Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/90anos/ligia/>.
Acesso em 16/07/2025 às 17h02.
90-anos---ligia

Eu me chamo Lígia Mackey, sou engenheira civil e hoje eu sou Presidente do CREA São Paulo. Eu acho que eu já nasci engenheira. Eu gostava muito de fazer projetos de casa, quando eu passava em algum lugar e via uma casa bonita, eu tentava reproduzir quando eu chegava em casa, então, eu comprava cadernos de desenho e ficava fazendo casa. Quando eu fui prestar vestibular, eu prestei para Arquitetura, não entrei e prestei para Engenheira Civil. E entrei em duas faculdades de Engenharia, então acho que era uma coisa meio de destino mesmo.

Eu me formei engenheira civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba faz 30 anos e fui trabalhar na área. Na época, eu fui a quinta engenheira de Rio Claro, que é a minha cidade natal, e assim que eu me formei, já estava trabalhando como engenheira e fui trabalhando, me especializando…

Eu me formei, fui fazer algumas matérias na Unicamp para me especializar em cálculo estrutural e, desde então, já construí mais de 500 imóveis entre comercial, residencial e acho que isso está dentro de mim, então, não consigo me ver fazendo outra coisa.

Estar Presidente, eu acho que me conecta aos profissionais justamente por isso, porque eu trabalho com obra, vivo o dia a dia da Engenharia, esses 30 anos eu sempre trabalhei. Então, eu entendo as dificuldades, muitas vezes os profissionais, e eu não consigo parar, é uma coisa que a gente aqui no CREA, a gente passa por aqui, mas a profissão é a vida toda. Então, eu não posso abandonar as minhas origens e aquilo que eu amo fazer, é por isso que eu não paro realmente.

Em 2020 eu fui diagnosticada com câncer de mama e fui diagnosticada por uma máquina, por uma imagem de uma máquina que foi projetada por um engenheiro, então, todos os exames que eu fazia, toda a minha trajetória no período da doença, tudo que eu passei, era através de diagnóstico de imagem. Então, a minha experiência com a Engenharia, além de construir sonhos como engenheira civil, eu tive uma experiência muito gratificante, porque eu falo que a Medicina, aliada à Engenharia, ela salvou a minha vida. Então, a Engenharia está em tudo e ela é fundamental, então eu vejo a Engenharia como uma profissão, assim, fundamental para a gente mover o mundo.