Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-jovem-reune-centenas-para-falar-de-carreira-e-inovacao/>.
Acesso em 07/12/2025 às 15h20.

Crea-SP Jovem reúne centenas para falar de carreira e inovação

A programação da manhã reúne palestras e debates sobre carreira, propósito e futuro das Engenharias

6 de dezembro de 2025, às 16h08 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O XVI Encontro Crea-SP Jovem segue movimentando a Sede Angélica, com os participantes atentos às atividades e às discussões que se desenrolaram nesta manhã de sábado, 6/12. A abertura foi agitada, levantando os ânimos dos mais de 700 jovens presentes, com direito à entrada especial da presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, e da presença do presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese. Além dos assuntos que estão em alta no mercado como perspectivas, Inteligência Artificial e carreiras multidisciplinares que foram trazidas nos debates e palestras.

“Que honra ter vocês aqui com a gente. Este é um dia de conexão e troca de experiências. Tenho muito orgulho de ser engenheira e todos os dias trabalho pensando em vocês, que representam o futuro da área tecnológica. Essa é a inspiração para construir um Conselho melhor”, exclamou Lígia Mackey durante a abertura do evento.

“Eu acredito que aqui está o futuro do Sistema Confea/Crea e do Brasil. Precisamos desse material humano que está chegando. O Crea Jovem existe para apoiar estudantes e jovens profissionais a construírem carreiras sólidas, mostrando tendências e experiências de quem já percorreu esse caminho”, destacou o presidente do Confea, Eng. Vinícius Marchese.

Já a coordenadora do Crea-SP Jovem, Eng. Marcellie Dessimoni, reforçou o papel do encontro na aproximação entre estudantes, recém-formados e Sistema. “Hoje abrimos possibilidades, e nossa presença aqui não é simbólica, é necessária e estratégica. O futuro começa em cada ideia e questionamento que surgem neste espaço”, pontuou durante breve discurso. Também estiveram presentes na abertura do XVI Encontro Crea-SP Jovem a vice-presidente do Conselho, Eng. Agr. Marília Gregolin e o Eng. Renato Arcanjo, diretor geral da Mútua.

A palestra magna ficou por conta de Marchese que tratou sobre “Futuros: Uma perspectiva sobre o mercado, as Engenharias e o Brasil”, abordando tendências profissionais, novas demandas do setor e desafios das carreiras da área tecnológica.

“Meu curso faz parte de uma área muito nova e estar aqui no evento me mostra o que é a Engenharia e tudo que envolve. Na palestra também aprendi sobre habilidades comportamentais, que é algo que não vemos muito durante a graduação e agora percebo que também é importante para a carreira”, disse o estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Botucatu, Arthur Coutinho.

A programação seguiu com os Talks do Crea-SP Jovem, que ampliou o debate a partir de experiências reais e trajetórias diversas como a da Eng. Josi Rocha, especialista em desenvolvimento de carreiras, que levantou reflexões sobre propósito e escolhas profissionais sustentáveis ao longo do tempo. Com outro viés, o Eng. Victor Hespanha, segundo brasileiro a ir ao espaço, compartilhou sobre aprendizados, a importância da resiliência e da adaptação em ambientes de alta complexidade. Para fechar o debate, a Eng. Ana Carolina Zimmermann, integrante da lista Forbes Under 30 2024,  apontou os caminhos da inovação no campo, ressaltando como tecnologia, gestão e visão empreendedora abrem novas oportunidades para jovens engenheiros. O painel contou com a participação da presidente Lígia Mackey que conduziu mediação entre  Ana Carolina e Josi.

“Estar no Conselho pela primeira vez, vendo profissionais que eu admiro faz com que eu consiga me ver neste lugar também. Um dos palestrantes do evento, o Eng. Agr. Andrei Zapani foi muito importante no meu processo de escolha de carreira e estou muito ansiosa para ver a palestra dele”, afirmou Maria Clara Lima, estudante de Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Toda a programação e a estrutura está sendo incrível e conversa mesmo com a gente. Estou no meu segundo ano de curso e, finalmente, já me imagino como profissional, por isso quero estar cada vez mais próxima do meu Conselho”, contou Larissa Oliveira, estudante de Engenharia da Computação da Faculdade Regional de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal).

 

Experiência imersiva

Enquanto acontecem as palestras e os painéis, outras atividades também estão ativas para auxiliar os jovens em suas carreiras. No 1º andar da Sede Angélica, os futuros profissionais podem aproveitar para fazer fotos profissionais para seus currículos e perfis profissionais. O fluxo constante mostra que os participantes aproveitam todas as oportunidades oferecidas pelo encontro.

A programação continua até o fim do dia com mais atividades, mantendo o ritmo de trocas, aprendizados e conexões que já deixam as marcas nesta XVI edição do Encontro Crea-SP Jovem. Neste ano, toda a grade conta com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras), alinhando-se ao compromisso da autarquia com a acessibilidade e inclusão.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.