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Disponível em <https://www.creasp.org.br/servico/segunda-via-da-carteira-de-identidade-profissional/>.
Acesso em 18/09/2025 às 11h28.

Segunda Via – Carteira de Identidade Profissional

O que é?

A segunda via ou substituição da carteira de identidade profissional poderá ser solicitada por profissionais em motivos de documento vencido, extravio, perda, roubo, inutilização, alteração de  dados cadastrais, inclusão de novo título ou alteração para o novo modelo com chip.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • RP – Requerimento de registro profissional;
  • Assinatura digitalizada, feita com caneta preta (vídeo explicativo);
  • Foto atual em dimensão 3×4, com fundo branco, sem datas, preferencialmente com roupas de cor escura (vídeo explicativo);
  • Em caso de alteração de nome ou sobrenome e inclusão de nome social, documentação comprobatória.
  • Opcional para informação na carteira: doador de órgãos e tecidos (declaração no campo “observações” do Formulário RP – Requerimento de Registro Profissional)
Quem pode solicitar?

Desde que atendido envio completo da documentação, não há exigência referente ao perfil do solicitante.

O interessado será responsável pelas informações prestadas em seu requerimento, pelo conteúdo do documento digitalizado e por sua fiel correspondência ao documento original.

Como solicitar o serviço?

Envie a documentação para um dos canais de atendimento e aguarde o recebimento da taxa de serviço.

Será encaminhado por e-mail um login e senha para futura consulta do protocolo.

Como obter o serviço?

Realize o pagamento da taxa de serviço:

  • R$63,36 referente a taxa de emissão de carteira de identidade profissional;
  • R$ 24,18 referente a postagem dos Correios para envio da carteira de identidade profissional no endereço declarado.

O deferimento do protocolo disponibiliza:

Prazo de conclusão

O prazo estimado de conclusão do registro é de 20 (vinte) dias corridos, a partir da contabilização da taxa de pagamento.

Após a confecção da carteira, são realizadas até 3 (três) tentativas de entrega via Correios, sendo a primeira em até 5 (cinco) dias úteis após a postagem. Caso a entrega não seja concluída, o documento é devolvido para a unidade administrativa do CREA na cidade de São Paulo, onde ficará armazenado por um breve período até o descarte. Para verificar a disponibilidade da sua carteira, entre em contato com nossos canais de atendimento.