Colégio de Presidentes conclui etapa de São Paulo
18 de julho de 2025, às 9h12 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O segundo dia do 4ª Colégio de Presidentes de 2025, sediado pelo Crea-SP em São Paulo, foi encerrado na quarta-feira (16/07), no espaço do CreaLab Coworking, localizado na Sede Angélica. Organizado pelo Confea, o encontro deu continuidade à integração entre as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua e contou com a participação do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais e presidente nacional do PSD, engenheiro Gilberto Kassab. Sua presença nas discussões sobre temas estratégicos para as profissões reforçou o diálogo com o poder público, ampliando a articulação com os Conselhos Regionais.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, destacou o compromisso institucional com o desenvolvimento do setor. “Este espaço simboliza uma visão de futuro para nossos profissionais. É uma honra receber lideranças que compartilham o propósito de valorizar o exercício profissional, estimular a inovação e avançar em pautas estratégicas. A presença do Kassab evidencia a necessária interlocução para construirmos políticas públicas mais eficazes e conectadas às reais demandas da sociedade”, afirmou.
Nesse contexto, o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, enfatizou a relevância da participação do secretário. “A presença do engenheiro Kassab, com sua trajetória ligada à gestão pública e à valorização da Engenharia, Agronomia e Geociências, demonstra o alinhamento que buscamos com as esferas governamentais. Essa cooperação é essencial para progredirmos em pautas estratégicas, ampliando o impacto das nossas ações que visam melhorar a vida nas cidades e a valorização das profissões”, declarou.
Marchese também mencionou a importância de realizar a reunião na primeira unidade da rede CreaLab Coworking, ressaltando que a escolha do local contribui para a otimização de recursos e demonstra, na prática, a eficiência e a capacidade de inovação na gestão do Sistema.
Kassab abriu a fala lembrando da sua conexão com o setor e defendeu a colaboração entre o poder público e a área tecnológica. “Sou engenheiro com muito orgulho e sempre estive próximo do ambiente do Crea-SP, acompanhando seu trabalho”, disse. E prosseguiu: “É fundamental que sigamos trabalhando com o Confea, os Conselhos Regionais e as entidades de classe, cada vez mais presentes e atuantes. Essa união é essencial para construirmos um Brasil melhor”, completou.
Ao concluir, o secretário salientou que um país melhor depende diretamente da valorização da área tecnológica. “Investir em infraestrutura, valorizar a Engenharia e criar condições para que ela atinja padrões de excelência internacional são passos fundamentais para impulsionar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Kassab.
Já o coordenador do Colégio de Presidentes em 2025 e presidente do Crea-GO, Eng. Lamartine Moreira, ressaltou o papel do encontro como instância de alinhamento nacional. “Momentos como este reforçam a centralidade do Colégio de Presidentes como espaço estratégico. É nessa construção conjunta que alinhamos prioridades e fortalecemos nosso trabalho em todo o país”, salientou.
Avanço técnico e cooperação nacional
Os representantes do Sistema firmaram um termo de cooperação voltado à elaboração de uma norma técnica sobre pontos de recarga para veículos elétricos em edificações. Também foi assinado um protocolo de intenções entre o Confea, o Crea-SP e o Crea-RN para a realização de novas edições da 6ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização.
A presidente Lígia abordou a ação conjunta que visa ampliar o alcance da fiscalização e promover a valorização profissional. “Entre os dias 25 e 29 de agosto, receberemos, em Campinas, uma grande mobilização nacional das equipes voltada à área de infraestrutura. A iniciativa reforça nosso compromisso com a fiscalização qualificada e com a atuação técnica em prol da sociedade”, explicou.
Na mesma linha, o presidente do Crea-RN, Eng. Roberto Wagner, falou sobre o foco da próxima etapa da força-tarefa no estado potiguar. “O objetivo é intensificar a fiscalização no setor de energias renováveis. O Rio Grande do Norte tem liderança nacional na geração de energia eólica e forte presença em fotovoltaica, por isso, será um dos próximos estados a receber a ação”, pontuou.
Dando continuidade às discussões técnicas, o major Ronaldo Ribeiro, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), apresentou o planejamento e as diretrizes operacionais voltadas à segurança contra incêndios em garagens e edificações com estações de recarga para veículos elétricos. A exposição tratou de aspectos regulatórios, riscos associados e medidas preventivas.
A próxima etapa do Colégio de Presidentes acontece nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto Alegre (RS). Em 2025, as reuniões já passaram pelo Distrito Federal, Tocantins e Piauí. O ciclo será encerrado nos dias 18 e 19 de dezembro, em Cuiabá (MT), consolidando um percurso estratégico de debates e alinhamentos em diferentes regiões do país.
Saiba mais aqui.
Produzido pela CDI Comunicação