Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-tem-progresso-significativo-nas-acoes-de-fiscalizacao/>.
Acesso em 16/07/2025 às 13h49.

Crea-SP tem progresso significativo nas ações de fiscalização

Com as operações realizadas em outubro, conselho se aproxima da meta do ano

1 de novembro de 2023, às 10h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP segue fiscalizando o exercício profissional em todo o estado de São Paulo para averiguar o trabalho legal feito por profissionais da área tecnológica, visando a segurança da sociedade e a valorização da profissão. No mês de outubro, além das forças-tarefas e ações específicas, o Conselho esteve presente em lugares de entretenimento, como Hopi Hari, Wet ‘n’ Wild e Sampa Sky, devido ao feriado de Dia das Crianças, para garantir a proteção da população durante suas atividades de lazer.

“Estamos engajados em cumprir o papel do Crea-SP em todos os municípios de São Paulo, verificando o exercício profissional legal à frente de obras e outros serviços prestados. Com isso, trabalhamos pelo reconhecimento dos profissionais registrados no Conselho e para garantir a segurança da sociedade”, ressalta o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.

Em outubro, foram realizadas forças-tarefas regionais, que passaram pelas regiões de Votuporanga – que envolveu 29 municípios -, Guarulhos, Campinas, Ilhabela, Andradina, Presidente Prudente, Franca, Piracicaba, Leme, Lins e na capital paulista. Além disso, foram realizadas fiscalizações específicas devido ao Dia das Crianças e em eventos na cidade de São Paulo.

Pelo Estado

O Crea-SP passou por atrações turísticas como o Sampa Sky, mirante no centro de São Paulo, e os parques Hopi Hari e Wet ‘n Wild, ambos em Vinhedo, no interior paulista, para verificar e acompanhar os serviços prestados que envolvem a área tecnológica, visando a segurança das famílias que pretendiam visitar os locais no mês das crianças. O advogado Antônio Carlos Caldeira, proprietário do 42º andar do mirante do Sampa Sky, destacou a ação. “A atuação do Crea-SP se dá no sentido de prover segurança, tanto para nós, com a validação de que estamos atuando dentro das normas, quanto para o público que nos visita”, defendeu.

Outra operação, realizada com o mesmo intuito, verificou as instalações para o Grande Prêmio de São Paulo 2023, no Autódromo de Interlagos, que vai acontecer entre os dias 3 e 5 de novembro. O Crea-SP vistoriou estruturas fixas e temporárias, como arquibancadas e geradores elétricos.

O Conselho também esteve em nove municípios da Baixada Santista para executar a Operação Portuária, em parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS), órgão responsável pela administração do maior porto organizado do Hemisfério Sul. Os agentes fiscais do Crea-SP cumpriram cerca de 900 diligências na região, para verificar empresas que atuam às margens do Porto de Santos. “Pela relevância nacional do Porto, é essencial garantir a presença de profissionais habilitados, e, assim contribuir com o exercício ético e legal da Engenharia”, explica o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) do Conselho em Santos, engenheiro Diego Armando.

O Crea-SP segue com o objetivo de alcançar a meta de 600 mil operações de fiscalização em 2023, e está cada vez mais próximo de atingir. Ao todo, de janeiro a outubro, já foram efetuadas 581 mil ações de fiscalização em todo o estado de São Paulo. É possível acompanhar o Fiscalizômetro da autarquia e saber mais informações no site fiscalizacao.creasp.com.br.

Produzido pela CDI Comunicação