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Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-otimiza-a-regularizacao-de-art/>.
Acesso em 04/11/2025 às 14h20.

Crea-SP otimiza a regularização de ART

Atualizações no sistema CreaNet tornam o processo mais eficiente para o profissional

3 de novembro de 2025, às 14h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP implementou mais uma melhoria significativa em seu ambiente digital para os profissionais. A regularização de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) agora é realizada exclusivamente pelo CreaNet 2.0, garantindo um fluxo de análise mais rápido e organizado. Em breve, o módulo antigo de emissão de ART de Obra e Serviço será descontinuado, como parte da consolidação do CreaNet, que concentra todas as funcionalidades relacionadas à ART. A modernização visa proporcionar uma experiência mais eficiente aos profissionais.  

“Esse foi mais um passo em nossa jornada de melhorias nos recursos oferecidos pelo Conselho, visando a experiência e agilidade dos profissionais”, afirma a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP. A migração foi impulsionada pela necessidade de modernização e da padronização nacional, exigida pela Resolução nº 1.137/2023 do Confea, para adequação à nova Tabela de Obras e Serviços (TOS), com numeração unificada das ARTs.

Para viabilizar a migração, o Crea-SP disponibilizou FAQ oficial, vídeos tutoriais e passo a passo ilustrado no portal institucional, além do suporte prestado via Central de Atendimento, Unidades e canal de e-mail (edad@creasp.org.br), que recebem dúvidas e sugestões relacionadas à nova ART diretamente dos profissionais.

Entre as atualizações mais recentes do sistema, destacam-se recursos que tornam o preenchimento e a regularização das ARTs mais ágeis e seguros. Agora, o profissional pode incluir diferentes tipos de participação técnica, além de criar versões vinculadas automaticamente por contrato, registro ou participação técnica. “Queremos facilitar o dia a dia dos nossos registrados. Por isso, oferecer ferramentas cada vez mais eficazes faz parte do nosso compromisso com o exercício profissional”, diz a presidente da autarquia. 

O ambiente também ganhou layout otimizado, com salvamento automático e opção de rascunho, novo cadastro de contratantes, emissão direta pelo aplicativo do Crea-SP e autenticação por QR Code.

A otimização é percebida especialmente nas ARTs de Obras e Serviços, que representam cerca de 96% das emissões realizadas no Estado. Segundo Marcelo Pessoa, superintendente de Tecnologia e Inovação do Conselho, o tempo médio de preenchimento caiu de oito para cerca de quatro minutos, uma redução aproximada de 50% no tempo total gasto pelo profissional. 

Outro avanço importante é o acompanhamento em tempo real do status da ART diretamente na plataforma. “O sistema notifica o profissional automaticamente após o pagamento e registro, garantindo mais transparência e controle do processo”, complementa Pessoa. 

A mudança segue o caminho já trilhado pela Certidão de Acervo Operacional (CAO), que estabeleceu um fluxo de trabalho totalmente digital, eliminando a necessidade de procedimentos presenciais ou envio de documentos físicos. Para o futuro, o Crea-SP planeja integrar outros módulos institucionais ao ambiente digital, como protocolo, acervo técnico e fiscalizações. Além disso, a autarquia pretende ampliar o uso de inteligência artificial e dashboards de Business Intelligence (BI) para transformar o aplicativo móvel no principal ponto de acesso aos serviços do Conselho. 

Produzido pela CDI Comunicação