Conselho apresenta balanço de melhorias
22 de agosto de 2025, às 12h29 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Entre os mais de 260 conselheiros presentes, o Crea-SP apresentou, durante a Sessão Plenária do mês, realizada na quinta-feira (21/08), os dados obtidos pela Superintendência de Tecnologia e Inovação (SUPTEC) sobre as melhorias aplicadas aos sistemas da autarquia nos últimos seis meses.
Foi observado, por exemplo, um aumento de 45% no volume de empresas registradas, em uma comparação com o primeiro semestre de 2024. “Isso é fruto dos serviços oferecidos às pessoas jurídicas, como o registro automático”, explicou o superintendente Marcelo Pessoa. Apenas no mês de julho, foram 3,2 mil registros do tipo.
Outros números se destacaram, como a economia no tempo de emissão do relatório de fiscalização, tarefa que os agentes fiscais exercem nas operações e que gera autos de infração e boletos no caso de irregularidades do exercício profissional. “Foram mais de 50 mil novos autos de infração no período, com apoio de ferramentas que trouxeram inovação e eficiência, como o FISCALiza, aplicativo que foi otimizado e que nos permitiu reduzir em 50% o tempo de elaboração dos relatórios”, detalhou Pessoa.
O nível de transparência do Conselho com sua prestação de contas também foi mencionado. Em julho, o Crea-SP passou a atender 100% dos critérios do Tribunal de Contas da União (TCU) ao publicar, no Portal da Transparência, os dados abertos em um novo formato, em conformidade com as exigências mais atuais do órgão de controle. “Também implementamos o SEI! [Sistema Eletrônico de Informações], que já é amplamente utilizado nos poderes Judiciário e Executivo, e nos apoia na tramitação de processos”, acrescentou o superintendente.
Em resumo, Pessoa destacou a missão da área em atuar com eficiência e inovação para garantir a produtividade da autarquia, o que, segundo ele, tem sido desempenhado com sucesso, levando ao reconhecimento da gestão. “A dedicação da SUPTEC no pronto-atendimento a tudo aquilo que propomos para melhorar nossas atividades e solucionar nossos desafios tem elevado os serviços do Crea-SP”, declarou a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey.
Avanços e celebrações
Finalizadas as etapas regionais e estadual do Congresso de Profissionais, a Comissão Organizadora Regional (COR), responsável pelo andamento dos eventos e pela condução da seleção de sugestões para cidades inteligentes — que serão apresentadas no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em outubro —, teve um momento na reunião para fazer a entrega simbólica do caderno de propostas à presidente.
O tom era de celebração pela mudança significativa na abordagem política do Sistema Confea/Crea e Mútua para a 12ª edição do encontro, com um olhar mais amplo para os profissionais e para a sociedade. Coordenador do grupo, o Eng. Alexander Ramos fez uma fala marcante neste sentido: “Estamos entregando o resultado de um trabalho que envolveu todas as etapas regionais do Congresso, com foco na valorização dos profissionais e na contribuição para o progresso do nosso estado e do país. Este é o 12º Congresso e, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de discutir políticas externas, o que é um grande avanço”, discursou Ramos, reforçando a importância da participação ativa dos conselheiros.
Outro momento festivo da sessão foi a homenagem à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO), que completou 50 anos no último dia 9 de agosto. O 1º secretário AEAO e membro da COR, Eng. Leandro Fogaça, fez um agradecimento ao Crea-SP pelo apoio constante. “Desde o início, o Conselho sempre esteve ao nosso lado, apoiando e oferecendo condições para que fizéssemos nosso trabalho com os profissionais. Que essa parceria continue por muitos anos”, disse.
Antes de seguir para a votação de processos, rito administrativo do plenário, a presidente Lígia aproveitou para anunciar a abertura das inscrições para o próximo Estágio Visita. “Essa iniciativa é um sucesso graças ao engajamento das instituições de ensino e entidades de classe aqui representadas. Vocês, conselheiros, têm um papel muito importante e são fundamentais para o Conselho nisso”, pontuou.
O programa está com chamada aberta aos estudantes e recém-formados dos cursos da área tecnológica, que têm até o dia 7 de setembro para se inscrever. Mais informações aqui.
Produzido pela CDI Comunicação