Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-sedia-forum-sobre-desafios-da-saude-masculina/>.
Acesso em 08/11/2025 às 10h30.

Crea-SP sedia fórum sobre desafios da saúde masculina

Encontro destacou a importância da prevenção e do cuidado masculino

7 de novembro de 2025, às 9h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Dr. Alexandre Gomes Lopes, assessor técnico da Coordenadoria de Atenção Básica – Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de São Paulo (1)

O Crea-SP recebeu, na terça-feira (4/11), na Sede Angélica, o Fórum de Políticas Públicas – Saúde do Homem, promovido em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. A iniciativa integra a campanha Novembro Azul, que chama atenção para a importância da prevenção, do autocuidado e da criação de políticas públicas consistentes voltadas à saúde masculina. 

A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, destacou o papel social do Conselho ao promover debates sobre temas que vão além da regulação técnica. Falar sobre saúde do homem é falar de política pública, conscientização e compromisso social. “O Crea-SP quer ser parte ativa dessa mudança cultural que salva vidas, porque cuidar também é uma forma de construir o futuro”, afirmou a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey.  

Vice Presidente Crea-SP – Eng. Agrônoma Marília Gregolin_ Presidente do Instituto Lado a Lado – Marlene Oliveira e Dir. Adm. Adj. – Crea-SP Marcelo Perrone

A vice-presidente da autarquia, engenheira agrônoma Marília Gregolin, reforçou a importância de uma mudança cultural em torno do autocuidado. “Assim como projetamos estruturas seguras, precisamos projetar uma sociedade mais saudável, consciente e humana. Por muito tempo, o cuidado foi associado à fragilidade, quando, na verdade, cuidar de si é um ato de coragem”, disse.  

Ao longo da programação, especialistas abordaram os principais desafios da saúde do homem no Brasil, como a baixa adesão a consultas preventivas, o diagnóstico precoce, a imunização e a criação de políticas públicas eficazes. A presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marlene Oliveira, destacou a necessidade de ampliar o alcance da vacinação masculina. “As coberturas vacinais entre meninos ainda são inferiores às das meninas, o que é um grande obstáculo, especialmente na prevenção de doenças como o câncer causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV)”, afirmou.  

O componente cultural também foi apontado como um dos maiores entraves para que os homens assumam o protagonismo no cuidado com a própria saúde. “Indivíduos do gênero masculino costumam procurar menos os serviços de saúde e cuidar menos de si, o que exige que os formuladores de políticas públicas compreendam melhor as razões desse comportamento”, explicou o Dr. Alexandre Gomes Lopes, assessor técnico da Coordenadoria de Atenção Básica – Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de São Paulo.  

Com a realização do fórum e o acordo de cooperação firmado entre o Crea-SP e o Instituto Lado a Lado pela Vida, o Conselho amplia sua responsabilidade social ao apoiar ações de prevenção, bem-estar e promoção da saúde. A parceria marca o início de uma série de eventos, treinamentos e campanhas educativas que beneficiarão os profissionais e estudantes vinculados ao Sistema, reforçando o compromisso do Crea-SP com a vida, a cidadania e a construção de um futuro mais saudável para todos.

Produzido pela CDI Comunicação