Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/operacao-inverno-2022/>.
Acesso em 17/07/2025 às 19h36.

Operação Inverno 2022

Agentes do Crea-SP fiscalizam exercício profissional na Serra da Mantiqueira

29 de junho de 2022, às 9h42 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Prevista no calendário oficial de fiscalização do Crea-SP, a Operação Inverno teve início em Campos do Jordão, nesta segunda-feira (27/06). Com a intensa movimentação de turistas neste período do ano na região em razão do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Conselho tem como foco fiscalizar o exercício profissional em hotéis, montagens de estruturas temporárias e obras de médio e grande porte. O objetivo da força-tarefa é assegurar que haja um responsável técnico à frente das atividades da área tecnológica, para garantir a segurança do maior evento de música clássica da América Latina.

Representando a vice-presidente no exercício da presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, o diretor técnico, Eng. Clóvis Sávio Simões de Paula, participou da abertura da Operação Inverno e ressaltou a importância da fiscalização. “O Crea-SP sempre está presente quando se inicia essa etapa de inverno. É uma rotina necessária, pois a região recebe turistas de todo o Brasil e o nosso objetivo é salvaguardar a sociedade”, afirmou.

A gerente regional do Crea-SP, Eng. Joana Borges, destacou que a Operação Inverno ocorre desde a década de 90, devido à demanda de pessoas que vêm até a Serra da Mantiqueira para aproveitar as atividades de inverno da região. “Temos dez agentes fiscais em atuação para fiscalizar o exercício profissional em pousadas, hotéis, e estruturas desmontáveis, visando a segurança da população”, disse.

O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campos do Jordão, Eng. Emílio Antônio Farah, apontou que a fiscalização do Crea-SP durante a temporada de inverno é fundamental para que turistas e a população usufruam dos serviços com segurança.

“É uma fiscalização abrangente que atua no setor de hotelaria e restaurantes, especialmente na parte de infraestrutura de gás e calefação, que são sistemas perigosos. Como a fiscalização está presente nessas áreas, isso contribui para o mercado de trabalho da área tecnológica, pois as empresas que não têm responsáveis técnicos acabam buscando e contratando um profissional habilitado”, observou Farah.

Os agentes fiscais do Crea-SP fiscalizam o exercício profissional nas cidades de Campos do Jordão, Cunha, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí até o dia 1º de julho.

 

Produzido pela CDI Comunicação