Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-05-a-09-09-2022/>.
Acesso em 04/07/2025 às 11h12.

Área Tecnológica na Mídia – 05 a 09/09/2022

Confira as notícias da semana.

5 de setembro de 2022, às 11h30 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

 


09/09/2022: Tecnologia LIBS / Climas Extremos / Assistência ao Motorista / Agricultura Digital / Plataforma do Metrô


 

A técnica LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy) recebeu recentemente reconhecimento internacional, avanço que deverá ter impactos diretos para os agricultores brasileiros, como mostra o portal da Embrapa. A tecnologia de lasers, que já é usada pela Nasa, permite a mensuração em larga escala de dados referentes aos solos, incluindo a quantidade de carbono estocado, a presença de diferentes texturas e o pH. As medições ainda podem ser feitas de forma rápida, econômica e precisa, sem a geração de resíduos. Com isso, a expectativa é que o LIBS contribua com o manejo sustentável de áreas agrícolas.

 

A Agência Espacial Europeia revelou o primeiro satélite projetado para alertar antecipadamente as autoridades sobre a chegada de climas extremos. Após um investimento de 4 bilhões de euros, o MTG-I1 será lançado até o final deste ano e deverá monitorar os fenômenos meteorológicos – em especial, tempestades e inundações – da Europa e da África. Assim, a espaçonave de 3,8 toneladas transmitirá imagens a partir do próximo ano e será acompanhada em órbita geoestacionária por mais três satélites. A iniciativa, segundo o Terra, engloba um esforço mundial de US$ 100 bilhões contra mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global.

 

A Ford anunciou na quinta-feira (8) a primeira grande atualização do sistema avançado de assistência ao motorista, adicionando mudança de faixa sem as mãos e outros recursos. O sistema BlueCruise, que foi lançado em 2021, realizará automaticamente uma mudança de faixa quando solicitado pelo motorista. A assistência preditiva ajusta automaticamente a velocidade à medida que os motoristas se aproximam de uma curva fechada e avisa o condutor com antecedência quando uma mudança de velocidade está prestes a ocorrer, reporta o TEG6.

 

A agricultura digital auxilia a eficiência operacional da propriedade. O uso de drones substitui a pulverização tradicional ou por aeronaves. O equipamento é usado no Vale do Ribeira, região em que o uso da pulverização aérea é limitado. Tecnologias para aplicação de defensivos são as que mais têm evoluído – estão à disposição do produtor equipamentos e sensores no trator para que se possa medir o fluxo da calda, regular a velocidade da máquina e a pressão do pulverizador, destaca o Agro em Dia.

 

A BYD SkyRail participará da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre 13 e 16 de setembro, no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana. A empresa chinesa vai abordar o processo de fabricação e de testes das portas de plataforma da Linha 17-Ouro. A fabricante está montando as 14 composições de monotrilho que circularão no ramal. Os trens têm uma forma mais aerodinâmica do que outros monotrilhos e um sistema de bateria de emergência que leva a composição até a próxima estação durante uma queda de energia, informa o site do Metrô.

 


08/09/2022: CineSolar em Hortolândia / Sebrae-SP Black Start / Máquinas Agrícolas / Desenvolvimento de Material / Tratamentos de Doenças


 

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que retorna à cidade de Hortolândia (SP), com atividades culturais para a população, relata a Gazeta de S. Paulo. O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Nas sessões, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

 

Pessoas empreendedoras negras com negócios em tecnologia podem se inscrever no Black Start, programa do Sebrae-SP para apoiar a validação do modelo de negócio e aquisição dos primeiros clientes, destaca o Diário Campineiro. As ações serão voltadas para negócios em fase de validação do MVP (produto mínimo viável), ou seja, que estão buscando provar que a solução é adequada para resolver o problema pretendido por meio de testes com clientes reais. O objetivo é contribuir com o processo de maturação das startups lideradas por pessoas negras e fortalecer o ecossistema de inovação.

 

O 5G vai agregar novos processos à agricultura. A tecnologia possibilitará a transmissão em tempo real de imagens em alta definição de plantações para acompanhamento a distância de uma equipe técnica, automação de processos, acompanhamento em tempo real das condições climáticas e análises do solo e saúde do que está plantado, informa o Brasil 61. Máquinas agrícolas estão sendo preparadas para a Internet das Coisas (IoT), com sistemas que conversam entre si. Essas máquinas captam as informações de vários processos e as correlacionam para gerar dados e análises.

 

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, em colaboração com a Força Aérea, desenvolveram um circuito integrado em material maleável, feito de polímeros de borracha, capaz de ‘pensar’, destaca o Tecmundo. A pesquisa traz inovações no campo da engenharia de materiais. A construção de um circuito integrado em um material que não é semicondutor é pioneira. Segundo os pesquisadores, o componente é capaz de verificar as forças que estão ao redor e calcular qual a melhor resposta para o estímulo. As informações são recebidas e codificadas de forma binária no próprio material.

