Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/estagio-visita-completa-a-ultima-edicao-de-2023/>.
Acesso em 16/07/2025 às 12h29.

Estágio visita completa a última edição de 2023

Estudantes concluem 4ª etapa em plenária do Crea-SP e enaltecem experiência

22 de setembro de 2023, às 10h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

“Agora, nós também seremos os olhos da Lei”, afirmou a aluna de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, Ana Larissa Correia, se referindo ao papel do Crea-SP, de fiscalizar o exercício profissional da área tecnológica. A estudante integrou o grupo de 90 alunos e recém-formados dos cursos de Engenharias, Agronomia e Geociências, que participaram da 4ª edição do estágio visita ‘Por dentro do Crea-SP’. Os futuros profissionais estiveram na sessão plenária do Conselho, realizada nesta quinta-feira (21/09), na Sede Angélica, para o encerramento do programa.

“Os alunos conheceram a real função do Crea-SP, que busca valorizar, proteger e crescer junto aos profissionais. O objetivo dessa iniciativa é impactar positivamente a carreira deles, desde a formação”, explicou o vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Jr. “Queremos que voltem, já fazendo parte do Sistema e ocupando as cadeiras do plenário”, completou.

Iniciado em março, o programa, que já recebeu mais de 300 estagiários-visitantes de diversos municípios paulistas, apresenta desde as funções administrativas às ações fiscalizatórias da autarquia em uma imersão de quatro dias. Dentre as atividades realizadas, os universitários foram levados às operações das unidades do Crea-SP em Osasco, Campos do Jordão, Sorocaba e Bragança Paulista.

Para Marcelo Correia, que cursa Engenharia Elétrica na UNESP de Ilha Solteira, o estágio foi enriquecedor. “Acompanhamos os processos do dia a dia e as visitas técnicas com os agentes fiscais, onde conhecemos as atividades dos profissionais de perto, além de entender como funcionam as indústrias por dentro”, destacou.

A aluna de Engenharia Aeronáutica, na Universidade Paulista (UNIP), Camile Ribeiro Silva, disse que a experiência oferece um suporte em todas as áreas. “O programa é um sonho para nós, estudantes. Por meio dele, o Conselho nos dá assistência sobre todas as engenharias”, comentou ela que, inclusive, está realizando um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a construção de um avião sustentável.

Já Mikaely Rodrigues, que faz o curso de tecnologia em Construção Civil na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), ressaltou que a experiência a fez enxergar novas oportunidades. “Resolvi me inscrever porque não conhecia nada do Crea-SP e a minha percepção era que não valia para a minha profissão. Então, queria descobrir para o que servia. Agora, sei que o Conselho é voltado justamente para a área em que atuo e que não preciso de uma graduação para complementar o meu curso de tecnóloga, pois tenho espaço no mercado de trabalho, atuando em canteiro e em parceria com um engenheiro civil”, compartilhou.

Representando os estudantes na composição da Mesa Diretora, Ana Larissa também destacou as conexões criadas entre os participantes e a visão mais ampla sobre as profissões da área tecnológica e a própria autarquia. “Tivemos uma grade espetacular, desde os temas abordados

às aulas teóricas e práticas. Não tínhamos noção do quanto o Conselho nos representa, e, agora, entendemos realmente como funciona. De forma geral, o estágio atendeu ao que foi proposto, que era estarmos por dentro do Crea-SP”.

Produzido pela CDI Comunicação