Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-23-a-27-05-2022/>.
Acesso em 18/07/2025 às 07h58.

Área Tecnológica na Mídia – 23 a 27/05/2022

Confira as notícias de hoje

27 de maio de 2022, às 12h38 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

 


27/05/2022: Robôs por Controle Remoto / Centro de Engenharia / Porto de Santos / Confiança da Indústria


Engenheiros da Universidade Northwestern, no Illinois, inventaram o menor robô móvel do mundo controlado remotamente, segundo a revista ‘Science Robotics’. Cada um tem cerca de meio milímetro de largura – menor do que a espessura da moeda de um centavo dos EUA, reporta a CNN Brasil. Os robôs são feitos de uma liga maleável com memória de forma, que pode ser deformada e retorna à forma original quando é aplicado calor.

 

A Embraer, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciaram a aprovação de um investimento compartilhado de R$ 48 milhões, nos próximos cinco anos, em um Centro de Pesquisa em Engenharia para a mobilidade aérea do futuro, reporta a IstoÉ Dinheiro. As atividades serão fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada.

 

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, reiterou nesta quinta-feira (26) os planos para a privatização do Porto de Santos e a realização da 7ª rodada de leilões de aeroportos neste ano, relata o G1. O edital de licitação do Porto deve sair no 4º trimestre. A 7ª rodada de aeroportos, que incluirá o terminal de Congonhas, entre outros, deve acontecer até agosto.

 

A confiança da indústria no Brasil avançou em maio ao maior patamar em cinco meses, diante da melhora tanto na percepção sobre o momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta sexta-feira (27), registra o Terra.

 


26/05/2022: Indústria 4.0 / Controle Biológico / Sustentabilidade  / Novos Satélites


Sete em cada dez empresas no Brasil usam pelo menos uma tecnologia digital, segundo a ‘Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois’, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2016, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, o índice estava pouco abaixo da metade (48%), reporta o Canal Tech. A partir da integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. A pesquisa considerou 18 tipos de tecnologias digitais, como automação (com e sem sensores), sistemas integrados para fabricação de produtos, impressão 3D, produção com auxílio de inteligência artificial e análises de modelos virtuais para projetos.

 

O Ministério da Agricultura registrou 52 defensivos agrícolas, dos quais 20 de controle biológico – 13 para uso na agricultura orgânica, informa o Broadcast Agro. “Com o registro desses 20 produtos, já somam 36 produtos de baixa toxicidade para o controle de pragas registrados em 2022”, disse a pasta, em nota. Os produtos registrados constam do ato n° 23 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União.

 

Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que os CEOs apontam a sustentabilidade como um tópico crítico dentro dos compromissos corporativos. Os executivos reconhecem o assunto como fundamental nos negócios, relata o Ti Inside. A pesquisa, realizada com mais de 3000 CEOs no mundo todo, destaca que à medida que as lideranças empresariais enfrentam cada vez mais pressão dos conselhos e investidores, a falta de insights de dados confiáveis está prejudicando a sua capacidade de agir. 48% dos entrevistados no Brasil classificam a sustentabilidade como uma prioridade máxima para suas empresas, um aumento de 65% desde 2021.

 

O Brasil enviou ao espaço na quarta-feira (25) dois satélites por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX. O lançamento, realizado nos Estados Unidos, faz parte do Projeto Lessonia, que pretende viabilizar uma constelação desses equipamentos em baixa órbita, relata o Tilt. Segundo o governo, o objetivo é prover infraestrutura espacial que possa ser usada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e outras agências governamentais para, por exemplo, monitorar a Amazônia e as fronteiras do país.

 


25/05/2022: Impressão 3D / Impacto Socioambiental / Energia Solar / 5G


Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um novo método de impressão 3D que utiliza raios de luz para fabricar objetos em segundos, expõe o Canal Tech. Pela primeira vez, eles conseguiram esse feito usando resina opaca em vez de transparente. Segundo os cientistas, o desafio de usar esse material para imprimir objetos volumétricos é que a luz não se propaga suavemente pela superfície, dificultando o acúmulo de energia necessária para a solidificação eficiente da resina utilizada em impressoras 3D. “Com resina opaca, perdemos muita resolução no objeto impresso. Então, tentamos encontrar uma solução que nos permitisse fabricar componentes nessa mesma resina, mas sem perder as vantagens e a rapidez de nossa impressora volumétrica”, explicou o estudante de engenharia Jorge Madrid-Wolff, coautor do estudo.

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o consórcio AWL, formado pelas aceleradoras Artemisia, Wayra e Liga Ventures, lançaram a chamada para o ciclo 2022 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto. Até 24 de junho, estão abertas as inscrições para os dois estágios do programa: criação (focado no desenvolvimento de novos negócios de impacto socioambiental) e tração (para ganho de escala de startups), informa a Agência Brasil. Poderão se inscrever empreendimentos que tenham como foco ideias ou projetos relacionados à solução de problemas sociais e/ou ambientais.

