Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/90anos/anapaula/>.
Acesso em 06/07/2025 às 02h43.
90-anos---anapaula

Meu nome é Ana Paula Rodrigues, eu sou mineira, sou da cidade de Ouro Preto, nasci em Mariana, mas vivi toda a minha vida em Ouro Preto. Eu me formei em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal do ABC Paulista e atualmente curso mestrado em Engenharia Mecânica na USP. 

Já fiz parte do projeto de missões espaciais, uma missão espacial russo-brasileira, missão Áster, trabalhei em companhias aéreas e hoje eu trabalho na Embraer, na terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. 

Eu sou completamente apaixonada pela Engenharia Aeroespacial e pelo propósito de divulgar a profissão. Eu nunca tive uma referência feminina na área e fui a primeira pessoa da minha cidade a se formar nesse curso. 

Hoje, eu posso ser uma referência que não tive, então, eu sempre penso: uma criança não pode sonhar em ser o que ela não conhece. Então, se uma criança não sabe o que uma engenheira aeroespacial faz, ela nunca vai sonhar em trilhar esse caminho. 

Eu tenho muito orgulho de ter sido pioneira em várias situações, então, ter sido a única mulher em times de Engenharia dentro das companhias que eu trabalhei. Para além de todas essas realizações profissionais, eu também me orgulho muito de poder divulgar a Engenharia Aeroespacial e poder explicar de uma forma simples os segredos da aviação e do espaço. 

É muito gratificante ver o encantamento de alguém que passa a entender algo que antes julgava difícil, impossível de entender. A aviação ainda é um assunto relativamente elitizado, nem todo mundo tem acesso e foguete também. Então, é muito legal mostrar que a Engenharia Aeroespacial é acessível, está no nosso dia a dia e é para todo mundo.

Têm várias tecnologias aeroespaciais que a gente utiliza no nosso dia a dia e a gente nem sabe. Por exemplo, o GPS do seu celular, a câmera que você está lendo esse QR Code, e até a espuma do seu tênis de corrida. Vieram de tecnologias aeroespaciais. 

Eu acredito que o CREA desempenha um papel fundamental ao garantir a qualidade e excelência profissional na nossa indústria. A Engenharia Aeroespacial é um ramo em crescimento no país e com enorme potencial. Então, ter a sua profissão resguardada por uma instituição é fundamental para o profissional e para a segurança do trabalho. Então, juntos, a gente consegue impulsionar a inovação e construir um futuro promissor para o setor aeroespacial nacional.