Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fortalecimento-da-cultura-organizacional/>.
Acesso em 24/07/2025 às 22h20.

Fortalecimento da cultura organizacional

Capacitação contou com o ministro do TST e evidenciou conquista do selo ABNT PR 1019

25 de abril de 2025, às 15h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Comprometido com a promoção de ambientes mais seguros, o Crea-SP reforçou sua atuação voltada à equidade ao promover, na quinta-feira (24/04), a palestra sobre assédio no ambiente de trabalho, na Sede Angélica. A capacitação é uma das diversas ações do Conselho voltadas à conscientização e à promoção de uma cultura de inclusão, alinhadas ao compromisso da autarquia, que recentemente conquistou o selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE).

A palestra foi conduzida pelo ministro Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), cuja experiência técnica e jurídica proporcionou uma abordagem aprofundada sobre o tema. “Tivemos a oportunidade de discutir as figuras do assédio moral e sexual, trazendo esclarecimentos sobre comportamentos adequados que devem ser adotados na gestão de pessoas. Iniciativas como esta são fundamentais para a qualificação de gestores e sanar eventuais dúvidas”, destacou o ministro.

Voltado às lideranças, o treinamento se soma a uma série de ações estruturadas para fortalecer a cultura de prevenção dentro e fora da autarquia, ampliando o conhecimento sobre os impactos físicos, emocionais e jurídicos do assédio nas relações profissionais.

O Adv. Marcos Tatsuya Sato, assessor da Presidência do Crea-SP, destacou a importância da capacitação para o ambiente de trabalho e para a sociedade como um todo. “A palestra é essencial para aprendermos ainda mais e transmitirmos para os nossos colegas dentro e fora do ambiente corporativo. Quanto mais entendemos e divulgamos quais são as definições de assédio, mais evoluímos como sociedade. O ministro apresentou uma didática muito boa, trouxe exemplos, esclareceu alguns questionamentos, e com certeza fez a diferença para todos”, afirmou.

Para o secretário executivo do Conselho, Adv. Holmes Naspolini, promover esse tipo de iniciativa está diretamente ligado à missão institucional de excelência no serviço público. “É mais do que uma necessidade, é uma medida de aperfeiçoamento da nossa gestão. Tratar do assédio sexual e moral é uma dessas maneiras que aprimoram o nosso relacionamento com colaboradores e profissionais para sempre atender melhor a sociedade”, ressaltou.

A conquista do selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres PR 1019, por exemplo, chega em um momento histórico para o Crea-SP, que, pela primeira vez em 90 anos, é liderado por duas mulheres: a presidente Eng. Lígia Mackey e a vice-presidente Eng. Agr. Marilia Gregolin.

“Nosso compromisso com o respeito e a equidade é diário e envolve toda a nossa estrutura. Receber essa certificação é uma forma concreta de mostrar que estamos no caminho certo, com ações que ultrapassam o discurso e promovem transformações reais nos espaços institucionais”, afirmou a presidente Lígia.  Rodrigues reforçou essa ideia. “Esse reconhecimento é fundamental e precisa ser amplamente difundido. As boas práticas devem ser valorizadas como exemplos a serem seguidos por outras instituições”.

Para obter a certificação, que foi entregue pelo Eng. Mario William Esper, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Sessão Plenária realizada no mesmo dia, o Conselho atendeu a uma série de critérios, entre eles a realização de iniciativas educacionais que abrangeram as diferentes tipificações do assédio, os meios de denúncia, as implicações legais e os caminhos para apoio às vítimas.

Produzido pela CDI Comunicação