100 mil CARs: um marco ambiental
18 de dezembro de 2024, às 10h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Foram contabilizados 100 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs). A conquista histórica desse registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, foi comemorado durante a SP Agro, que aconteceu na quinta-feira (12/12), no Palácio dos Bandeirantes. A entrega do título contou com uma homenagem especial ao inspetor do Crea-SP em Marabá Paulista, extremo Oeste de São Paulo, Eng. Manoel Rainho Júnior, de 55 anos, personagem principal dessa história.
A finalidade do CAR, que já conta com mais de 400 mil registros ativos, é integrar as informações ambientais das propriedades e posses, compondo base de dados para controles, monitoramentos, planejamentos e combate ao desmatamento. O número recorde é muito significativo, pois simboliza a conservação territorial no agronegócio, com 25% do território preservado, acima da exigência do Código Florestal, de 20%.
“É um marco histórico, especialmente considerando a complexidade envolvida no processo de análise até a validação. Representar todos os produtores do Estado em um evento tão grandioso e receber o certificado pelas mãos do governador, Eng. Tarcísio de Freitas, foi uma experiência emocionante e gratificante. Esse reconhecimento reforça toda a minha dedicação em prol da recuperação e preservação ecológica”, afirmou Júnior. Sua propriedade, a Fazenda Miralua, é exemplo de preservação, com 500 mil mudas nativas plantadas, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
O engenheiro é gestor das fazendas da família desde 2002, equilibrando alta produtividade, compromisso sustentável e práticas modernas de bovinocultura de corte com integração entre agricultura e pecuária, incluindo plantio de sorgo para silagem e manejo rotacionado das pastagens. A recente regularização fundiária no Pontal do Paranapanema trouxe segurança jurídica e consolidou a sustentabilidade de suas operações, reforçando o legado de conservação para as futuras gerações.
O envolvimento do Crea-SP com o assunto não é de agora. Em maio deste ano, foi firmada uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), para apoio técnico na viabilização do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O PRA é uma atribuição da Secretaria, conforme disposto na Lei Federal 12.651/2012, que estabelece as diretrizes para a análise e validação de CARs e Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADAs).
Em junho, o Conselho realizou uma verdadeira aula sobre CARs e PRADAs, passando por legislação, sistemas e procedimentos. Com isso, engenheiros agrônomos conseguiram entender ainda mais sobre os processos e porque seus usos são indispensáveis.
A autarquia desempenha uma função fundamental ao promover a capacitação e melhor entendimento para a correta elaboração desses instrumentos. “Oferecemos aos nossos profissionais registrados a expertise necessária para impulsionar soluções que unem desenvolvimento sustentável e inovação, especialmente no campo. As decisões tomadas aqui influenciam diretamente o equilíbrio entre o avanço do agronegócio e a proteção do meio ambiente”, destacou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.
Produzido pela CDI Comunicação