 

Cientistas criam app que pode melhorar tratamentos contra Covid-19 e câncer, informa o Olhar Digital. A tecnologia foi expandida, de modo a simular interações moleculares ainda mais complexas – tornando seu uso mais fácil para leigos – e, por meio de suas descobertas, tentam entender como o vírus SARS-CoV-2 infecta o corpo humano. O app prevê a força, velocidade e seletividade de interações multivalentes, que envolve moléculas que possuem múltiplas áreas de ligação e que podem ser utilizadas para desenvolver medicamentos e tratamentos, em especial, para a Covid-19 e o câncer, explica Casim Sarkar, principal autor do artigo e professor do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Minnesota.

 


06/09/2022: Vazamentos de Dados / Tecnologia Blockchain / Foguete Artemis


 

Após registrar 24,2 milhões de casos de vazamento de dados entre janeiro e novembro de 2021, o Brasil chegou à 6ª posição no ranking de países que mais sofrem com ataques cibernéticos do tipo. Segundo os dados levantados pela empresa Surfshark, quem mais sofre com o problema no âmbito nacional é a administração pública, reunindo 29,8% dos casos, enquanto o setor financeiro ocupa o segundo lugar, com 27%. Entre casos emblemáticos vividos pelo país estão o vazamento de dados da Polícia Federal e a investida contra o aplicativo ConecteSUS, que ficou dez dias fora do ar, destaca o Terra.

 

Com uma parceria com a startup Reutiliza, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) usa a tecnologia blockchain em um sistema de rastreabilidade de resíduos produzidos durante o Rock in Rio. Dessa forma, é possível saber a destinação dos materiais recicláveis recolhidos pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A empresa pública também gerencia a reciclagem de resíduos orgânicos, que resultarão na produção de biogás, relata o Blocktrends.

 

A Nasa anunciou que não deverá retomar as tentativas de lançamento da missão Artemis I nesta semana. A agência espacial dos EUA informou que deve realizar a decolagem somente no final de outubro, reporta o Yahoo!. Para lançar o foguete, além de não haver falhas técnicas, como ocorreram nos últimos dias, é necessário bom tempo. A espaçonave Orion depende de painéis solares para a geração de sua energia. A próxima janela de lançamento seria entre 19 de setembro e 4 de outubro, mas esse calendário entra em conflito com os preparativos da missão Crew-5.

 


05/09/2022: Mercado de imóveis / Sustentabilidade em Piracicaba / Bife Bioimpresso / Fazendas do Futuro / Real Digital


 

A construção civil registrou o maior número de lançamentos e vendas de imóveis nos últimos dois anos. O mercado imobiliário foi um dos principais setores responsáveis em gerar oportunidades de trabalho em todo o Brasil entre 2020 e 2021. De acordo com informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os segmentos de médio e alto padrão têm sido os responsáveis pelo aquecimento do mercado neste ano. Em Campinas, o setor cresceu 147% no ano passado, com diversos lançamentos, informa o Hora Campinas.

 

O impacto ambiental gerado pelas mudanças climáticas tem levado tanto a população a repensar sua forma de viver como setores da economia a repensarem os serviços e produtos oferecidos. E isso não tem sido diferente no setor imobiliário. Lançada na terça-feira (30) no Residencial AlphaVille, no bairro Santa Rose Ipes, em Piracicaba (SP), a Casa Verde, que conta 300 metros quadrados, se propõe a ser uma referência em relação às habitações sustentáveis, com recursos que vão de telhas que geram energia a um solo que permite a permeabilidade da água, para manter nutrientes, mostra reportagem do G1.

 

Um projeto desenvolvido por pesquisadores de Gestão e Tecnologia Industrial do Senai Cimatec, em Salvador, produz uma carne alternativa para a produção agropecuária, responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil, relata o Gizmodo. A partir de células tronco extraídas da carne bovina, 15 profissionais desenvolvem células em uma estrutura morfológica similar à carne, que recebem nutrientes e se multiplicam. O bife de laboratório impresso em 3D em uma bioimpressora tem a aparência e a textura de carne.

 

A startup IronOx, do Vale do Silício, apresentou uma nova ideia de fazenda, com plantações dentro de galpões ou até casas, sendo cuidadas por robôs e observadas por câmeras inteligentes, reporta o Olhar Digital. Um robô move bandejas de 453 quilos com as plantas, outro as manipula e um terceiro aplica a quantidade certa de água e nutrientes com base no que as câmeras apontam. O objetivo é produzir alimentos com água da irrigação reutilizável. A IronOx afirma que os humanos colherão e embalarão os produtos.

 

O real digital, futura moeda virtual oficial do país, está em elaboração pelo Banco Central. A previsão é que um projeto-piloto seja lançado no segundo semestre de 2024. O BC informou que planeja, com a versão digital da moeda, baratear custos de operações bancária e aumentar a inclusão dos consumidores no novo mercado financeiro, cada vez mais atrelado às redes e ao mundo virtual. As diretrizes do real digital foram lançadas em 2021. Não é criptomoeda porque será garantida pelo governo, destaca o G1.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP