Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-da-a-largada-em-nova-edicao-do-estagio-visita/>.
Acesso em 01/10/2025 às 19h54.

Crea-SP dá a largada em nova edição do Estágio Visita

Conselho deu as boas-vindas a mais de 50 estudantes que participam do programa

24 de setembro de 2025, às 10h53 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Teve início na tarde de segunda-feira (22/09) a 11ª edição do ‘Por Dentro do Crea-SP’, o programa de Estágio Visita do Conselho, com duração de quatro dias, destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados de Engenharia, Agronomia e Geociências.  

Em sua segunda etapa no ano de 2025, a iniciativa marca o início da carreira dos jovens. A proposta é que eles entendam o funcionamento e a importância do Conselho, compreendam a regulamentação e as atribuições de cada profissão, conheçam o papel das entidades de classe e se familiarizem com a atuação ética. 

A abertura da programação ocorreu na Sede Nestor Pestana, no bairro da Consolação, no espaço CreaLab Coworking. Mais de 50 participantes de diversas cidades do Estado estão na capital paulista para o Estágio Visita, todos bastante empolgados e com altas expectativas. “Eu espero novas experiências, aprender na prática o que tanto estudamos na teoria, além de conhecer pessoas e fazer novos amigos”, contou Tamiris Rodrigues, estudante de Engenharia da Produção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFPS).   

Para Graziella Silva, que faz Engenharia Ambiental e Sanitária na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, a vivência contribui para seu futuro profissional. “Aqui, eu posso conhecer pessoas que têm vários contatos, além de saber um pouquinho mais sobre o mercado, como funciona o Crea-SP e como o engenheiro pode atuar”, afirmou. Já Lyvia Pereira, que cursa Engenharia de Produção no IFPS, campus de Registro, afirmou querer ir mais a fundo. “Minha expectativa é poder conhecer mais o Conselho. Quero conhecer a atuação e entender como as fiscalizações são feitas. Quero aprender mais na prática, e não só lendo e pesquisando”. 

Na ocasião, as boas-vindas foram dadas pela vice-presidente do Crea-SP, engenheira agrônoma Marilia Gregolin, e pelo secretário executivo da autarquia, Adv. Holmes Naspolini, que destacaram a oportunidade única que os estudantes-visitantes estão tendo. “Eu me formei em 1999 e, por mais que tivéssemos informações, não tínhamos a chance de ver e presenciar como é o dia a dia do Conselho. Então, aproveitem, questionem, tragam experiências e soluções. Saibam que o Crea-SP vai estar junto de vocês, profissionais que vão agir com responsabilidade, protegendo a nossa sociedade, o nosso meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, construindo um mundo melhor e mais tecnológico”, declarou Gregolin. 

“Este é o único programa de Estágio Visita que existe no Sistema Confea/Crea e Mútua, e somos inspiração para muitos outros Creas que vêm buscar informação sobre como estruturamos e disponibilizamos essa iniciativa”, disse Naspolini. 

Na sequência, a Eng. Marcellie Giratola, coordenadora da Comissão Crea-SP Jovem, apresentou o Sistema formado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, os Conselhos Regionais e a Mútua, esclarecendo os diferentes atores que contribuem para que o Crea-SP exerça suas atividades. Marcellie concluiu afirmando que “os nossos valores são a lealdade e a imparcialidade em todos os processos em que o Conselho atua, visando sempre que os profissionais e a sociedade tenham uma gestão que assegure a ética, a transparência, a agilidade e a eficácia em todos os processos”.  

Os participantes foram divididos depois em grupos de acordo com a cor de seus crachás de identificação, representando as oito Câmaras Especializadas do Crea-SP, para a realização de uma dinâmica ao longo da semana. 

O diretor de Educação do Conselho, Eng. Ricardo Carvalhal, discursou sobre o foco em melhorar a qualidade da formação, tornando os profissionais mais aptos às necessidades do mercado, e frisou o valor das relações interpessoais. “Aproveitem as conexões que vocês criarão aqui. Acreditem, isso vai ajudar vocês a resolver muitos problemas”. 

O diretor de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Fernando Pedro Rosa, discorreu sobre a atribuição das entidades e explicou o que as mais de 180 parceiras oferecem e como os estudantes e profissionais podem usufruir de seus serviços. “As entidades têm o papel de fomentar a capacitação profissional, oferecendo visitas técnicas, palestras, cursos e workshops”. 

Na sequência, representando a Superintendência de Colegiados do Conselho (SUPCOL), a Eng. Karina Corrêa Bragato, chefe da unidade de Plenário, Comissões e Grupos de Trabalho no Crea-SP, elencou as funções das Câmaras Especializadas, do Plenário, das Comissões e dos Grupos de Trabalho.  

Amanda Moreira, gerente de Experiência e Jornada para o Atendimento no Crea-SP, apresentou a Superintendência de Tecnologia e Inovação (SUPTEC) e como funciona o processo para obtenção do primeiro registro, entre outros serviços. “O Conselho concede 90% de desconto na primeira anuidade para os recém-formados que solicitarem o registro em até 180 dias da data de colação de grau”, pontuou. 

Para fechar o dia, o gerente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Kleber Brunheira, esclareceu sobre a Superintendência de Fiscalização (SUPFIS) e mostrou como o setor trabalha para fazer valer o exercício ético e legal das profissões, garantindo a atuação de profissionais habilitados e registrados nas atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências. A conversa foi seguida de um momento de perguntas e respostas, em que os participantes sanaram diversas dúvidas sobre a fiscalização. 

A programação da 11ª edição do ‘Por Dentro do Crea-SP’ segue até o dia 25 de setembro.  

 

Produzido pela CDI Comunicação