Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fiscalizacao-reforca-seguranca-nas-6-horas-de-sao-paulo/>.
Acesso em 13/07/2025 às 13h48.

Fiscalização reforça segurança nas 6 Horas de São Paulo

Operação preventiva foi realizada no Autódromo de Interlagos no último dia 9

11 de julho de 2025, às 13h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP realizou, na quarta-feira (09/07), uma operação de fiscalização nas instalações do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, que sedia, entre os dias 11 e 13 de julho, a quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, corrida automobilística que reúne as categorias Hypercar e LMGT3, sendo conhecida como as 6 Horas de São Paulo. 

Esta é a única rodada latino-americana do campeonato promovido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além das disputas, a programação inclui uma série de atrações paralelas, como shows, exposição de carros antigos, lançamento de novos modelos e áreas para o público infantil. 

A ação do Crea-SP mobilizou quatro agentes fiscais da capital, e teve como foco principal a verificação da presença de profissionais habilitados e registrados à frente das atividades técnicas das estruturas e serviços montados para a competição. 

A presidente da autarquia, engenheira Lígia Mackey, ressaltou a importância do trabalho preventivo realizado. “Eventos desse porte demandam um rigor técnico que precisa estar sempre respaldado pela atuação de profissionais habilitados e registrados, assim como pelo cumprimento das normas vigentes. Temos uma responsabilidade permanente de zelar pela segurança da sociedade no que envolve a área tecnológica”, afirmou. 

Segundo o gerente regional Eng. Kledson Turra, a atuação visa assegurar que toda a infraestrutura esteja de acordo com a legislação vigente. “Nosso trabalho consiste em verificar se as empresas e os profissionais envolvidos na execução das estruturas estão devidamente registrados e habilitados. Também avaliamos as áreas de entretenimento e demais instalações, reforçando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar do público e dos trabalhadores envolvidos na montagem e operacionalização”, explicou. 

Responsável técnico pela estrutura do campeonato em Interlagos, o Eng. José Eduardo Nascimento ressaltou a preparação prévia das equipes envolvidas. “Todos os fornecedores foram previamente orientados quanto à obrigatoriedade de apresentar as documentações técnicas exigidas, como Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), e de contar com responsáveis técnicos acompanhando as etapas de montagem. Essa conduta é essencial para garantir a conformidade e a segurança”, contou. 

A agente fiscal Inês Mithie Umino reforçou a atenção à legalidade da atuação técnica. “Fiscalizamos a atuação de profissionais e empresas, com ênfase na exigência das ARTs, documento que assegura, para efeitos legais, quem responde tecnicamente pelas obras e serviços prestados no local”, concluiu. 

 

Produzido pela CDI Comunicação