Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-31-05-a-02-06-2021/>.
Acesso em 28/07/2025 às 08h26.

Área Tecnológica na Mídia – 31/05 a 02/06/2021

Confira as notícias da semana

2 de junho de 2021, às 11h36 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Área Tecnológica na Mídia


02/06/2021: Marco das startups / Medicina e Engenharia / Embraer elétrica / Geologia / Fios nos postes / Coronovac na OMS


O presidente Jair Bolsonaro sancionou na terça-feira (1º) o projeto de lei complementar que institui o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, informa a Agência Brasil. A medida tem o objetivo de fomentar a criação de empresas inovadoras no seu modelo de negócio, produto ou serviço. A matéria foi aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 11 de maio. Entre as novidades da nova lei está a criação do “ambiente regulatório experimental” (sandbox regulatório), que é um regime diferenciado onde a empresa pode lançar novos produtos e serviços experimentais com menos burocracia e mais flexibilidade no seu modelo, segundo o governo.

 

No Jornal da USP, a notícia de que a Escola Politécnica da USP, em parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, desenvolveu um dispositivo que auxilia o funcionamento do coração, principalmente de pacientes na fila de espera por um transplante. O protótipo é implantado no coração do paciente e funciona como uma bomba de sangue ativada por um motor elétrico, que também é introduzido, estimulado via indução. A parceria foi formalizada após interesse do Instituto Dante Pazzanese na bomba de sangue desenvolvida pelo grupo de eletromagnetismo da Escola Politécnica, que se preocupa com o desempenho de equipamentos eletromecânicos.

 

Criada pela Embraer, a Eve Urban Air Mobility Solutions Inc. e a Halo anunciaram hoje uma parceria para o desenvolvimento de produtos e serviços de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) nos Estados Unidos e no Reino Unido, destaca o UOL. A parceria inclui um pedido de 200 unidades do eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Eve. As entregas estão previstas para começarem em 2026.

 

Missão em Marte: As incríveis imagens dos primeiros 100 dias de robô da Nasa no planeta vermelho são destaques no G1. O Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o desembarque em Marte, onde está procurando por sinais de vida microbiana passada e investigando a geologia e o clima do planeta. Veja o vídeo e a seleção de fotos enviadas da missão até agora.

 

A formulação do regulamento conjunto entre as agências de telecomunicações – Anatel – e de energia elétrica – Aneel – para buscar uma solução para a ocupação desordenada dos postes de luz pelas operadoras de telecom e para melhor definir os valores de aluguel desses ativos avança nas duas agências e o lançamento da proposta para a consulta pública deverá ocorrer no início do próximo semestre., informa o Telesíntese.

 

Na terça-feira (1º), a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da vacina CoronaVac contra o coronavírus SARS-CoV-2, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, informa o CanalTech. O anúncio sobre a licença do imunizante contra a COVID-19 foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

 

 


01/06/2021: Eólicas no mar / Água limpa / Conexão Brasil Europa / Espaçoporto flutuante / Carne de laboratório / Aftosa


O Brasil pretende divulgar ainda em 2021 uma regulamentação para permitir investimentos em usinas eólicas no mar, conhecidas como offshore, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque., no Notícias Agrícolas. Ao participar do Brazil Investment Forum, transmitido on-line na segunda-feira (31), o chefe da pasta de Minas e Energia afirmou que já há cerca de 32 gigawatts em projetos eólicos offshore em desenvolvimento no país, sem citar empresas. Ele disse ainda que os potenciais projetos da fonte encontram-se principalmente nas regiões Nordeste e Sul.

 

Uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade do Noroeste de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveu um dispositivo multiuso com a função de limpar o fosfato de águas poluídas e reutilizar esse material, informa o Olhar Digital. Os cientistas estão chamando o equipamento de “canivete suíço” contra a poluição, já que ele consegue limpar a água ao mesmo tempo que coleta materiais que podem ser utilizados para outros fins.

 

Seis meses após sua instalação e com um investimento de R$ 1 bilhão, o novo cabo de fibra ótica que liga o Brasil à Europa deve começar a operar no dia 1 junho, destaca o Canal Tech. O EllaLink promete trazer como principal benefício a redução de latência entre as regiões, apresentando-se como a primeira solução do tipo que não faz escalas pelos Estados Unidos ou através do continente africano.

