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Acesso em 04/08/2025 às 17h28.

Novo modelo da Carteira de Identidade Profissional

Versão atualizada conta com inclusão do nome social e novos elementos de segurança

1 de agosto de 2025, às 12h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-SP inicia a emissão da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP), conforme modelo estabelecido pela Resolução nº 1.148/2025 do Confea, a partir desta sexta-feira (1/08). A atualização segue as diretrizes do Decreto nº 8.727/2016, que trata do uso do nome social e do reconhecimento da identidade de gênero na administração pública federal. 

Com a atualização, a carteira física passa a incluir o campo de nome social, reforçando o compromisso do Conselho com a inclusão e o respeito à diversidade. A mudança se aplica a todas as vias físicas do documento, tanto em primeira quanto em segunda emissão. 

A nova CIP também segue os padrões técnicos definidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), incorporando recursos de segurança como QR Code, além de novos elementos gráficos e identidade visual modernizada. O cartão inteligente passa a conter, ainda, a possibilidade de inclusão de até cinco títulos profissionais. O documento também permite que o profissional manifeste, se desejar, a condição de doador de órgãos e tecidos. 

“A adoção do novo modelo reforça o nosso compromisso com a modernização dos serviços e com a valorização da área tecnológica, sempre alinhados às diretrizes do Sistema Confea/Crea. É uma iniciativa que também avança em termos de equidade, ao reconhecer e respeitar a identidade de cada profissional”, afirma a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey, cuja assinatura estará presente nas novas versões. 

A Resolução nº 1.148/2025 estabelece que as versões física e digital da carteira possuem o mesmo valor jurídico. Nesta primeira fase, a atualização visual será implementada apenas na carteira impressa. A versão digital continua válida e segue sendo emitida no modelo anterior, com aceitação em todo o território nacional. 

Produzido pela CDI Comunicação