Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/plataforma-de-servicos-do-crea-sp-e-desenvolvida-de-maneira-colaborativa/>.
Acesso em 18/07/2025 às 18h35.

Plataforma de serviços do Crea-SP é desenvolvida de maneira colaborativa

Workshop discute soluções para melhorar a experiência dos usuários

19 de março de 2021, às 11h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Profissionais convidados e funcionários do Crea-SP participaram de workshop promovido pelo Conselho com o objetivo de elaborar uma plataforma de serviços que atenda às necessidades dos usuários, melhorando a experiência.

A iniciativa parte do conceito de lean startup, que prevê entregas contínuas e assertivas, e marca um novo momento do Crea-SP, com iniciativas inovadoras capazes de explorar diferentes conexões na busca por soluções efetivas.

Com a metodologia de design thinking, em que o objetivo é trazer o usuário para o centro das mudanças, o workshop dá continuidade ao processo de transformação digital do Conselho, cuja primeira etapa foi o lançamento do novo portal, em fevereiro.

Sobre as próximas etapas, o presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli (foto acima), afirmou que as ideias apresentadas serão tratadas com metodologias de mercado, levando em consideração a experiência do usuário, e depois encaminhadas ao setor de desenvolvimento.

A dinâmica do workshop foi conduzida pelo chefe de transformação digital do Crea-SP, Bruno Ranieri (foto abaixo), Engenheiro de Computação com passagem por grandes empresas, como a Embraer. “Ao final das sessões, os participantes entregam um protótipo das ideias. Depois reunimos tudo e construímos um modelo único de plataforma de serviços”, explicou.

“O workshop é importante para que pensemos nas ferramentas que teremos para trabalhar lá na frente, em meio a esse processo de transformação digital”, disse Auro de Moraes, gerente de fiscalização do Crea-SP.

As próximas fases do projeto são a validação do usuário e a criação de um protótipo. Entre as novidades, estão previstas a implementação de um chatbot e de uma ferramenta de busca.

Segundo Ranieri, o cronograma de entrega é de aproximadamente nove semanas. “Durante esse processo, os serviços desenvolvidos já estarão disponíveis”, ressaltou. O formato do novo portal ainda está em debate e depende da fase de testes.

A Engenheira Civil Bruna Lerro contribuiu ao longo dos três dias trazendo sua experiência como usuária e reagiu de forma positiva à experiência. “Esse workshop abriu as portas ao usuário externo, o que já mostra uma mudança muito valiosa na filosofia do Crea-SP”, finalizou.

 

Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégia do Crea-SP
Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta (Crea-SP)