XVI Encontro Crea-SP Jovem debate o futuro da Engenharia
4 de dezembro de 2025, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Combater a evasão nas salas de aula das faculdades e atrair outros estudantes para a Engenharia. As conversas do XVI Encontro Crea-SP Jovem, que acontece no próximo sábado, dia 6 de dezembro, na Sede Angélica, no centro da capital, vão girar em torno desses temas. Afinal, para formar 35 engenheiros é preciso atrair ao menos 100 alunos para as salas de aula todo ano, de acordo com pesquisa no banco de dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

A ideia é ampliar a discussão para temas como inovação e empregabilidade. “O XVI Encontro Crea-SP Jovem é fundamental para integrar os estudantes ao Sistema e, principalmente, ao futuro da área tecnológica. Ao debatermos Inteligência Artificial (IA), empreendedorismo e carreira, estamos preparando a próxima geração para ser a força motriz da inovação no estado”, afirma a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.

Para se ter uma ideia, a empregabilidade da Engenharia é uma das altas na economia, como mostrou o mini-censo do Confea divulgado neste ano, com algo como 92% dos profissionais registrados hoje na autarquia empregados. Assim como a remuneração é das mais competitivas e disputadas. Mesmo com esses aspectos positivos, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) estima que temos apenas 5,6 engenheiros por 100 mil habitantes.
“Quando comparamos com os países desenvolvidos, entendemos a dimensão do nosso déficit. Países desenvolvidos como Japão, Alemanha e Estados Unidos possuem até 25 engenheiros por 100 mil habitantes”, comparou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.
Não por acaso, Marchese fará a palestra magna com o tema: “Futuros: Uma perspectiva sobre o mercado, as Engenharias e o Brasil”. Outro destaque da programação é a palestra da engenheira de produção Ana Carolina Zimmermann, reconhecida como liderança do agronegócio pela edição Forbes Under 30, entre outros convidados importantes, que vão estabelecer o diálogo com o público jovem.
Quer saber mais? Leia em Crea-SP Jovem aqui. As inscrições para participar já terminaram, mas você pode ver a cobertura do evento com a gente.
