Crea-SP conclui força-tarefa de fiscalização na capital paulista
3 de fevereiro de 2026, às 17h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Na última semana de janeiro, o Crea-SP mobilizou uma força-tarefa para inspecionar canteiros de obras de grande porte em todas as regiões paulistanas. Foram fiscalizados 200 empreendimentos residenciais e mistos, com atuação de 13 agentes fiscais. A operação teve como objetivo coibir o exercício ilegal, irregular ou antiético das profissões abrangidas pelo Conselho, além de assegurar que as atividades sejam conduzidas por profissionais e empresas devidamente registrados, com emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para todos os serviços executados, e foco na segurança construtiva.
Além de visar a segurança da população, a força-tarefa também abre novas oportunidades para o mercado de trabalho. A partir da exigência de que as empresas estejam em conformidade com a legislação, e tenham engenheiros devidamente habilitados, criando a necessidade de ampliação dos quadros profissionais no setor construtivo.
“Nossa meta foi atingida, agora vamos compilar os dados coletados para entender o número de engenheiros contratados por canteiro e por empresas. Preliminarmente, entendemos que o número de profissionais está aquém do necessário”, explicou o engenheiro Kleber de Jesus Brunheira, gerente de fiscalização do Conselho. A proposta é de 40 diligências por região (Norte, Sul, Centro, Oeste e Leste), com destaque para as duas últimas, onde há concentração de obras de grande porte.

A ação final de fiscalização aconteceu em uma construção localizada no bairro de Pinheiros, na região Oeste. “Achei produtiva a visita, penso que a informalidade do setor ainda é grande. As incorporadoras maiores, como nós, estão mais alinhadas às obrigações ao contar com um responsável técnico e um time de engenheiros”, apontou o Eng. Ronaldo de Moraes Silva, explicando que a empresa mantém 24 canteiros simultâneos em andamento. No caso da obra fiscalizada, o empreendimento terá 16 andares e 10.673 metros quadrados de área construída em um terreno de 1.585 metros quadrados.
No ano passado, a capital paulista registrou algo como 700 novos condomínios entregues. Em um cenário marcado pelo crescimento acelerado do número de edifícios, a presença do Crea-SP garante que esse avanço imobiliário ocorra com segurança técnica, protegendo a vida dos paulistanos.