Engenheiro da EEP recebe prêmio Lobo Carneiro
6 de novembro de 2025, às 13h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O engenheiro civil Antônio Carlos dos Santos, egresso da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), instituição que integra o plenário do Crea-SP, recebeu o Prêmio Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro (Lobo Carneiro), no último dia 28 de outubro. A mais alta honraria concedida pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) foi entregue ao laureado durante o 66º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em Curitiba (PR), como reconhecimento da relevante contribuição do pesquisador ao desenvolvimento científico e tecnológico das estruturas de concreto no país.
Ao comentar sobre o Prêmio, o Eng. Antônio Carlos dos Santos destacou que a conquista é um reconhecimento coletivo, estendendo-a a seus alunos e orientandos. O engenheiro ainda enfatizou a importância do trabalho em equipe e da mentoria na construção do conhecimento em Engenharia. “Foi uma surpresa agradável, já que realizamos o nosso trabalho de pesquisa sem a expectativa de prêmios. No entanto, o reconhecimento vem em bom momento porque é um incentivo aos alunos e aos outros pesquisadores. De certa maneira, indica que estamos na direção correta e alinhados com os mais relevantes interesses da sociedade”, afirmou.
Diretor executivo da EEP e diretor de Relações Institucionais do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto comemorou o feito de Santos: “É uma grande conquista pessoal do engenheiro, por seus méritos, esforço e formação, e nós da EEP celebramos que sua jornada tenha começado conosco. O reconhecimento do Antônio Carlos dos Santos simboliza a excelência do ensino oferecido pela instituição e nos traz um imenso orgulho. A conquista do Lobo Carneiro, o mais importante em sua área, é algo que poucos alcançaram”.
Criado em 2004 pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), a premiação enaltece a trajetória do Eng. Lobo Carneiro, ícone da engenharia nacional que, entre outras contribuições, se destacou como um dos fundadores da Coppe na UFRJ e pelo desenvolvimento da pesquisa que se tornou referência internacional ao determinar a resistência dos concretos à tração dos ventos.
O foco da pesquisa de Santos, por exemplo, é em estudos de estruturas de concreto aplicadas a ferrovias, projetando soluções para os desafios enfrentados pela mobilidade do setor produtivo brasileiro. Professor titular de Engenharia Civil na graduação e professor efetivo na pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ele também atua como coordenador do grupo de pesquisa sobre Durabilidade e Análise Estrutural (DurAE) e é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de ter sido Conselheiro no Crea-MG.
Produzido pela CDI Comunicação

