Desafios na integração aluno-sociedade
26 de abril de 2023, às 8h33 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Na segunda reunião do ano do Colégio Estadual de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES), o assunto principal foi a curricularização da extensão no ensino superior. O encontro aconteceu na Sede Angélica na quarta-feira (19), recebendo representantes dos cursos da área tecnológica de todo o Estado. A condução dos trabalhos esteve a cargo do coordenador do colegiado, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, e da diretora de Educação do Crea-SP, Eng. Agr. Andrea Sanches (foto abaixo).
Conforme a Resolução nº 7 MEC/CNE/CES/2018 do Ministério da Educação, atividades de extensão podem ser inseridas nas modalidades de projetos, eventos, programas, cursos e oficinas e prestação em serviço, relacionadas à formação do estudante, e devem envolver diretamente comunidades externas. Além disso, essas atividades precisam representar 10% da carga horária total curricular do curso.
Ter contato e desenvolver atividades visando benefícios para a sociedade é algo que traz experiência para os estudantes, além de aproximá-los do mercado de trabalho. “Na Unesp, colocamos um conjunto de disciplinas chamado ‘Engenharia a serviço da sociedade’, um projeto piloto com 100 alunos de todas as engenharias, montando grupos multidisciplinares, com diversas temáticas, como as cidades inteligentes, para que possam olhar para a cidade e procurar soluções para os problemas encontrados”, disse o Eng. Mec. Ruis Camargo Tokimatsu, representante da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP (acima).
“Este é o objetivo da extensão: compartilhar conhecimento e pesquisa, e articular junto às necessidades da sociedade como uma forma de interação e transformação”, concluiu o coordenador do CIES-SP.
Produzido pela Superintendência de Relações Institucionais e Comunicação
Colaboração: Estagiários Milena Souza e Marcos Santos
Supervisão: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM