Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/bienal-do-lixo-une-arte-e-sustentabilidade/>.
Acesso em 03/07/2025 às 12h32.

Bienal do Lixo une arte e sustentabilidade

Casa do Futuro foi destaque do evento em São Paulo

2 de julho de 2025, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Bienal do Lixo, feira que une arte, educação e sustentabilidade para provocar reflexões sobre o consumo consciente e a responsabilidade ambiental, aconteceu no mês de maio em São Paulo. Desde então, a iniciativa instigou a área tecnológica ao propor o desafio de transformar resíduos em soluções criativas, inspirando ainda no público uma mudança cultural de hábitos para enxergar valor no que seria descartado.

Com uma programação diversa, o evento contou com exposição de arte, oficinas de reciclagem, mostra de cinema com debates, miniusina de transformação de plásticos ao vivo, além de painéis sobre ESG (práticas ambientais, sociais e de governança, em tradução livre), desfile de moda sustentável e até uma Casa do Futuro construída a partir de plástico reciclado.

A ação teve atenção do Crea-SP na fiscalização e também na agenda sustentável, já que a autarquia é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. “Temos um compromisso com o futuro e isso passa por estimular, nos profissionais registrados, um espírito de coletividade. Acompanhar iniciativas como a Bienal do Lixo é uma maneira de estabelecer a relação de importância das profissões para a construção de projetos baseados em conhecimento técnico e também de evidenciar quais temas esses responsáveis técnicos precisam observar e buscar para que estejam alinhados às demandas da sociedade”, comentou a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey.

A Casa do Futuro é um exemplo. A obra de 80 metros quadrados foi feita a partir de 5 mil blocos produzidos com plástico reciclado, o equivalente a 2,5 toneladas de resíduos retirados da natureza. Os blocos foram processados, moldados e encaixados de forma inovadora para compor a estrutura da edificação que tem cômodos funcionais, eletrodomésticos e até ar-condicionado, todos abastecidos por um carro elétrico, reforçando a proposta de sustentabilidade e eficiência energética.

Consultor do projeto, o inspetor do Crea-SP pelo município de Potim, Eng. Emerson Canela, participou ativamente da montagem e dos preparativos da Casa, considerada uma das principais atrações da Bienal do Lixo. “É um projeto muito significativo e alinhado às pautas de sustentabilidade, pois demonstra, de forma prática e acessível, como a Engenharia pode contribuir com soluções criativas e responsáveis para o reaproveitamento do plástico reciclado”, afirmou.

Produzido pela CDI Comunicação