 

A SpaceX anunciou o início da construção do seu primeiro espaçoporto flutuante, estampa o Tecmundo. Os planos da companhia aeroespacial indicam que o local estará pronto para atividades a partir do começo do próximo ano. Segundo a reportagem do Tecmundo, testes podem tornar viável o projeto de operar uma rede global de viagens hipersônicas com veículos espaciais.

 

O mercado global já possui ao menos 50 projetos para desenvolvimento e comercialização de “carne de laboratório” em 19 países, inclusive o Brasil, destaca o AgEvolution. O levantamento, realizado pela Esentia Inteligência, evidencia uma verdadeira corrida para a alternativa tecnológica à produção tradicional de carne. Sob a justificativa de proteínas animais mais “sustentáveis”, iniciativas de diversas partes do mundo estão investindo pesado no desenvolvimento das também conhecidas por carnes “in vitro”, “cultivadas”, “limpas” ou “sintéticas”. Contudo, no caso do Brasil, 51% dos consumidores ainda rejeitam a ideia de provar o produto. Entre os fatores estão a indisposição em provar a carne cultivada, questões políticas (veganismo e vegetarianismo) , o alto preço e o gosto pessoal.

 

A ampliação do prazo acontece por causa da pandemia da Covid-19, do remanejamento de doses de vacinas em algumas regiões e a pedido de entidades representativas dos produtores. Em SP, a prorrogação vai até 30/06. Veja os estados com alterações e as novas datas na reportagem do G1.

 

 


31/05/2021: Trator russo / 5G nas rodovias / Space X / Tinder da construção / Hidrovias / Sensor de gases


A fabricante russa Bryanskselmash anunciou o Palesse GS12s, seu primeiro maquinário agrícola com piloto cognitivo de série, informa o AgEvolution. O conceito vai além dos tratores autônomos via georreferenciamento ou controle remoto, já que a máquina escolhe o melhor caminho como se fosse uma pessoa. A máquina está em conformidade com todos os padrões da União Europeia (UE). Ela é fabricada diretamente na Rússia, China e Cazaquistão e equipada desde a fábrica com a tecnologia de inteligência artificial (IA) Cognitive Agro Pilot.

 

Matéria do G1 divulga que a proposta de edital do leilão do 5G, em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), traz uma série de obrigações que as operadoras de celular vencedoras do certame terão de cumprir como contrapartida, entre as quais o fornecimento de internet móvel em rodovias federais.

 

A SpaceX completou a construção da primeira “camada” (shell) de sua constelação Starlink, com o lançamento do foguete Falcon 9 B1063 carregando 60 dos 1.737 satélites que agora fazem parte da rede. Não raro, entusiastas – até mesmo no Brasil – já registraram a passagem dos satélites pelo céu noturno. Segundo o portal Olhar Digital, um fã da SpaceX criou um site que permite que usuários escolham uma cidade em qualquer lugar do mundo para verificar quando e onde procurar os satélites Starlink. Chama-se o Find Starlink (que também existe em versões para Android e iOS).

 

Uma startup desenvolveu uma solução que mapeia obras em todo o Brasil e indica, também, os potenciais clientes para outras empresas do segmento. É uma espécie de Tinder da construção civil, destaca o G1. O objetivo é integrar os elos dessa cadeia com o objetivo de aumentar o faturamento e ser mais produtivo. A plataforma tem mais de 750 mil obras catalogadas. O acesso aos dados vem da Lei de Acesso à Informação, que permite que pessoas físicas e jurídicas saibam onde está sendo feita uma obra que tenha mudanças estruturais.

 

Estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgado em 2019 aponta que o Brasil utiliza comercialmente, para transporte de cargas e passageiros, só 30,9% dos 63 mil quilômetros de rios com potencial de navegação. Especialistas ouvidos pelo UOL apontam que, desde a divulgação do estudo, pouca coisa mudou. Uma carga levada por rio tem um frete 60% menor do que por caminhões. Segundo especialistas, três motivos principais explicam o desperdício do potencial do país para a navegação fluvial: falta de infraestrutura, de planejamento e de vontade política.

 

Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, em parceria com cientistas da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) de Araraquara desenvolveram sensores de gás feitos de estanho com potencial para aplicação em ações de combate a agentes poluentes, informa o Canal Tech. Os dispositivos nanoestruturados podem ajudar no rastreamento de gases nocivos como o nitrogênio, que estão diretamente ligados às mudanças climáticas.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégica / GDEP