 

Um levantamento feito pelo Instituto Escolhas mostra que a conta de energia elétrica poderá ficar até 13,5% mais barata se o governo federal repassar tributos ao Tesouro Nacional e aumentar os investimentos em energia solar. O estudo foi entregue ao Senado para análise dos parlamentares e poderá se tornar um projeto de lei nos próximos meses, informa o iG. Segundo a pesquisa, apenas a redução de encargos e cobrança de taxas não relacionadas ao setor elétrico provocaria uma queda de 8,5% na conta de luz.

 

Uma pesquisa realizada pela IDC Latin America aponta que 95% dos brasileiros dizem ter algum conhecimento sobre o 5G, resultado que coloca o país bastante à frente da média da região (75%) e que demonstra o destaque que o assunto tem tido no Brasil recentemente, ressalta reportagem do Ti Inside. Os dados fazem parte da LATAM Consumer Future of Connectedness Survey, estudo que ouviu mais de 3 mil pessoas em toda a América Latina, sendo 723 brasileiros, e que visa compreender as expectativas dos consumidores pela chegada da conectividade sem fio de quinta geração. Cerca de 84% dos entrevistados acreditam que o 5G irá transformar totalmente o acesso à internet pelos usuários.

 


24/05/2022: Eletricidade e Água / Usina Hidrelétrica / 5G / Casa Verde e Amarela


A Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia -, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou uma ilha de policogeração sustentável capaz de gerar, simultaneamente, eletricidade, água destilada e biodiesel, reporta a Época Negócios. Segundo a coordenadora do projeto, Carolina Naveira-Cotta, o sistema conjuga o uso de energia solar com a recuperação de calor. “Temos painel solar que gera eletricidade e, ao gerar eletricidade, joga fora muito calor no ambiente. Esse calor é recuperado para a destilação de água. Por isso, permite gerar eletricidade simultaneamente à água destilada. Essa água é potável, pode ser usada para consumo humano ou ter algum uso industrial”, explicou.

 

Engenheiros chineses trabalham na construção de uma barragem com 180 metros de altura, usando inteligência artificial (IA) e impressoras 3D, reporta o Canal Tech. A estrutura fará parte da usina hidrelétrica de Yangqu, que deve ser concluída em 2025. Toda a estrutura será erguida camada por camada, utilizando um processo semelhante ao de impressoras 3D convencionais. A diferença é que para construir a barragem serão usados caminhões, tratores, pavimentadoras, escavadeiras e rolos compressores não tripulados, controlados por um sistema de IA, que foi projetado para reduzir as chances de acidentes no canteiro de obras.

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou a Consulta Pública nº 36, sobre os requisitos que deverão ser observados pelas operadoras de telecom na instalação de estações para o 5G, na subfaixa de 3.300 MHz e 3.700 MHz, em áreas próximas de aeroportos, noticia o Convergência Digital. Os requisitos estabelecem uma Zona de Atenção nas proximidades de pistas de pousos e decolagens de certos aeroportos, cuja lista constará da versão final do Ato a ser aprovado pela Agência. Nessas Zonas de Atenção, as operadoras deverão observar as regras definidas pela Anatel no apontamento do feixe principal das antenas, para manter os padrões de segurança da navegação aeronáutica.

 

A indústria da construção civil espera reunir-se nesta semana com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, para discutir mudanças no programa Casa Verde e Amarela, que no 1º trimestre teve queda de 25,6% nos lançamentos sobre o mesmo período do ano passado, relata a Forbes. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a discussão deve envolver aumento de subsídios, fundo garantidor e melhorias na concessão de crédito.

 


23/05/2022: Torre Mata Atlântica / Material Genético / Futuro do Alimento


Conhecido por desafiar normas e padrões da arquitetura moderna, o francês Jean Nouvel, 76 anos, ganhou fama internacional com os projetos do Instituto do Mundo Árabe (1987) e da Fundação Cartier para Arte Contemporânea (1994), em Paris. Premiado com o prestigioso Pritzker e com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, Nouvel projetou o Guggenheim Rio, a filial brasileira do museu americano de arte contemporânea, que não vingou. Passados quase 20 anos, Nouvel não desperdiçou a segunda chance no Brasil: é dele a assinatura da Torre Mata Atlântica, parte do hotel de luxo Rosewood São Paulo, no centro. A inauguração está prevista para junho, informa a Veja.

 

A BRF iniciou uma operação diária com um sistema de drone na distribuição de material genético suíno para atender as seis granjas localizadas na fazenda de 1,3 mil hectares da empresa no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, reporta o site A Rede. A expectativa é que o transporte seja utilizado em todas as granjas até o fim de junho, levando o sêmen que é coletado no Centro de Difusão Genética. A aeronave comporta peso máximo de 2,5 quilos e pode levar 40 doses, realizando, em média, 23 viagens diárias.

 

A convergência de tecnologias revolucionárias – produtos químicos, materiais, ciências da vida, digitalização, dados e mobilidade – transformou os sistemas alimentares em um viveiro de inovação, destaca a Forbes Agro. Avanços científicos e analíticos estão permitindo que os pesquisadores trabalhem com inúmeras combinações de genes e grandes quantidades de dados para descobrir novas características de culturas e práticas agrícolas. A biotecnologia está criando culturas resistentes a pragas e doenças; tolerantes à seca, ao calor e às inundações; e com mais proteínas, aminoácidos essenciais e vitaminas.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP