Presidente recebe homenageados do Prêmio Crea-SP
5 de setembro de 2025, às 9h11 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP, recebeu, na terça-feira (02/09), um grupo de 11 jovens profissionais reconhecidos nas últimas edições do Prêmio Crea-SP de Formação Profissional. O encontro teve como objetivo proporcionar aos convidados a oportunidade de conhecerem mais de perto o trabalho desenvolvido pelo Conselho do qual fazem parte.
“Tenho muito orgulho de ser engenheira e presidente do Crea-SP, e o que estamos construindo aqui é para que vocês também se sintam assim”, disse Lígia ao receber a turma. “O Conselho está aberto, buscando ouvir suas sugestões e demandas, porque o futuro da autarquia e das nossas profissões está nas mãos de vocês. Essa é uma realidade muito diferente de quando eu me formei”, completou.
A engenheira aeronáutica Alexia Gau Vignard-Rosez se formou na Universidade de Taubaté (UNITAU) há cerca de três anos, e contou que foi uma honra ter seu esforço acadêmico reconhecido. “Recebi o e-mail do Crea-SP sobre a premiação e comecei a chorar em casa, por olhar para aquilo e ver que todo o meu trabalho valeu a pena. E agora, poder estar aqui, tomando um café com a presidente e vendo que o Conselho quer estar presente em nossas vidas, acolhendo nossas ideias e opiniões, isso nos faz sentir valorizados”, afirmou.
Para o Eng. Alberto Ramos Oliveira, que concluiu a graduação em Engenharia Civil em 2024, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, receber o Prêmio Crea-SP trouxe um gás a mais para ingressar na profissão. “Nos coloca em outro patamar, reconhecendo o valor acadêmico para que sejamos ainda melhores na carreira profissional”, comentou.
O sentimento foi comum aos demais presentes, chegando a ser uma grata surpresa para quem ainda não havia tido nenhum contato com o Crea-SP. “Descobri o Conselho na minha colação de grau e logo percebi o Prêmio como uma conquista que agrega ao currículo, porque muitas vezes pensamos que as notas ou o desempenho na faculdade não significam nada, mas o Crea-SP tem possibilitado outra visão para nós”, destacou Sophia Maya, formada na turma de 2023 do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (UniSanta).
André Matheus de Almeida Freitas, recém-formado como engenheiro civil pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), comparou a jornada com a experiência de profissionais mais velhos. “Existe uma ideologia antiga sobre o Conselho que, quem está se formando agora, tem a oportunidade de mudar. Isso é bem legal, diria até que único, porque muitas pessoas não tiveram essa chance antes”, contou.
A mudança foi percebida e comentada por Beatriz Fontes Andrade, geóloga formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2024, mas que já tem o curso de Geografia, pela Universidade de São Paulo (USP), também no currículo. “Antes, eu sabia que o Crea-SP era o Conselho que eu precisava pagar a anuidade, mas não sabia como poderia me beneficiar de tudo que ele oferece. Estar aqui e ver ainda outras mulheres, em termos de representatividade, com a primeira presidente eleita em 90 anos, faz muita diferença para quem está começando uma nova carreira”, argumentou.
Ao grupo foram apresentados os espaços da Sede Angélica, como a plenária — onde ocorrem as reuniões mensais de conselheiros e votação de processos que ditam o futuro da área tecnológica paulista —, bem como os principais programas do Conselho, como o Crea-SP Capacita, a rede CreaLab Coworking e o Estágio Visita, que está com inscrições abertas até o dia 07/09. “O Estágio Visita é uma iniciativa que faz muito sucesso com estudantes e recém-formados. Vocês podem participar e devem compartilhar com os colegas também”, incentivou Lígia.
Os convidados esclareceram suas dúvidas sobre a fiscalização, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT), conforme cada um dos serviços eram detalhados. “Nossas profissões são apaixonantes e carregam um valor muito fundamental, que é o de desenvolvimento e inovação na sociedade. Para isso, vocês têm o apoio permanente desta autarquia”, finalizou a presidente.
Produzido pela CDI Comunicação