Operação Verão tem início nos litorais Norte e Sul
9 de dezembro de 2025, às 14h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP deu início a força-tarefa de fiscalização da Operação Verão na segunda-feira, 8 de dezembro. Com foco nos litorais Norte e Sul, a ação envolve as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; e na outra região em Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. O objetivo é garantir a segurança da população local e dos turistas durante a alta temporada, que abrange os meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
Com a proximidade do Natal, Réveillon e a chegada do verão, a região tem um aumento considerável na montagem de estruturas provisórias como palcos, tendas e arquibancadas. Construções que podem representar um risco à segurança quando executadas sem a devida responsabilidade técnica e projetos adequados.
“Proteger quem visita, trabalha e reside no litoral é nossa prioridade. A Operação Verão tem um caráter preventivo e de orientação, mas é fundamental garantir que todas as estruturas contem com a supervisão de especialistas devidamente registrados. Além disso, essas iniciativas favorecem o aquecimento da economia local e do mercado de Engenharia, visto que ampliamos o incentivo para a contratação de profissionais e empresas que estão registrados no Conselho”, destacou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.
A gerente regional do Crea-SP, Eng. Joana Borges, que coordena os trabalhos no Litoral Norte, lembra que a região triplica sua população com o número de turistas nesta época, bem como aumentam os eventos. “Precisamos intensificar a fiscalização para assegurar que todos os empreendimentos estejam regulares. A força-tarefa tem como focos coibir as irregularidades e garantir a presença de profissionais habilitados na construção e organização das estruturas. Dessa forma, promovemos mais segurança para a sociedade ”, concluiu.
Responsável pela operação no Litoral Sul, o gerente regional do Crea-SP em Santos e região, Eng. Guilherme Fiorellini, explicou como a operação está montada na área. “Está dividida em duas fases. A primeira focada na fiscalização preventiva da montagem de decorações natalinas e estruturas de pré-Réveillon. Já a segunda é voltada para as estruturas de grandes shows, eventos de verão e suas desmontagens. O importante é que todos entendam que é preciso contar com profissionais qualificados e registrados para esses projetos”, finalizou.