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Acesso em 03/11/2025 às 19h40.

Crea-SP reafirma compromisso com a qualidade no atendimento

Nova pesquisa do Conselho registra nota 9,34 em satisfação dos profissionais

22 de outubro de 2025, às 12h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A nova edição da Pesquisa de Satisfação do Atendimento Presencial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) comprova que o trabalho contínuo da autarquia para melhorar a experiência dos profissionais registrados tem gerado bons resultados. De zero a 10, o atendimento presencial do Conselho conquistou nota 9,34. 

Dos 3 mil profissionais que responderam à pesquisa após os atendimentos, 82,8% atribuíram nota máxima à experiência, refletindo o alto grau de confiança e aprovação. As menções mais recorrentes destacaram aspectos como cordialidade, atenção e competência das equipes.  

“As melhorias no atendimento presencial resultam do comprometimento das nossas equipes e do investimento constante em inovação, capacitação contínua e escuta ativa das necessidades dos profissionais”, afirma a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey. 

Todas as regiões do estado de São Paulo registraram notas médias acima de 8,8. De acordo com o relatório da Gerência de Experiência e Jornada do Conselho, a facilidade nos procedimentos é o fator que mais impacta a percepção de satisfação dos profissionais, e isso reforça a importância de dar visibilidade às mudanças e de capacitar continuamente as equipes. 

A resolução de dúvidas e a recomendação do atendimento alcançaram 9,84 e 9,94. Em todas as perguntas, o índice de respondentes que deram notas 9 e 10 superou os demais grupos, evidenciando a consolidação de um modelo de atendimento ágil, empático e eficaz.  

“Os resultados refletem o nosso foco em escutar os profissionais, simplificar processos e garantir um atendimento humano e eficiente. Trabalhamos continuamente para que cada interação com o Crea-SP seja uma experiência positiva, e esse reconhecimento nos motiva a seguir evoluindo”, afirmou Amanda Moreira, gerente de Experiência e Jornada do Crea-SP. 

 

Treinamento e capacitação constantes 

Com um modelo de gestão voltado à experiência do profissional, o Conselho segue consolidando a busca pela excelência no atendimento como parte central de sua missão institucional —  de aproximar, orientar e fortalecer a área tecnológica paulista. O Crea-SP realiza avaliações periódicas junto ao seu público para identificar pontos a serem melhorados, e promove treinamentos às equipes para aprimoramento do atendimento. 

Para Stefania Bulhões, gerente de Gestão de Pessoas da autarquia, as notas atribuídas pelos profissionais servem como guia para o desenvolvimento das equipes. “Elas reforçam o que precisamos continuar fazendo e abrem espaço para pensarmos em novas estratégias, capacitações e modelos. Os treinamentos têm o propósito de fomentar uma cultura de escuta, acolhimento e evolução constante”, ressalta.

Visando o progresso contínuo, foi iniciada uma nova série de treinamentos em outubro. A primeira etapa aconteceu nos dias 14 e 15/10, em Assis. Ao todo, serão seis treinamentos presenciais, que seguem até novembro, passando por Ribeirão Preto (21 e 22/10), Araraquara (23 e 24/10), Piracicaba (04 e 05/11), Bragança Paulista (06 e 07/11) e Guarulhos (11 e 12/11).  

A dinâmica envolve experiências reais do cotidiano das equipes, com foco em promover relações mais humanas, acolhedoras e eficientes com os profissionais e a sociedade. “O time vivencia diversas situações, buscando as melhores práticas para cada uma delas. O objetivo é promover a troca de experiências e o acolhimento, para que os colaboradores padronizem o atendimento sem perder a empatia”, destaca Stefania. 

 

Produzido pela CDI Comunicação