Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/operacao-inverno-em-campos-do-jordao-e-regiao/>.
Acesso em 22/07/2025 às 17h19.

Operação Inverno em Campos do Jordão e região

Força-tarefa teve foco em obras, hotéis e eventos da Serra da Mantiqueira

24 de junho de 2025, às 9h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Antes mesmo da estação mais fria do ano começar, o Crea-SP realizou a Operação Inverno, uma força-tarefa que teve o objetivo de reforçar a segurança durante a temporada na Serra da Mantiqueira. A força-tarefa aconteceu entre os dias 9 e 13 de junho, e passou por Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Cunha, totalizando cerca de 400 diligências.

A ação antecedeu a alta temporada da região, quando o fluxo turístico começa a crescer significativamente. Somente em Campos do Jordão, por exemplo, que é o principal destino serrano, a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas circulem pela cidade ao longo de todo o inverno.

Pensando nisso, o Conselho mobilizou 10 agentes fiscais para verificar a atuação de profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. As equipes buscaram identificar eventuais irregularidades, como reformas e serviços técnicos realizados sem responsáveis registrados, e orientaram a população e empreendedores sobre a obrigatoriedade legal de contar com profissionais habilitados e registrados à frente de atividades técnicas.

Entre os locais vistoriados estavam hotéis, pousadas, condomínios e ambientes voltados aos eventos sazonais, além de outros setores que se preparam para o aumento nas demandas por manutenção, adaptações e obras temporárias, atividades que exigem responsabilidade técnica e acompanhamento profissional para evitar riscos ao público.

Um dos espaços fiscalizados foi o Carde Museu, construção de 6 mil metros quadrados em meio à vegetação nativa, atração conhecida nos roteiros de Campos do Jordão por reunir itens de arte e design. “Em cada detalhe, desde a construção até as manutenções de rotina, há Engenharia envolvida”, destacou o agente fiscal Cesar de Barros. “Nossa presença é de extrema importância para manter a segurança dos visitantes”, reforçou.

Outros pontos turísticos emblemáticos do município também foram vistoriados, como o Museu Felícia Leirner e o Auditório Cláudio Santoro. Presidente do Crea-SP, a Eng. Lígia Mackey comentou a importância da fiscalização. “A Engenharia está presente em todas as etapas da experiência turística: da fundação dos hotéis à instalação de estruturas para eventos. Atuar de forma preventiva, como fizemos na Operação Inverno, é assegurar responsabilidade, técnica e segurança até nos momentos de lazer”, afirmou.

 

Produzido pela CDI Comunicação