Instalação de carregadores de veículos elétricos é atribuição de engenheiros eletricistas
20 de outubro de 2025, às 11h15 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O profissional engenheiro eletricista é o responsável técnico central e coordenador de projetos de instalação de carregadores de veículos elétricos, desde os estudos de viabilidade, planejamento e concepção de projeto, até a execução das obras, a instalação e a manutenção dos sistemas. Como tal, esse profissional também pode integrar engenheiros civis, engenheiros mecânicos e engenheiros de segurança do trabalho ao processo, se assim o desejar.
É o que estabelece a Nota Técnica “Diretrizes para Instalação de Pontos de Recarga de Veículos Elétricos em Edificações”, assinada por especialistas do Confea e do Crea-SP que integram o grupo responsável pelo estudo, o Comitê Técnico de Carregadores Veiculares, sob coordenação do engenheiro civil Joni Matos Incheglu, ex-conselheiro estadual por três mandatos.
A nota também registra a obrigatoriedade da ART, como um instrumento de rastreabilidade, conformidade legal e transparência, e visa não apenas orientar tecnicamente, mas mitigar riscos, reduzir incertezas, orientar gestores (públicos e privados), síndicos, projetistas e usuários.
“O crescente aumento de vendas de carros elétricos e a consequente necessidade de infraestrutura de abastecimento nos motivou a entrar nessa discussão, trazendo outros atores da área, como montadoras, associações, sindicatos, Corpo de Bombeiros”, explicou Incheglu.
De caráter temporário e orientativo, a nota será complementada futuramente por normas de outros órgãos, como ABNT, Inmetro e Corpo de Bombeiros.
Confira a Nota Técnica na íntegra
Com informações da Equipe de Comunicação do Confea