Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/sistema-no-66o-congresso-estadual-de-municipios/>.
Acesso em 27/04/2024 às 09h32.

Sistema no 66º Congresso Estadual de Municípios

Presidentes do Crea-SP e do Confea participaram de debates com gestores públicos

18 de março de 2024, às 11h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A troca de experiência entre gestores públicos, sociedade civil e iniciativa privada é estratégica para enfrentar os desafios das cidades e garantir mais qualidade de vida para seus habitantes. Com este foco, Campos do Jordão recebeu, entre os dias 11 e 15 de março de 2024, a 66º edição do Congresso Estadual de Municípios (CEM), o maior evento do País voltado para as questões da municipalidade. Ciente do importante papel de seu corpo técnico na proposição de ideias inovadoras para planejamento e desenvolvimento urbano, o Sistema Confea/Crea e Mútua marcou presença. 

A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, foi uma das convidadas para falar sobre o fortalecimento das mulheres na participação pública e nas gestões municipais em um painel sobre o assunto, realizado na quarta-feira (13/03). Em sua fala, a engenheira destacou os investimentos do Conselho em práticas de equidade de gênero, lembrando que a atual diretoria conta com 100% mais presença feminina diante da gestão anterior, mas também que, apesar dos esforços, as mulheres ainda representam menos de 20% das profissionais registradas no Sistema. “Uma porcentagem muito baixa para um universo tão grande de profissionais, que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado e País”, comentou. “Para aumentar esse número, precisamos de oportunidades e condições para aproveitá-las”, afirmou. 

Presidente do Confea, o Eng. Vinicius Marchese (na foto acima, ao lado do secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP, Eng. Marcos Penido, e do assessor da Presidência do Crea-SP Mauricio Pinterich) também esteve em Campos do Jordão, onde participou de algumas conversas estratégicas para o Sistema e de um painel sobre inovação e transformação digital no poder público, realizado na última quinta-feira (14/03). Em sua apresentação, ele destacou como o Crea-SP pode fornecer material humano para impulsionar os projetos que vão mudar as cidades paulistas, devido ao protagonismo da autarquia em dialogar com os municípios. “Precisamos de mentalidades diferentes, que passam por um novo momento de capacitação”, opinou. “Temos uma frente de treinamento e capacitação, uma trilha de evolução de gestores, para que eles consigam dar suporte às prefeituras em todo o Estado”, completou. 

Quem passou pelo estande do Crea-SP no evento pôde conhecer um pouco mais sobre os principais projetos do Conselho, que inspiram soluções para cidades mais inteligentes. A Jornada ESG, um dos pontos focais desta gestão, foi destaque, juntamente ao relatório técnico, produzido pelo Crea-SP durante o 2º Simpósio de Cidades Inteligentes em 2023, com contribuições da área tecnológica. “Estar aqui é mais um passo no nosso projeto de aproximação com o poder público para demonstrar a quantidade de ferramentas e conhecimentos que temos para atender cada vez melhor a população”, comentou o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto, também presente no evento. 

  

Produzido pela CDI Comunicação