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Disponível em <https://www.creasp.org.br/servico/reativacao-reabilitacao-de-registro/>.
Acesso em 19/06/2025 às 02h26.

Reativação ou Reabilitação do Registro/Visto Profissional

O que é?

Esse serviço prevê a reativação do registro profissional aos profissionais que estão registro interrompido e pretendem retornar ao exercício profissional.

Para profissionais que já possuírem o registro nacional de profissional (RNP), apresentar:

  • Documentação comprobatória quando alteração de dados cadastrais;
  • Assinatura digitalizada, feita com caneta preta (vídeo explicativo);
  • Foto atual em dimensão 3×4, com fundo branco, sem datas, preferencialmente com roupas de cor escura (vídeo explicativo);
  • Foto do tipo selfie do profissional solicitante, segurando um documento com foto ao lado do rosto;
  • Opcionais: Comprovante de doador de órgãos e tecidos;

Para profissionais que não possuem registro nacional (RNP) no sistema CONFEA/CREA, além da documentação citada acima, apresentar também:

  • Carteira de Identidade (quando estrangeiro, com indicação de permanência no país);
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física (ou documento que mencione o CPF);
  • Informação de endereço (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico);
  • Quitação com o serviço militar (quando brasileiro do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos)
    Exemplo:
    – Reservista;
    – Certificado de Dispensa de Incorporação;
    – Documento de Identidade emitido por órgão militar (Obs.: a pré-condição para emitir esse documento é estar quite com o serviço militar);
    – Documento de Identidade que contenha o número de Certificado Militar;
    – Certidão de Situação Militar;
    – Certidão de Dispensa Militar por motivos religiosos;
    – Protocolos de solicitação dos documentos acima serão aceitos se houver indicação de data da obtenção do documento definitivo.
  • Opcional para informação na carteira: doador de órgãos e tecidos (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico).

Em caso de reativação de visto no Estado de SP, se o registro de origem estiver inativo CREA de origem, é preciso solicitar a reabilitação do registro naquela jurisdição.

Quem pode solicitar?

A solicitação deve ser feita pelo próprio profissional requerente da reativação/reabilitação do registro, via login do CREANET.

Como solicitar o serviço?
  • Acesse CREANET e faça seu login
  • Clique em Solicitações > Reativar Registro de Profissional
  • Preencha o formulário, anexe a documentação necessária e clique em Confirmar
Como obter o serviço?

Realize o pagamento das taxas de serviço: 

    • R$100,44 referente a taxa de reativação do registro profissional;
    • R$63,36 referente a taxa de emissão de carteira de identidade profissional;
    • R$ 24,18 referente a taxa de postagem dos Correios para envio da carteira de identidade profissional.

O deferimento do protocolo disponibiliza:

Prazo de conclusão

10 (dez) dias, a partir da contabilização da taxa de pagamento.

Para o envio do documento por correspondência, há até 3 (três) tentativas de entrega com recebimento via AR. Esgotadas as tentativas de entrega, o documento é devolvido à unidade do CREA-SP mais próxima do endereço informado.