Regional de Profissionais (CRP), realizada em Catanduva. Questões relacionadas a transporte de carga pesada dentro dos municípios, treinamentos para aprimoramento profissional, uso racional de recursos hídricos, implantação de uma comissão de inovação e inserção de placas com QR Code em obras foram algumas das soluções expostas.

O encontro, organizado pelo Crea-SP, reuniu mais de 150 profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências para compartilhar ideias e desenvolver soluções em inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional.

Durante a abertura, a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, destacou justamente a relevância do diálogo e da troca entre os participantes. “Aqui vocês podem nos ajudar, apontar propostas, trazer dificuldades e dividir experiências para melhorarmos todo o sistema, juntos”, declarou.

O coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), Eng. Alexander Ramos, explicou detalhadamente aos profissionais presentes a dinâmica do encontro e os próximos passos até chegar ao 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). É um momento único e ímpar para mudarmos a legislação e o sistema e, consequentemente, a sociedade. Nós temos que contribuir para a melhoria dos caminhos da Engenharia, Agronomia e Geociência, completou.

Após as explanações, os participantes se dividiram em três grupos, referentes aos eixos (Infraestrutura, Atuação Profissional e Inovação Tecnológica) e discutiram propostas com base no tema central do Congresso – “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para as Engenharias, Agronomia e Geociências”, nas metas da Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Indicação de delegados

Ao final do encontro foi realizada a indicação dos delegados. Os profissionais indicados foram: Eng. Antônio Carlos de Carvalho, Eng. Pedro Abou Dehn, Eng. José André do Nascimento, Eng. Hugo Zambaldi Trabuco, Eng. Thais Silveiro Toneto Tafuri, Eng. Gustavo Mendes Garcia e o Eng. José Soares Pereira. Os suplentes foram: Eng. Wolf de Oliveira Santos, Eng. Jean Carlos Alberto, Eng. Leandro Garcia da Silva, Eng. Antonio José da Cruz e o Eng. Adenilson de Oliveira.

O Eng. Pedro Abou Dehn, um dos delegados indicados, falou sobre a sua satisfação em participar do evento. “Foram muitas propostas boas apresentadas, além de muita troca de informação, que é importante para o sistema também, pois valoriza nossa classe e o profissional. O que debatemos aqui pode contribuir para que o sistema rode melhor e isso refletirá nas profissões e na sociedade. Falamos sobre energia renovável, inovação, metaverso, enfim, foram muitos temas complexos abordados, que no decorrer do tempo agregarão valor ao sistema”, finalizou.

Próximos passos

Antes das fases estadual e nacional, haverá ainda mais três encontros regionais nas cidades de Piracicaba, Campinas e Araçatuba.

 

Produzido por CDI Comunicação