Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/planejamento-urbano-e-politicas-publicas-sao-temas-do-capacita/>.
Acesso em 12/02/2026 às 19h53.

Planejamento urbano e políticas públicas são temas do Capacita

Em seu 19º módulo, Trilha de Gestão Pública aborda planos e estratégias para a transformação dos territórios

10 de fevereiro de 2026, às 19h23 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A atuação técnica no planejamento urbano como diretriz de desenvolvimento comunitário nas cidades foi o mote do 19º módulo da Trilha de Gestão Pública do Crea-SP Capacita, que trouxe como tema o “Urbanismo social e planos de bairro”. Realizado na segunda-feira, 9 de fevereiro, na Sede Angélica, em formato híbrido, com transmissão pela TV Crea-SP, no YouTube, o encontro reuniu especialistas para debater táticas de organização local, participação coletiva e fortalecimento das estratégias de gestão regional.

“Ao promovermos este encontro, reafirmamos nosso compromisso com a qualificação técnica voltada ao interesse coletivo. O Crea-SP Capacita cumpre esse papel ao tratar de temas fundamentais para as cidades, preparando os profissionais para atuarem de forma responsável e integrada diante dos desafios urbanos”, afirmou a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey.

A exposição foi conduzida pelo urbanista Carlos Leite, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que apresentou os fundamentos do urbanismo social e a aplicação dos planos de bairro como ferramentas de diagnóstico e intervenção. Durante a apresentação, Leite destacou experiências nacionais e internacionais, como o programa Favela-Bairro, no Rio de Janeiro, e iniciativas desenvolvidas em Medellín, na Colômbia, e em Iztapalapa, na Cidade do México, voltadas à qualificação de locais em situação de vulnerabilidade.

“O plano é fundamental porque permite enxergar, com precisão, os problemas e as necessidades de cada região. O território importa, a vida das pessoas importa. Em um país marcado por profundas desigualdades, é no uso do espaço urbano que essas diferenças se revelam e exigem respostas técnicas e urgentes”, destacou Leite.

Convidada especial, a jornalista Andrelissa Ruiz, pós-graduada em urbanismo social e coordenadora de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, apresentou a experiência do Plano de Bairro do Jardim Lapenna, distrito de São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital paulista. Desenvolvido a partir de um fórum de moradores, o documento orientou ações de qualificação e melhoria do espaço, com base na organização participativa e conjunta entre técnicos e lideranças locais.

“Este é um processo muito rico porque articula o saber de quem vive o distrito com o saber técnico, o que transforma demandas em soluções mais viáveis. É uma oportunidade de realizar essa dinâmica de forma descentralizada, que respeita a identidade das comunidades e reconhece que a cidade não é homogênea”, explicou Andrelissa.

O encontro foi finalizado com uma roda de conversa, mediada pelo advogado e urbanista Wilson Levy, permitindo a interação entre os participantes presenciais e on-line. O debate abordou desafios da aplicação dos instrumentos do setor e o papel dos especialistas registrados no Conselho na implementação de políticas urbanas integradas.

“Uma autarquia do porte do Crea-SP tem a capacidade de difundir conhecimento transformador e colocar seus profissionais na vanguarda das ações governamentais. Essa Trilha existe para garantir acesso às melhores diretrizes e formar agentes capazes de promover mudanças reais nos territórios”, afirmou Levy.

A Trilha de Gestão Pública integra o Crea-SP Capacita e é composta por 21 módulos, realizados em formato presencial e on-line, com especialistas de referência. Os conteúdos permanecem disponíveis na plataforma, ampliando o acesso à formação continuada e fortalecendo a atuação no setor governamental. O próximo encontro dará continuidade à programação com o debate sobre o “Marco Legal do Saneamento Básico”.

 

Produzido pela CDI Comunicação